quarta-feira, 12 de junho de 2019


O identificar Preconceito...

                            *Wilson Rodrigues de Andrade

         Há tempos Eu e muitos de Nós observamos que a miscigenação do Mundo é Processo inevitável. Do mesmo modo que o Ecumenismo dos Corações deverá caminhar para o bom momento nos tempos vindouros da Civilização Humana.
        As Criaturas – Nós os co - criadores, não sobreviveram no isolamento. O grande e legítimo anseio é a Confraternização Geral.  Esta que ignora fronteiras, e segue unindo, apesar dos retrocessos constantes – étnicos e conceitos geográficos, de Sociologia e Filosofia, Religiões, Nações; enfim seres Humanos e Espirituais. E, portanto, Jesus o Cristo Ecumênico, em sua passagem pela Terra – propagou para todos, que esse é o Caminho...
        
          O Brasil, Coração do Mundo, com grandes deficiências; mesmo assim, vive a incentivar e trabalhar pelo respeito às diferenças entre os Povos. Um passo para que haja Consciência Humana e Fraternidade mútua é o reconhecimento do Preconceito – às vezes velado, que a maioria nem percebe que pratica.  
   
       O Professor/ Doutor Kabengele Munanga, Antropólogo do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo/Brasil, em um programa de TV, comentou: “Como o próprio termo diz, Preconceito é um julgamento preconcebido sobre os outros, os diferentes, sobre os quais não temos na realidade, um bom conhecimento. O Preconceito é um dado praticamente universal, porque todas as Culturas o produzem. Não há uma Sociedade que não se defina em relação às outras. E, nessa definição, nos colocamos numa situação, e achamos que somos o centro do mundo; a nossa cultura é a melhor, a nossa visão do mundo é a ideal, a nossa religião é a melhor. Assim, julgamos os outros de um modo negativo. A matéria-prima do Preconceito é a Diferença”.
       E, portanto, acentuo que, é preciso desarraigar, pois no meio do Preconceito surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição no Caminho do Processo de Civilização Humana e, sendo assim, torna barreira para o estabelecimento e o fomento pela Cultura de Paz no Planeta Terra. * Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Editorial e Cultural – COMPAZ/FOLHA CULTURAL- Set. 2015.


  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...