quinta-feira, 4 de junho de 2015

Via UNIC/Rio - COMPAZ/FC.


ONU e BNDES assinam nova parceria para aumentar transparência de dados

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
“Teremos operações e contratos o mais possível publicizados”, afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ao comentar o BNDES Transparente, e complementou: “O PNUD é instituição líder no apoio à transparência em instituições”.
Assinatura do acordo entre o PNUD e BNDES. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero
Assinatura do acordo entre o PNUD e BNDES. Foto: PNUD Brasil/Tiago Zenero
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinaram um memorando de entendimento para reforçar a gestão pública de recursos a estados e municípios, aprimorar a operação internacional do Fundo Amazônia e aperfeiçoar os mecanismos de transparência do banco, além de prever o compromisso do BNDES com ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em ato para o lançamento do canal BNDES Transparente, acessível por meio do portal do banco na internet, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em Brasília, na terça-feira 2, o ministro Armando Monteiro, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o representante residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, assinaram o documento que garantirá a parceria entre PNUD e BNDES pelo período de 12 meses.
“Teremos operações e contratos o mais possível publicizados”, afirmou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, ao comentar o BNDES Transparente, e complementou: “O PNUD é instituição líder no apoio à transparência em instituições”.
O memorando de entendimento permitirá o desenvolvimento de projetos de cooperação também fora do Brasil, por intermédio do Fundo Amazônia, de maneira a favorecer o intercâmbio de conhecimento no âmbito da Cooperação Sul-Sul. O PNUD também poderá oferecer ao banco sua rede de escritórios, ferramentas e instrumentos de ação, como plataforma de apoio para uma eventual expansão da cooperação na região da América Latina e Caribe e nos continentes africano e asiático.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Via UNIC/Rio - COMPAZ/FC.


Heróis do Clima: Histórias de Mudança

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
O ator e embaixador da Boa Vontade do PNUMA, Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática.
O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática.
O documentário traz nove histórias inspiradoras – em lugares como Índia, Gana, Austrália, Bangladesh, Quênia, México, Filipinas e China – mostrando ações sobre as mudanças climáticas que estão criando postos de trabalho, melhorando a vida de muitas pessoas e transformando sonhos de um futuro melhor em realidade.
E você? O que pretende fazer no Dia Mundial do Meio Ambiente?
Assista ao documentário e acompanhe o tema em http://nacoesunidas.org/tema/meio-ambiente; O planeta precisa de você. Saiba mais em www.momentum4change.org

 ===== FC.  Jornalismo Pacifista - Cultural. ==========

                   Linha Editorial pela Qualidade a Serviço da Informação...

      Apresentamos mediante processo revitalizador no dinâmico meio Editorial – nossa proposta: o Periódico Jornal / Revista FC. (circulação regional, nacional e internacional).

 FOLHA CULTURAL/FC. – uma Produção Editorial que apela de forma eloquente - em pelo menos dois sentidos que estão fortemente envolvidos: Visão e Tato. Exaltamos a beleza e os Fatos e Feitos das Expressões, e Manifestações e Conteúdos de heranças – do baronato cafeeiro e açucareiro; de impulso construtor e desenvolvimentista como os ceramistas de Outrora que ajudaram erigir Palacetes, Sedes monumentais de Fazendas, Capelas e Chaleres – misto de elegância, opulência e esplendor em nossas Alamedas por entre Agrestes do Vale do Paraíba afora. Tempos de criatividade, inovação; recheio de Conteúdos e Experiências. FC - Qualidade a Serviço da Informação e Comunicação.

  Neste cenário venturoso surge FOLHA CULTURAL /FC –  em suas Edições, momentos especiais para todos nós. Através do COMITÊ pela PAZ/COMPAZ – (desde 17/ Agosto/1985), e sua atuação a partir do Município /Sede – Três Rios - Estado do Rio de Janeiro - Brasil, persiste nosso FC – editado pelo N-PED (Núcleo de Produção Editorial e Divulgação do COMPAZ / desde 1990). Imensas dificuldades foram vencidas para que pudéssemos cumprir esse desiderato, principalmente no campo da publicidade – razão de qualquer Órgão de Imprensa – travar confiança no carinho e empenho de nossos colaboradores imediatos; em trabalho técnico e braçal, também, sempre carregado de talento, conhecimento e Arte...

