sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.

Assembleia Geral da ONU aprova trégua olímpica para jogos no Rio de Janeiro

Proposta é que todos os países interrompam conflitos sete dias antes e depois dos eventos olímpicos e paralímpicos internacionais. Evento terá participação de atletas refugiados.
Foto: Mark Kolbe/Getty Images/Rio2016
Foto: Mark Kolbe/Getty Images/Rio 2016
A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou nesta segunda-feira (26) uma resolução que institui oficialmente a chamada “trégua olímpica”. A resolução foi uma iniciativa do Brasil, que sedia os jogos, e foi co-patrocinada por 180 países.
Na proposta aprovada – chamada “Esporte para o Desenvolvimento e a Paz: Construindo um mundo mais pacífico e melhor por meio do esporte e do ideal olímpico” –, é reafirmada a eficiência do esporte na promoção de diálogo e reconciliação em áreas de conflito.
A resolução pede a interrupção dos conflitos no mundo nos sete dias antes da abertura dos Jogos Olímpicos, prevista para o dia 5 de agosto de 2016, e sete dias depois do encerramento dos Jogos Paralímpicos, marcado para 18 de setembro de 2016. A cidade-sede será o Rio de Janeiro.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, anunciou a participação de atletas refugiados nos jogos representando a bandeira do Comitê Internacional.
“As Nações Unidas têm sido incansáveis nos seus esforços para trazer paz e estabilidade nas regiões instáveis do planeta. A ideia de unidade e tolerância que a trégua olímpica promove está em pleno acordo com a busca por um mundo de compreensão, livre da discriminação de todos os tipos”, disse o conselheiro especial do Secretário-Geral da ONU sobre o esporte para o desenvolvimento e a paz, Wilfried Lemke.
Inicialmente, a trégua olímpica era um período em que as guerras era temporariamente suspensas para que os atletas pudessem viajar para Olímpia, na Grécia, para participar dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e, em seguida, retornar para suas casas em paz. Mais recentemente, ela foi retomada nos jogos de Barcelona, em 1992. A Assembleia Geral apoiou a retomada da iniciativa no ano seguinte.

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.
Em Brasília, ONU e Itamaraty lançaram exposição fotográfica ’70 anos para um mundo melhor’. Na ocasião, também foi lançado o livro “O Brasil e as Nações Unidas: 70 anos”. Um site especial da ONU reproduz conteúdo da exposição.
Imagem: trecho da exposição dos 70 anos da ONU
Imagem: trecho da exposição dos 70 anos da ONU
As Nações Unidas no Brasil e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil realizaram nesta quinta-feira (29), no Palácio Itamaraty, uma cerimônia de abertura da exposição conjunta de fotos “70 anos para um mundo melhor”. A mostra fotográfica reúne momentos importantes do trabalho da Organização das Nações Unidas/ONU no Brasil, bem como a participação do Brasil nas Nações Unidas. Na ocasião, a ONU também lançou um site com o conteúdo da exposição:http://nacoesunidas.org/onu70
A ONU completou 70 anos no último dia 24 de outubro, data que marca a entrada em vigor, em 1945, da Carta da ONU.
O Ministério das Relações Exteriores e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em parceria com o Sistema ONU no Brasil, realizaram também o lançamento do livro “O Brasil e as Nações Unidas: 70 anos”. Dentro da coleção ‘História Diplomática’ da FUNAG, o livro foi organizado por Paulo Roberto Campos Tarrisse da Fontoura, Maria Luisa Escorel de Moraes e Eduardo Eziel, e pode ser acessado gratuitamente em http://goo.gl/VEH3Vq
A cerimônia de lançamento da obra e da exposição contaram com a presença do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira; do presidente da Fundação Alexandre de Gusmão, embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima; do coordenador residente das Nações Unidas e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, Niky Fabiancic; e de outras autoridades e representantes da ONU.
A exposição “70 anos para um mundo melhor” segue até o dia 15 de novembro no Palácio Itamaraty, em Brasília (Esplanada dos Ministérios – Bloco H, s/n), e fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Acesse também emhttp://nacoesunidas.org/onu70
Confira todas as atividades realizadas para marcar os 70 anos da ONU em http://nacoesunidas.org/tema/70anos

