segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

 O Hábito da Leitura nos torna mais feliz. *WRA/2024.

         Nos ajuda a enfrentar nossa Existência.  Havemos de constatarmos que Leitores – as vive mais contentes e satisfeitos que os sem o hábito de Leitura e; portanto, o que aguada para embarcar no Universo dos Livros, em geral; mais otimistas. E, a Poesia – sempre haverá quem dela precise/ Mentes e Corações… *WRA. 


Ciência e Artes… Instrumento facilitador da Cultura de PAZ – o Mundo Contemporâneo pensa que tudo pode ser resolvido pela Ciência. Entretanto, poucos percebem; existem diversas coisas importantes que a Ciência não consegue resolver. Podemos verificar a Arte – na pintura e pelas mais diversas Expressões Artísticas, na Literatura, na Música, no Cinema, nas Artes Cênicas e circenses; possuem algum teor científico, diante da constatação de nossa Gente Criativa; mas não é preciso dizer que estão quase totalmente fundamentadas no Conjunto da genialidade, inteligência, consciência e esforço deste Ser Humano. O quanto a Arte é necessária, todos devemos saber, o manter a Comunidade Humana e seu Processo Civilizatório e sua Causa. 

É abrir Portas da Boa-Vontade e a afetividade para o Desenvolvimento pleno de Indivíduos e para a Coletividade; pertence, assim, a cada um de Nós – viver o fortalecimento de nossa Espiritualidade, e proporcionar a constante geração de novos Conhecimentos.  Fomentar e Contribuir para o crescimento territorial e global das Artes, e tornar Instrumento facilitador da Cultura de Paz entre os Povos / Adaptação de Texto: *Wilson Rodrigues de Andrade/ Jornalista – Escritor-Poeta –Produtor Cultura.

Para autores *Parnasianos 


A Missão Social faz parte de seus poemas - gênero de Literatas de Coletividade. 


*Parnaso- Monte da Grécia: Maciço montanhoso da Grécia, ao N do Golfo de Corinto e ao NE de Delfos; morada de Apolo e, - consagrado a Apolo, das Musas, das Ninfas… A Poesia. Aos Poetas. Coletânea de Poemas. 


Nós, os Parnasianos, Poetas e do Parnaso. Simbolicamente o 'Monte dos Poetas'. Os Poetas em geral e a Poesia. A Coletânea de Poemas. No Brasil (de 1919 −1920), Movimento Literário, com marca inicial de Joaquim Maria Machado de Assis…

            A Arte-Poética - onde se encontra codificada à Estética da Arcádia. Pela estrutura aristotélica, pela organização, e implicações metafísicas e psicológicas e aos socialistas. A Soma das partes: Visão de mundo do Poeta - Ao estar atento na Leitura de cada aspecto do Poema, é útil fazer associações; entre Palavras que ocupem a mesma posição em diferentes Versos. Palavras que rimam (rimas ricas…), ou tem sons semelhantes. Palavras com a mesma função sintética ou mesma categoria gramatical. Quanto maior o número de relações, mais ampla a interpretação do Texto (Poema), o que acabará a revelar ao prezado Leitor - a Visão de mundo do Autor. Portanto, é a sua vez!

         Poema  - o que pode ser cantado em Versos. O que tem ação, vibrantes epopeias. O aspecto rítmico do Poeta - Enquanto lemos o Poema, além do sentido das Palavras, pode se ouvir também uma espécie de forma, como o Poema é composto. O Poeta dedica especial atenção ao lado sonoro de sua Composição. O prezado Leitor perceberá este processo ao Ler - em voz alta.


    Para nossa reflexão Literária/ Organização de Texto de: *Wilson Rodrigues de Andrade (Escritor-Poeta /Jornalista / Produtor Cultural e das Ciências Sociais e Humanas)


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...