terça-feira, 4 de agosto de 2015

Via UNIC-Rio -Promover Arte e Cultural ...Folha Cultural...
O encontro tem o objetivo de promover o intercâmbio entre coletivos artístico-culturais de bairros periféricos de Salvador com coletivos juvenis formados por afrodescendentes de outros países latino-americanos. A ação insere-se dentro das comemorações da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024).
Logomarca do festival foi criada por jovens de projetos da Cipó. Imagem: ONG Cipó Comunicação Interativa
Logomarca do festival foi criada por jovens de projetos da Cipó. Imagem: ONG Cipó Comunicação Interativa
Jovens das cinco regiões do Brasil e de outros três países da América Latina – Argentina, Colômbia e Equador – participarão de 26 a 29 de agosto, na capital baiana, do Festival Negra América – Cultura e Periferia, um encontro com o objetivo de promover o intercâmbio entre coletivos artístico-culturais de bairros periféricos de Salvador com coletivos juvenis formados por afrodescendentes de outros países latino-americanos.
O evento, que ocupará espaços do Subúrbio Ferroviário e Centro Antigo, é apoiado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), caracterizado por enfatizar, como uma das diretrizes principais do seu mandato, o investimento em juventude como chave para o desenvolvimento global.
O apoio da agência da ONU ocorre também no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), lançada no Brasil em julho deste ano, e que busca promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, reconhecer suas contribuições às sociedades, e propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.
A expectativa do Festival é que o encontro proporcione o fortalecimento da produção artístico-cultural dos coletivos participantes, além de promover a reflexão sobre a contribuição das manifestações culturais de matriz africana para o desenvolvimento da América Latina. O Negra América tem especialmente o intuito de promover a visibilidade de jovens que residem em bairros populares, como produtores de riqueza cultural para os seus países. A programação completa e as inscrições serão divulgadas em breve.
Acontecerão seminários, apresentações culturais, atividades educativas e a construção colaborativa de uma agenda de ações em rede a serem realizadas pelos coletivos juvenis. O Festival Negra América abrangerá diferentes linguagens artísticas, reunindo artistas de música, vídeo, cultura digital, intervenções urbanas, teatro, como uma verdadeira vitrine da produção dos coletivos juvenis.
O encontro será realizado pela ONG CIPÓ Comunicação Interativa e o projeto Latitudes Latinas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), patrocinado pela Oi e o Fazcultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) e conta com o apoio do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e o projeto Oi Futuro
Serviço
Festival Negra América – Arte e Cultura
Apresentações Culturais, Oficinas, Seminários – Gratuitos
Quando: 26 a 29 de agosto
Onde: Centro Cultural Plataforma, Praça São Brás (Plataforma), Parque São Bartolomeu, Oi Kabum – Escola Arte e Tecnologia
Programação Gratuita
Para mais informações: www.cipo.org.br
Atendimento de Imprensa
Contatos Cipó:
Lola Bê ou Mônica Santana
(71)3503-4477 ou 9118-5501
Contatos UNFPA:
Midiã Santana
(71) 3183-5719
Gabriela Borelli
(61) 3038-9246