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Via Rádio ONU/ COMPAZ/FC.
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.
Os 193 Estados-membros das Nações Unidas adotaram em 25 de setembro a nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos e 169 metas.
A Rádio ONU conversou com a especialista em Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Renata Rubian, que explicou o conceito.
Futuras Gerações

"O desenvolvimento sustentável, na verdade, é o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Isso é feito, ao mesmo tempo, com o uso razoável dos recursos que a Terra pode oferecer, preservando as espécies e os habitats naturais".
A especialista falou da nova agenda, que substitui os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio cujo prazo se encerra no fim deste ano.
Mídias Sociais
"Ela é uma agenda universal. Ela tem importância para países desenvolvidos e países em desenvolvimento. O que seria inovador, tem várias dimensões, mas eu gostaria de ressaltar que o papel da mídia social na socialização rápida dessa nova agenda será um processo nunca presenciado antes em nenhuma agenda internacional, vai ser interessante acompanhar isso. Essa é com certeza uma agenda mais complexa que tenta equilibrar as dimensões sociais, econômicas, de meio ambiente e de prosperidade, de paz e segurança, que não podemos esquecer."
A nova agenda foi elaborada com a participação da sociedade civil e com consultas que duraram quase três anos.
Participação e Consumo
"E a participação da sociedade civil não termina, no entanto, na definição da agenda. Ela continua sendo necessária para a implementação posterior dos objetivos. As questões centrais que ali se encontram para debate, ou seja, de modo de produção, padrões de consumo, nós precisamos da participação da sociedade para que elas, na verdade, se cristalizem".
Entre os objetivos da nova agenda estão a erradicação da pobreza e a educação de qualidade. A lista de todos os objetivos e metas está na Rádio ONU.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Via UNI-Rio / COMPAZ-FC.

Confederação Nacional das Indústrias se une Ao Pacto Mundial da ONU

 Para a diretora executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, hum hum exerce Indústria Paragrafo papel essencial o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Novos.

Inflação Elevada, diminuição do consumo privado nacional e Perda do Mercado internacional were Alguns Fatores parágrafo Queda de Produtividade da Indústria no Brasil.  Foto: Governo de Sergipe
Foto: Governo de Sergipe
A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e A Mais Nova signatária do Pacto Global de. A carta de adesão foi Entregue cabelo presidente do Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social (Cores) da Entidade, Jorge Parente, Durante Reunião do Grupo na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG), nenhum dia 30 de setembro. Presente no Encontro, a diretora executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, Renata Seabra, destacou a importancia da Indústria não cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Até 2030. 
"Embora a agenda SEJA Implementação da hum Compromisso de Estado, o texto reconhece Que, sem a Participação do Setor Empresarial, ELA Não Será Possível", Disse. Renata AINDA comentou Sobre o Lançamento do Movimento contra Perda de Água na Distribuição, that must Acontecer em novembro. "O Brasil TEM índices de Perdas that VAO de 40% a 70%. Estamos desperdiçando Água e vamos nos articular parágrafo Fazer hum diagnóstico e Diminui-la. È importante that um Indústria ATUE e multiplique SUA Contribuição. Muitos Exemplos de Boas Praticas Não São conhecidos e PODEM Ser replicados ".
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) E um representante da Indústria Brasileira. E o Orgão Máximo do Sistema sindical patronal da Indústria e, desde a Fundação sua, em 1938, de Defende OS Interesses da Indústria Nacional e de Atua na Articulação com OS Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Além de Diversas Entidades e Organismos no Brasil e no exterior .

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...