quinta-feira, 23 de março de 2017





 
 


                                                                                                                                                                                    

Departamento Editorial, Divulgação, Artes e Cultural /Núcleo de Produção Editorial e Divulgação do COMPAZ (C/DEDAC / N-PED/FC).

             -------       Três Rios - Estado do Rio de Janeiro  - Brasil ----------------

Produção Editorial e Conselho Editorial do FC.

    O tempo de experiência dos Membros do Conselho Editorial de um periódico demonstra sua importância e credibilidade. Uma proposta Editorial bem definida, correção da Informação, e boa qualidade das Ilustrações são características que norteiam o Jornal/Revista FOLHA CULTURAL/FC /Jornalismo Pacifista - Cultural. ‘ A Serviço da Qualidade da Informação e Comunicação’. Distribuição Dirigida para o Centro Sul-Fluminense, Vale do Paraíba do Sul  e seu entorno, para: Produtores Rurais/Indústrias/ Comércios/ Condomínios Residenciais/ Poderes: Executivos/ Legislativos /Judiciários//Assinantes e ONGs. FOLHA CULTURAL/FC integra metas e finalidades do Comitê pela Paz/COMPAZ através da Publicação do DEDAC/N-PED, desde 1990. Nossa Contribuição para a caminhada na Promoção, Produção e na Preservação do Patrimônio ambiental, histórico, sócio/ambiental - artístico/turístico – cultural; produzidos pelo COMPAZ. Compomos nestas 4 (quatro) Décadas na Equipe Editorial no Jornalismo - Cultural do Periódico FOLHA CULTURAL/FC: Wilson Rodrigues de Andrade/ Maria Aparecida Bravo Xavier/ Antônio Maximiano de Oliveira, nós os jornalistas Interioranos Fluminenses, os que amamos e respeitamos esta que encaramos em verdadeira missão de Vida. Nossas Vidas...



ONU Mulheres lança ação digital com youtubers negras para combater o racismo. Publicado em 21/03/2017. ( fotos das negras II /Arq. PC...)
O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, marcado em 21 de março, ganhou o apoio de youtubers negras brasileiras que uniram suas vozes contra o racismo. A ação digital Youtubers Negras na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024) é uma parceria da ONU Mulheres Brasil com a Articulação de ONGs de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB).  O objetivo é mostrar o que deve ser feito na Década Internacional de Afrodescendentes na visão das jovens produtoras de conteúdo.
Proclamada em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década Afro propõe avanços para a proteção dos direitos da população negra no mundo sob o lema “Povos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. A iniciativa é uma continuidade dos compromissos firmados pelos Estados-Membros da ONU com o Plano de Ação de Durban, documento da 3ª Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias Correlatas, de 2001, que foi reiterado na Conferência de Revisão de Durban, de 2009.
Conhecidas pela produção de conteúdo voltado para o empoderamento das mulheres negras no Youtube, Carolina Lima, do canal Já tinha Carol; Lorena Monique, do Neggata, Patrícia Rammos, do Um abadá para cada dia; Winnie Bueno, do Preta Expressa; e Xan Ravelli, do Soul Vaidosa, produziram vídeos especiais sobre o tema. Elas contam um pouco das suas trajetórias e indicam ações que podem trazer mudanças para o dia-a-dia de mulheres e meninas negras no Brasil.




 “A visibilidade é um ponto chave para as mulheres negras de todas as idades, incluindo as do presente, futuro e as do passado, que lutaram pela liberdade e pela garantia de sobrevivência do povo negro. O racismo e o sexismo apagam as contribuições das mulheres negras para o desenvolvimento do país, ao mesmo tempo em que encobrem as violações de direitos humanos das mulheres negras, impedindo o fim das desigualdades com base na raça, gênero e outras formas de opressão e de discriminação”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil./UNIC-Rio COMPAZ/FC. 17.


22 de Março. Dia Mundial da Água.



