sábado, 27 de outubro de 2018


27 de Outubro - Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra.   


           A Data busca mobilizar os profissionais de saúde para demandas específicas da população negra, buscando promover a equidade em saúde. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foi instituída pela Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009. A política reconhece o racismo, as desigualdades étnicas - raciais e o racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde. Com isso, visa promover a equidade em saúde e estabelecer ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças. De acordo com o levantamento da Coordenação Geral de Informações e Análise Epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade materna por 100.000 pessoas era, em 2011, de 68,8 para mulheres negras e de 50,6 para mulheres brancas. Os homicídios aparecem como segunda causa de morte mais frequente entre a população negra, enquanto na população branca, o indicador aparece em quinto lugar.

       
Algumas doenças genéticas ou hereditárias são mais comuns da população negra e exigem um acompanhamento diferenciado, como Diabete melito (tipo II), hipertensão arterial, miomas, deficiência de glicose 6 fosfato desidrogenas, além da anemia falciforme, que pode ser encontrada em frequências que variam de 2% a 6% na população brasileira em geral, e de 6% a 10% na População negra.

       O Departamento de Apoio a Gestão Participativa (DAGEP), parte integrante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), atua na implementação de políticas de promoção da equidade para populações em vulnerabilidade. Entre as ações do departamento está a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). É objetivos: incluir os temas de racismo como determinante social de saúde e a importância da apropriação desta temática na formação e educação permanente de trabalhadores e do controle social em saúde e cidadãos em geral, além de reverberar o reconhecimento do racismo institucional enquanto determinante social em saúde.

Fontes:
https://site.cfp.org.br/dia-nacional-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra/ E http://www.blog.saude.gov.br/index.php/570-destaques/34630-27-de-outubro-dia-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra

Créditos da imagem:
http://www.santoamaro.sc.gov.br/saude/noticia/dia-nacional-de-mobilizacao-pro-saude-da-populacao-negra/214

27 de Outubro - Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme.


.          A Lei número 12.104 de 1° de Dezembro de 2009 - instituiu o Dia 27 de Outubro como o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. A cada ano nascem algumas crianças com doença falciforme no nosso país. A anemia falciforme, que é a doença falciforme mais conhecida, é uma das enfermidades hereditárias mais comuns no Brasil.

             Sua principal característica é a alteração das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue). Essas células alteradas tomam a forma de foice (daí o nome falciforme) e não circulam facilmente pelos vasos sanguíneos. Esse bloqueio na circulação impede a chegada do oxigênio aos tecidos, o que desencadeia uma série de sintomas. As pessoas com doença falciforme podem apresentar anemia crônica e episódios frequentes de dor severa, decorrentes da má circulação. Estima-se que 25 mil a 50 mil pessoas tenham a doença no Brasil, que apresenta alta morbidade e mortalidade precoce. A doença se manifesta, na maioria das vezes, após os seis meses de vida do bebê, mas o diagnóstico deve acontecer na primeira semana de vida, como é estabelecido no Programa Nacional de Triagem Neonatal/PNTN, por meio do “Teste do Pezinho”. Todos os medicamentos que compõem a rotina do tratamento estão normatizados e são distribuídos gratuitamente no SUS.
A Vacinação estabelecida no calendário nacional também é outro importante fator de redução da mortalidade infantil por infecções, pois as crianças com doença falciforme possuem um risco aumentado em 400 vezes em relação à população em geral. Os principais sintomas são: anemia, palidez, icterícia (cor amarelada nos olhos), dores nos ossos e inchaço nas mãos e pés.

          A Data vem alertar para a detecção precoce deste tipo de doença, fundamental para o acompanhamento, tratamento e melhora da qualidade de vida dos portadores de doença falciforme.
Fontes: Por menção a Associação de Portadores de Anemia Falciforme no site https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/10/06/27-de-outubro-dia-nacional-de-luta-pelos-direitos-das-pessoas-com-doencas-falciformes/ E http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50288-dia-nacional-de-luta-pelos-direitos-das-pessoas-com-doencas-falciformes

Créditos da imagem:
https://emiliaeiko.wordpress.com/2016/10/06/27-de-outubro-dia-nacional-de-luta-pelos-direitos-das-pessoas-com-doencas-falciformes/

segunda-feira, 22 de outubro de 2018


22 de Outubro - Dia Internacional da Biblioteca Escolar. C/FC.


      Este Dia tem como objetivo destacar a importância das Bibliotecas Escolares na Educação, assim como promover o gosto pela leitura. A Data foi comemorada pela primeira vez em Outubro de 1999, pela a Associação Internacional das Bibliotecas Escolares - IASL (International Association School Library). Outubro é o mês internacional das bibliotecas escolares

        As Bibliotecas Escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

Atividades para o Dia da Biblioteca Escolar


Promover sessões de leitura dos principais livros infantis.
— Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.
— Visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura.
— Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.
— Seleção de poemas e leitura em sala de aula.

Fontes: https://biblioteca-eb23-paulo-quintela.blogspot.com/2018/10/dia-internacional-da-biblioteca-escolar.html E https://www.calendarr.com/portugal/dia-da-biblioteca-escolar/

Créditos da imagem: http://aedah.pt/biblioteca/dia-internacional-da-biblioteca-escolar-22-de-outubro/

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...