segunda-feira, 15 de agosto de 2016




Traços resumidos da História do Caminho Novo


           GARCIA RODRIGUES PAES. Filho de FERNÃO e MARIA RODRIGUES GARCIA, de 1665, desde a Mantiqueira com o Baú dos ossos do pai, em 1683, e depois de parar na Pedra do Paraibuna chega ao Remanso de Paraíba do Sul, onde funda a Roça de Paraíba e segue a São Paulo, onde se casa com a filha de RAPOSO TAVARES.
        
                 Registro localizado entre: Simão Pereira/MG. e Mont' Serrat - Com. Levy Gasparian/RJ.
         
 Em 1699/1704 abre o Caminho de Carijós, hoje (QUELUZ)  Ressaquinha, Borda do Campo, Registro Velho, Engenho do Mato, Registro do Rio do Barro, Rancharia, Paraíba do Sul, Cavarú, Arraial dos Frios, Serra do Tinguá, Pico Marco da Costa, Estrada do Comércio, Merití, Engenho da Rainha e Rio de Janeiro.
         Exerce o cargo de Guarda -Mor da Província de Minas, que se desliga do Rio em 1709, e de São Paulo em 1720. Cria Registros em Sítios: S. Antônio em 1709 e de São Paulo em 1720. Cria registro em Sítio Santo Antônio do Paraibuna, Paraíba do Sul e Vila Inhomirim/Pilar e se fixa definitivamente em Paraíba do Sul, onde cria grande família e coloniza o território desde a Serra da Estrela até Itabira, mas morre em 1739, e cede a hegemonia de civilizador a TIRADENTES, que se torna o Fiscal do CAMINHO NOVO e senhor da Fazenda Rocinha da Negra na Sesmaria do ajudante de Campo do GARCIA, o apontador SIMÃO PEREIRA, aqui alcaide desde 1506/1716. Tiradentes incrementa o Registro de Paraibuna e o pouso de Sebollas, onde pesquisa a Flora, prega a Liberdade e tem a necrópole aérea de um poste.
          O Caminho Novo é o responsável pela grandeza da Província de Minas Gerais. Que almeja Independência em 1789, pela Inconfidência ou Conjuração Mineira, tendo a seu lado os Inconfidentes, Claudio Manuel da Costa, Alves Maciel, Alvarenga Peixoto, Thomas Antônio Gonzaga, Cel. Freire de Andrade, Rolim de Oliveira, José Lopes, Macedo, Barbara Heliodora, Marilia, Domingos Vidal Barbosa da (Fazenda Juiz de Fora) e muitos outros.
       O Caminho Novo teve a maioria de leito aproveitado para a Estrada Real e serviu a D. PEDRO I, CAXIAS e irmão OTTONI e finalmente ao Comendador  MARIANO PROCÓPIO FERREIRA, construtor da mais bela  Estrada calçada de Macadame do mundo, a União e Indústria de Santo Antônio de Paraibuna, hoje- Juiz de Fora a Petrópolis/Cidade Imperial, com curso e leito desde Matias Barbosa até Entre - Rios, passando por Simão Pereira e Paraibuna.
         Eis, a ACÁCIA do CAMINHO NOVO – Colunas da marcha penosa, porém gloriosa dos Inconfidentes da Arcádia Mineira.

Viventes te sailutavt. Vivat...  

                                                                          De. Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     

                                                                            Membro - fundador do COMPAZ/Folha Cultural.

                                                                            Ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura

                                                                                                Três Rios- Rio de Janeiro -Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber; o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. * FC/WRA. (…) Pa...