      É necessário celebrarmos os Ritos das Paragens com quem nos transmite esta Caminhada. Facetas da Comunidade artística - cultural em prol do Desenvolvimento Sustentável Pelas Bandas do Paraíba..., envolvendo os Fatos e Feitos, e seu potencial aglutinador. Cabe - nos da Redação/FC – produzir elementos (conteúdos...); valioso no processo da promoção com atitude facilitadora da Ação/Cidadã. Portanto, Prosseguimos!  Nós da FOLHA CULTURAL / FCEquipe e Conselho Editorial – primamos pela sutileza e elegância, um bom desenho de página, assim, com um bom texto literário, na busca da clareza e da simplicidade, dentro de nossas possibilidades; e, perseguimos a “Qualidade da Informação e Comunicação”; o relacionamento com nossos Leitores, Assinantes e Colaboradores, Convênios e Parceiros do Jornalismo Pacifismo - Cultural. Deste modo, promover, também processo facilitador na trilhar da Cultura da Paz entre os Povos – a partir do respeito e observância aos Direitos Humanos e sua abrangência nas Pessoas e nas Comunidades envolvidas.
    Nós do COMPAZ – Diretores, Coordenadores de Departamentos, de Núcleos, de Setores, e de Divisões, e Parceiros aproveitamos oportunidade para desejar Felicidades, Desenvolvimento e Paz para todos do Vale do Paraíba do Sul e seu entorno. Preserve conosco essa ideia Cultural.    
                                                                                               

  Wilson Rodrigues de Andrade. Produtor Editorial -- N-PED/FC

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Via UNIC/Rio/ COMPAZTR-FC.   

Oportunidade...


UNESCO: Edital do Memória do Mundo no Brasil recebe inscrições até 31 de julho

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
Proteger e estimular o acesso a acervos documentais de interesse nacional. Estes são alguns dos objetivos do edital MowBrasil 2015, iniciativa do Ministério da Cultura em conjunto com a UNESCO.
 Coleção das jornadas de  Don Pedro II  no Brasil e no exterior. Foto: Registro Memória do Mundo/UNESCO

Coleção das jornadas de Don Pedro II no Brasil e no exterior. Foto: Registro Memória do Mundo/UNESCO
Interessados podem enviar, até 31 de julho de 2015, documentos – textos, audiovisuais ou cartográficos – para possível nominação no Registro Memória do Mundo.
O documento – de natureza arquivística ou bibliográfica – deverá ter relevância para a memória coletiva da sociedade brasileira e será avaliado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O comitê levará em consideração o impacto e o significado do documento para a história e a cultura do país.
 
Os candidatos deverão enviar formulário constante no edital (e anexos) em versão digital para o e-mail: candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br. Poderão ser aprovadas até dez candidaturas.
 
O resultado será divulgado até 13 de outubro de 2015. Os selecionados receberão comunicado oficial do resultado e terão candidatura inscrita no Registro Memória do Mundo do Brasil.
 
Não haverá transferência de recursos financeiros, mas compromisso com a preservação e segurança do documento.
 
História
O Programa Memória do Mundo da UNESCO (Memory of the World – MOW) pressupõe que o patrimônio documental mundial pertence a todos, deve ser preservado e acessível “de maneira permanente e sem obstáculos”.
 
A iniciativa reconhece patrimônios documentais com relevância internacional, regional e nacional. Além de realizar registro com certificado, o programa facilita o acesso e preservação desse tipo de patrimônio.
 
Em setembro de 2004, o Ministério da Cultura criou o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco – MOW Brasil. Desde seu funcionamento oficial, em 2007, lançou diversos editais que resultaram em acervos documentais nominados.
 
Clique aqui para ver o edital.


Via UNIC/RIO - COMPAZTR-FC.

Participação ativa da juventude é essencial para o sucesso da agenda de sustentabilidade da ONU
 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
Em discurso no aniversário do Programa Mundial de Ação para a Juventude, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, observou que a comemoração acontece em um momento crítico em que “2015 representa uma oportunidade para transformação”.
Foto: ONU/Marco Dormino
Foto: ONU/Marco Dormino
A Assembleia Geral das Nações Unidas comemorou na última sexta-feira (29) o aniversário do Programa Mundial de Ação para a Juventude com o conhecimento de que a juventude vem sendo “desproporcionalmente” afetada por tantos desafios globais, mas “está pronta e disposta para estar ativamente envolvida em moldar seu futuro”.
Em seu discurso para a ocasião, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, observou que a comemoração acontece em “um momento crítico” com “2015 representando uma oportunidade para transformação”.
O chefe da Organização também declarou que “com a ONU abordando a adoção de um novo conjunto de metas de desenvolvimento sustentável, a comunidade global tem uma oportunidade inigualável para mudar o curso da história”,  pedindo aos governos para aumentar seus esforços em implementar o Programa Mundial de Ação para a Juventude sob a nova agenda de desenvolvimento pós 2015.
Atuando como presidente da Assembleia Geral, o português Álvaro José Costa Mendonça e Moura lembrou que a crise financeira mundial afetou principalmente aos jovens, “com índices de desemprego três vezes mais altos que os adultos”, mas salientou que nem tudo é negativo. Hoje os governos estão mais cientes da necessidade de quadros legais e políticos para a juventudes, contabilizando 127 países a contar com políticas de juventude nacional em 2014.


Pela Vida  e pela PAZ entre os Jovens...COMPAZTR/FC.




Foto: ONU/Marco Dormino

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...