Aiea atua na segurança alimentar e mudança climática

Ouvir / Baixar
Laboratórios da agência da ONU trabalham para deixar alimentos mais seguros e combater os impactos do clima; tecnologia do setor é usada também na luta contra o câncer.
Técnico da Agência Internacional de Energia Atômica. Foto: Aiea
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.*
A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, está expandindo o campo de ação para atuar nos setores de alimentação e mudança climática.
A informação foi dada pelo vice-diretor-geral do departamento de Ciências e Aplicações Nucleares da Aiea, Aldo Malavasi.
Canela e Pimenta
De Viena, em entrevista à Rádio ONU, Malavasi falou sobre as operações da agência para garantir a segurança dos alimentos.
"Através da aplicação nuclear, nós conseguimos facilmente ter um alimento mais seguro. Porque você usa, por exemplo, a radiação do alimento e aí você não consegue imaginar hoje alguns tipos de alimento que não tenham sido tratados. Por exemplo, as especiarias como pimenta do reino, canela, tudo isso é tratado. Se isso não for tratado por radiação, simplesmente surgem fungos e bactérias que podem causar transtornos alimentares."
O vice-diretor da Aiea disse que a agência atômica não cuida somente de energia nuclear. Além dos alimentos, ela atua também no combate à mudança climática e na luta contra o câncer.
Aviões
Malavasi disse que os laboratórios da Aiea trabalham também para monitorar os equipamentos de radiação que combatem os tumores.
Ele explicou que os especialistas fazem a dosimetria, quer dizer, a regulagem dos aparelhos em muitos países que não tem essa capacidade.
O representante da agência da ONU disse ainda que, por exemplo, todos os fios e cabos de aviões e carros novos vendidos no mundo inteiro passam por um tratamento nuclear.
Depois de receberem esse tratamento, os fios se tornam mais resistentes a altas temperaturas, quer dizer, eles apresentam maior resistência no caso de incêndios.
Malavasi disse ainda que até mesmo as obras de arte e esculturas também recebem tratamento nuclear. Com isso, elas estão protegidas contra a ação de fungos e bactérias.
*Apresentação: Leda Letra.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015


Parceria pela Caminhada Pacifista...UNIC/Rio - COMPAZ/Folha Cultural/FC

                        Entre nossos Parceiros neste trilhar Pacifista-Cultural focalizamos: UNIC-Rio (Centro de Informação das Nações Unidas/ representação da ONU no Brasil com sede na Cidade do Rio de Janeiro) e o CONDEPAZ (Conselho Brasileiro de Defesa da PAZ), que em consonância COMPAZ e ONGs. Afins – promover facilitadores da Cultura da Paz – o possibilitar da Caminhada pelo Desenvolvimento Sustentável, e na eliminação de mecanismos de exclusão sócio-artístico-cultural, e pela existência digna para futuras gerações – nosso desafio pela Vida plena no Século XXI Construção do Conhecimento e Liberdade entre os Povos.
P/10/ Folha Cultural. Ecos da R+20  
Debate sócio- ambiental. Devemos fazer a nossa parte!(FC # 20)
   


Pretendemos neste Espaço possibilitar debates e reflexões no âmbito das Cidades -  Região/Alvo, de auto nível; e com reivindicações sem monopólio político- partidário, e sim de ideias,   fazer avançar a consciência com responsabilidade sócio - ambiental para formas superiores de relacionamento e  gerenciamento  de Apoio as políticas  públicas  para o Desenvolvimento Sustentável. Envie  para nossa PÁGINA – seu comentário  e sua Informação/Cidadã.

P/ box. A Preservação do Meio Ambiente não pode ser pretexto  para expulsar os menos favorecidos . Se existem Leis Ambientais, se faz necessário que exista também leis de proteção, promoção e desenvolvimento para com o relacionamento social nas Comunidades. Departamento  para Assuntos de Meio Ambiente do COMPAZ - C/DAMA.    

Receita Ambiental...                
   * Uma iniciativa simples, que teve origem no Estado de São  Paulo, em 2006, tem ajudado a prefeitura de Apucarana, no Paraná, a recuperar e preservar os Rios Pirapó, Tibagí, e Ivaí, que banham a cidade e outros municípios da região central do Paraná. Trata-se do Projeto Oásis Apucarana que, através do pagamento por serviços ambientais, incentiva cerca de 130 pequenos agricultores a conservar áreas naturais, áreas de preservação permanente e reservas legais. Eles recebem entre R$ 850 a R$ 7 mil por ano para garantir que os rios não sejam assoreados, sujos e que a vegetação nas suas margens não fique degradada / Col.  de A. Vieira /O Globo- fev.11

                CARTA DA TERRA /Preâmbulo.