 

O acesso à água potável e aos serviços de saneamento é essencial aos direitos humanos, assim como à dignidade e à sobrevivência de mulheres e homens em todo o mundo, sobretudo dos mais desfavorecidos. #WorldWaterDay #DiadaÁgua


A Água é um recurso limitado com uma demanda mundial crescente. Precisamos reduzir e reutilizar as águas residuais. Ao explorar esse recurso valioso, otimizamos o ciclo da Água para todos os seres vivos. #WorldWaterDay #DiadÁgua
Acesse aqui o Relatório das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos. Águas residuais: o recurso inexplorado: http://bit.ly/wwr_pt

A água que os seres humanos usam para serviços e atividades diárias em casa, nas indústrias e na agricultura pode ter um destino diferente e não ser liberada no meio ambiente sem tratamento. Essa água já utilizada é um recurso chamado água residual.

Lançamento mundial do relatório das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos “Águas residuais: o recurso inexplorado” nesta quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água.



  Educar para a PAZ

 
           A Cultura de Paz – passa pelo pensar globalmente e o agir localmente, na medida em que nossas atitudes e atuações  tornam-se coletivas.
         Na Constituição Brasileira de 1988, a exaltação da Paz está expressa, como também nas Constituições de Países latino-americanos, assim com de muitas outras Nações. A Declaração Universal dos Direitos Humanos relaciona a Paz com as atividades e anseios dos Povos no Mundo. Não só pela relevância da expressão ‘Paz’. A Cultura de Paz extrapola o acolhimento constitucional e legal de seu teor. Pois, proporciona fortalecimento aos Pactos firmados e celebrados pelas Nações – tudo isso torna de grande importância na defesa da PAZ. Entretanto, a Cultura de Paz é decisiva para sua vigência efetiva no Processo Civilizatório da Humanidade – na Vida concreta dos Povos; ou seja, no instante que compõe: Constituição, Leis, Pactos, Acordos, Convenções... – mecanismos de controle, em que o pressuposto deve objetivar o criar condições e possibilidades para os facilitadores da Cultura de Paz. 
       O Ideário da Paz acolhida nas mentes e nos corações resulta da busca pela conscientização, através da Inteligência e da Vontade. Cultura de Paz – devotamento a Causa da Paz – do Ideal Pacifista, com disseminação do sentido de Paz em todo o Organismo Social, no âmbito Nacional e Internacional. Este é o desafio com o esforço da convivência humanística e de seu Processo Civilizatório na contemporaneidade. Cultura de Paz pede um serviço da Educação. Trata de uma empreitada específica, relacionado a um objetivo escolhido; ou seja, Educar para a Paz. Educar para o florescimento, para o conhecimento e sua manutenção, e a Defesa da Paz – o que se deve pretender; é a Educação para plasmar na alma das Pessoas, dos Grupos Sociais, dos Povos – e deste modo, criar a positiva Consciência Coletiva. Este esforço educacional terá necessariamente diversas fronteiras de atuação, tais qual: na Escola, na Família, nas Igrejas, nas Organizações da Sociedade Civil, nas Organizações Intergovernamentais, nos Meios de Informação e Comunicação. A empreitada não é fácil – sabedores que somos que a Defesa da Paz não é unânime. Há atores sociais que desejam a guerra, que vivem da guerra. Há forças que alimentam a discórdia, que desencorajam o Diálogo, que sabotam todo e qualquer esforço pacifista.
       O manter-se em vigilância; para contrapor o entendimento à ‘surdez’ no ouvir, a mesa de negociações, às trincheiras, o convívio entre as Nações isoladas, este esforço cabe aos arautos da PAZ em toda parte do Planeta, e entre os Povos pela Cultura de PAZ.

    Wilson Rodrigues de Andrade - Membro- Fundador e Sec. - Geral do COMPAZ/FC- TR/2013.
       

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...