terça-feira, 20 de abril de 2021

 

Dia Mundial da Arte/ UNESCO-COMPAZ/Folha Cultural*FC.

Dia Mundial da Arte, uma celebração para promover o Desenvolvimento, difusão e fruição da Arte, foi proclamado na 40 ª Sessão da Conferência Geral da UNESCO em 2019.


A Arte nutre a criatividade, a inovação e a diversidade cultural para todos os povos do mundo e desempenha um papel importante no compartilhamento de conhecimento e no incentivo à curiosidade e ao diálogo. Estas são qualidades que a arte sempre teve e sempre terá se continuarmos a apoiar ambientes onde os artistas e a liberdade artística são promovidos e protegidos. Desta forma, promover o desenvolvimento da arte também promove nossos meios para alcançar um mundo livre e pacífico.

Todos os anos, a 15 de Abril, as celebrações do Dia Mundial da Arte ajudam a reforçar os laços entre as criações Artísticas e a Sociedade, incentivam uma maior consciência da Diversidade das Expressões Artísticas e destacam o contributo dos Artistas para o Desenvolvimento Sustentável. É também uma ocasião para iluminar a Educação Artística nas Escolas, pois a Cultura pode abrir caminho para uma Educação Inclusiva e equitativa.

Há muito para aprender, compartilhar e comemorar no Dia Mundial da Arte, e a UNESCO incentiva todos a participarem através de várias atividades, como Debates, Conferências, ‘workshops’, Eventos Culturais e apresentações ou Exposições.


MENSAGEM DO DIRETOR-GERAL

"Unir as pessoas, inspirar, acalmar e compartilhar: esses são os poderes da arte, cuja importância se tornou enfaticamente óbvia durante a pandemia da doença do (corona) vírus (COVID-19). Com centenas de milhares de pessoas diretamente afetadas pelo vírus e bilhões a mais no bloqueio ou lutando contra a pandemia nas linhas de frente, este Dia Mundial da Arte é um lembrete oportuno de que a Arte consegue unir e conectar em tempos de crise. "

- Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...