                            Conferência da Organização das Nações Unidas /ONU – sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Realizada no Rio de Janeiro - Brasil, durante os dias 3 a 14 de junho, de 1992, reforçando a Declaração das Nações Unidas da Conferência sobre  Meio Social , realizada  em  16 de junho de1972, em Estocolmo e buscando efetuar realizações baseadas nela, com o objetivo de estabelecer uma parceria global e equiparável através da criação de novos níveis de cooperação entre  os Estados , setores chaves das sociedades e populações , trabalhando para que se formem acordos internacionais que  respeitem  o interesse de todos e  protejam a integridade do meio ambiente e do sistema de desenvolvimento  global , reconhecendo a interdependente  e complexa natureza da Terra, nosso Lar.

            AGENDA  21  e  Parceiros Sociais para o Desenvolvimento Sustentável .

         No dia 22 de dez. de l 989, a Assembléia geral /ONU – convocou um encontro global  para  elaborar estratégias que interrompessem  e revertessem os efeitos da degradação ambiental “no contexto de crescentes esforços nacionais  e internacionais para promover o desenvolvimento saudável em todos os Países” .
        A Agenda 21 adotada na Rio’ 92 – é a resposta da comunidade internacional   para  a Convocação 89 –  É um abrangente  programa de ação  a ser implementado  - a partir de então , e se prolongando  no Séc.: XXI  -  junto aos governos , agencias  de desenvolvimento , organizações da  sociedade civil   , organizações  das Nações Unidas  e grupos  setoriais  independentes  em cada área  onde a atividade   econômica e humana afeta o meio ambiente.
        Fundamentando a Agenda 21 – está a convicção de que a Humanidade chegou a um momento de definição em sua história . Podemos continuar com nossas políticas atuais, que servem  para aprofundar as divisões  econômicas  que existem  dentro  dos países e entre os países ; que aumentam a pobreza , a fome , a doença e o analfabetismo em todo o mundo ; e que estão  causando a contínua  deterioração dos ecossistemas de que dependemos para a vida na TERRA.
        Ou podemos mudar de rumo. Podemos melhorar os padrões de vida daqueles que sofrem necessidades. Podemos  administrar e proteger melhor os ecossistemas e tornar realidade um futuro mais próspero  para todos nós .” Nenhuma nação pode  alcançar esse objetivo sozinho” –  afirma           Maurice Strong,  secretario - geral  da Conferência  (  no preâmbulo da Agenda 21 ) . “... mas juntos podemos, através de um a parceria global para o Desenvolvimento Sustentável”.

            A Agenda 21 – aborda a necessidade crucial de envolver os grandes grupos sociais nas políticas  e nas atividades em todas as suas áreas - programas.
            Jovens (capitulo 25 ) – Estes representam  cerca de 30% da população  mundial  e precisam participar das decisões que  vão determinar seu futuro. Os planos de desenvolvimento devem garantir que as pessoas jovens sejam providas  de um meio ambiente saudável , melhores padrões de vida , educação e oportunidades de emprego.
            Organizações Não - Governamental (Cap.: 27 ) – As ONGs. Desempenham um papel vital na participação democrática e dominam especializações múltiplas em campos importantes para o desenvolvimento sustentável. O Sistema das Nações Unidas e os governos devem fortalecer  mecanismos que envolvam  as  ONGs na tomada de decisões.
                Autoridades locais (Cap. 28) – Sua participação plena nos Programas da Agenda 21 – é crucial. Elas supervisionam o planejamento, mantêm  infra- estrutura, estabelecem regularizações  ambientais, ajudam na implementações de políticas nacionais  e são fundamentais para a mobilização do público no apoio ao Desenvolvimento Sustentável.
              Ficou proposto que até l996 – praticamente – todas as autoridades locais de cada País deveriam   chegar  num  consenso  com os Cidadãos , as Organizações locais e as Empresas  privadas no que diz respeito a uma  Agenda 21 / local .

             Princípio XXVII da Carta da Terra .
                        Os Estados e Pessoas devem Cooperar de boa fé e com espírito de solidariedade para o cumprimento dos Princípios  atestados  nesta declaração  e no futuro desenvolvimento  de um acordo internacional sobre Desenvolvimento Sustentável. 
                                                                                                          
                                                Pesquisa e organização de: Wilson Rodrigues  de Andrade/FC
    

Energia renovada  avança  lentamente 

Segundo estudo, geração via fonte limpa será de 46,3% no país em 2020.

  O crescimento das fontes renováveis na matriz energética brasileira será pequeno  nesta década. Até 2020, a participação desse tipo de fonte de energia, como hidráulica, eólica, etanol e biomassa, vai passar dos seus 44,8% para 46,3%. A estimativa consta do Plano Decenal de Expansão Energética 2020, elaborado pela Empresa de Pesquisa  Energética ( EPE) . Enquanto a geração hidrelétrica cairá  de 14,2% para 12,5%, a com cana- de- açúcar passará para 21,8% contra os atuais 17,7%. Já a geração baseada em outras fontes renováveis, principalmente eólicas, passará de 3,4% para 3,7%.

            O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, reconheceu que o  crescimento das energias renováveis é pequena .Mas destacou que, como a matriz energética brasileira tem o maior potencial de fontes renováveis do mundo, já é um grande desafio   - com um crescimento econômico médio de 5% ao ano – conseguir manter essa taxa e até mesmo crescer um pouco. A média mundial de fontes renováveis na matriz energética é de l3% . Nos países desenvolvidos, a taxa cai para  apenas 7%.
-    O grande desafio é justamente manter o atual nível, que já é muito alto. O crescimento das fontes renováveis é pequeno, mas considerando o crescimento econômico, cresce um pouco as (fontes) renováveis já é algo  extraordinário – destacou  Tolmasquim, e que negou a possibilidade de  concretização dos planos do empresário  Eike  Batista de construir no Brasil usinas que usariam carvão de suas minas na Colômbia. – A prioridade do governo será as usinas hidrelétricas e de  biomassa. O governo não cogita  autorizar a construção de usina a carvão.

O Brasil terá de investir  R$ l,01 trilhão na expansão de todas fontes de energia -  eletricidade  à produção de petróleo e gás e biocombustíveis  - até 2020, desse total , R$ 686 bilhões , ou 67% , serão destinados ao setor de petróleo e gás natural,  sendo que metade desse investimento será estatal , principalmente da Petrobras.

                                                            De: Romana Ordoñez /O globo .7/junho/2011.    

  



 Rio + 20 e o Código Florestal ( Pág.  ECO...)  ( fechar Pág.../ FC # 20)

        O Rio de Janeiro – Brasil, grande palco para a  Conferência da Organização das Nações Unidas  sobre  Desenvolvimento Sustentável – a Rio + 20 .  Chefes de Estado e de governo, além de Delegados. Na pauta do evento internacional, a economia verde e o papel das instituições no combate  a pobreza e a governança global no contexto do desenvolvimento sustentável. Vinte anos após a Rio 92, a Conferência da OUN sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, podemos observar (nós brasileiros), ao contrário de muitos Países ricos, tem um histórico de contribuição para a preservação do planeta e para a busca de compromissos globais que assegurem um modelo  sustentável  de desenvolvimento que garanta a sobrevivência  das atuais e das futuras gerações.
       Cabem ao Parlamento brasileiro e, também, Organizações da Sociedade Civil, Comunidade Científica, Agricultura Familiar e Entidades Afins para um permanente debate com objetivos de formular e colocar em Ação/Cidadã Legislação Participativa, equilibrada e compatível  com o País Seleiro  do Mundo; e que  garanta nossa produção agrícola sem abrir mão de nossa riquíssima biodiversidade, estratégico instrumento para nosso futuro. Nós do COMITÊ pela PAZ/ COMPAZ – através do Departamento  p/ Assuntos de Meio Ambiente (DAMA )  - desde nossa criação, em 1985,  nos dedicamos neste propósito;  parte integrante da Cultura da Paz entre os povos. FC/ WRA/15


Cinco Países fornecem dados sobre redução de emissões por desflorestamento para ONU/Dez. de 2014.
 Colômbia, Guiana, Indonésia, Malásia e México apresentaram formalmente essa informação à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Em junho de 2014, Brasil foi o primeiro País a entregar voluntariamente esse registro sobre o estado de suas Florestas. 


Pacto Global da ONU promove consulta online sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (FC # 20 ) ( colocar Arte...
         
           Com o fim do prazo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/ODM, em 2014, os países reunidos na Conferência Rio+20 concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas de desenvolvimento humano – que serão traduzidas por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ou ‘ODS’.
        A contribuição do setor privado para a definição dos ODS está sendo liderada pelo Pacto Global das Nações Unidas/ONU. Em todo o mundo, representantes de Empresas de diversas partes são convidados a contribuir com as prioridades e os mecanismos de implementação dessas Metas, que deverão ter um prazo de 15 anos para ser cumpridas.
Em 2013, o Pacto Global realizou uma pesquisa com mais de 1.700 Organizações, em carca de cem Países, para definir os principais focos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Brasil participou com 99 Empresas. Dez temas foram apontados.      
           O seguimento a este processo será uma consulta online, promovida pelo Pacto Global em parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial/ONUDI. Desta vez, a meta é definir os meios práticos para efetivar esses Objetivos.
           O questionário online irá reunir opiniões sobre os seguintes temas: Desenvolvimento de políticas públicas que promovam a Sustentabilidade corporativa; Promoção de Parcerias; Incentivo a práticas financeiras sustentáveis; Posicionamento das pequenas e médias Empresas; e Construção da confiança pelo avanço da transparência e da prestação de contas. Boletim da ONU Brasil /FC.  


 A mesma AGENDA para um Mundo diferente... ( FC # 20)

A Rio+20 se amparou em um Documento, a Agenda 21, elaborada na Conferência Eco Rio92, de duas décadas atrás. Trata-se de uma Carta de Intenções que propõe a visão conjunta de temas econômicos, sociais e ambientais. Entre as áreas prioritárias – que, inclusive, ganharam suas próprias Conferencias da ONU – estão mudanças climáticas, biodiversidade, desertificação e responsabilidade corporativa.
 A Agenda 21 foi revista em 2002, num Encontro em Joanesburgo, momento em que foi observada a necessidade de fortalecimento de ações para tirá-la do papel. O processo continua, mas deve ser intensificada sua prática. A Rio 92, foi profética – os problemas detectados,  são em nossos dias, factuais, mensuráveis e as soluções estão ao nosso alcance. Sociedade Civil, e Governos no âmbito local, estadual e federal. Agora, a audiência, a partir da  Rio+ 20, ganhou  corpo e abrange público tão diferentes, tais como: os Jovens, Empresas, ONGs, Sindicatos, Cientistas, Associações de Juristas, de Jornalistas, de Trabalhadores e Produtores Rurais. Portanto, passaram-se, desde 2012, e, temos um Mundo diferente, em termos de tecnologia e globalização, mas também de participação, e devemos expandir a discussão para outros temas e/ou subtemas como Sustentabilidade urbanística. A Economia Verde não deve se restringir às florestas e à agricultura. Debater o Desenvolvimento Urbano é fundamenta assim com a Mobilidade e Ação/Cidadã pela Vida plena no Planeta...  FC/WRA/15.
  
Limpeza  ( FC # 21 )
 De : Luiz C.D. Malta.
 Vivemos, em algumas das principais cidades brasileiras, um momento particularmente importante. Com seus aterros esgotados ou em vias de esgotamento, é chegado o momento de escolherem o caminho a seguir para a destinação final do lixo gerado por suas populações. A decisão que for tomada  de imediato com certeza  afetará as próximas gerações de cidadãos.
      Não precisamos reinventar nada. É só seguir o exemplo dos “mais velhos”. Em l999, a União Europeia, preocupada com o aquecimento global, recomendou a redução drástica do lixo biodegradável para aterros, com metas de redução a partir de 2006 e até 2016. Vários de seus membros atingiram, em 2004, as metas de 20l6. O destino preferencial do lixo não reciclável naqueles países, assim como no Japão e nos chamados “tigres asiáticos”, é a sua utilização como combustível  para geração de energia  elétrica ou térmica .
       Mais de l40 milhões de toneladas de lixo urbano, por ano, já são utilizados como combustível. Seguem o que recomendou o relatório do IPCC/ONU sobre o aquecimento global: reciclar no limite possível, e usar o lixo não reciclável como combustível para gerar energia, evitando a formação do metano contido no biogás dos aterros.
        Ao contrário, nós brasileiros enterramos diariamente mais de l00 mil toneladas deste combustível...  Reservamos ao lixo apenas o seu papel de vilão: de poluir o ar, de contaminar reservas de água potável com o  chorume , de causar doenças ambientais  decorrentes dos vetores e da contaminação  da água e de condenar à subvida  aqueles que catam  nos lixões  o seu sustento.
      E por que  os Municípios não alteram este quadro ?
      As alegações mais comuns são a falta de tempo e recursos financeiros  para adotar soluções  mais modernas que promovam a reciclagem  energética do lixo.
        O tempo é curto porque não há planejamento. Um aterro “avisa” pelo menos 5 anos antes que estará se esgotando ; a implantação de uma tecnologia moderna ,  do projeto até a operação, não demanda mais do que 3 anos. Os aterros podem perfeitamente continuar operando enquanto se constroem  soluções definitivas .
         O outro argumento é a escassez de recursos. A iniciativa privada, atraída pela possibilidade de geração de energia, demonstra interesse na implantação de usinas em regime de Parceria Público - Privada/PPP. Por outro lado, já existe tecnologia nacional de reciclagem do lixo, ao alcance da capacidade financeira dos nossos empreendedores públicos ou privados.
          A esperança é que estas importantes decisões não sejam tomadas apenas no horizonte do curto prazo. Pelo bem dos milhões de cidadãos eleitores que habitaram o País neste Século.
                                                                                 
                                                                                      Luiz C. D. Malta – é consultor.


Corredor Ecológico...
 Criação de um Corredor Ecológico Colômbia/ Brasil /Venezuela. Com proposta de Colômbia ‘Corredor Ecológico “para proteger um vasto território montanhoso e selvagem do Norte do Atlântico Sul e fazer um aporte para deter as mudanças climáticas”, o Presidente Juan Manoel Santos, da Colômbia, neste, 16 de Fev. de 2015. O Corredor Ecológico, pela proposta p/ ser formado em 62% do território do Brasil/ 34% da Colômbia/ 4% da Venezuela (com 135 milhões de hectares). Será apresentado em Paris no final deste ano na ‘ Cúpula das Mudanças Climáticas’ a COP 21... 
Audiência discute benefícios para florestas plantadas...
A criação de incentivos às florestas plantadas foi o tema ( inicio de maio/15) de uma  Audiência Pública conjunta da Comissão de Meio Ambiente/ CMA e de Agricultura e Reforma Agrária/ CRA. Na mesma oportunidade deverá  estará sendo debatido a  união da Entidades que representam o Setor, constituindo  a Industria Brasileira de Árvores/ IBÁ – uma associação que reúne empresas da cadeia produtiva de árvores plantadas, desde o campo até a indústria. A atividade tem sido uma importante fonte de emprego e renda. O Ministério da Agricultura estima que a área de florestas comerciais, passará dos atuais 6 milhões de hectares para 9 milhões de hectares até 2020.   Fonte. Jornal do Senado/Resumo FC.
  Agenda 21/ Local – Direito de todos.

Desafios e Preservação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também para Três Rios/Estado do Rio de Janeiro...  Lei de no.  2.370 de 23 de Dezembro de 1999, criada no âmbito do Município de Três Rios – Programa da Agenda 21/ Local. Dentre os Art., o 2º... ..., sobre a execução do referido Programa... ...que é de responsabilidade do Poder Executivo municipal instituir o Fórum 21, e deverá ter sua composição, estatuto e registro aprovado pela Câmara Municipal. O referido Fórum deverá ter em sua composição  representações  das principais Instituições  legalmente constituídas no Município trirriense.  WRA/06 / FC.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...