quinta-feira, 9 de abril de 2020


A Imaginação é necessária para proporcionar forma a uma Teoria ou a uma Hipótese... *WRA/19. 


    A Imaginação é, portanto, não uma fonte de engano ou de Ilusão, mas uma capacidade de sentir aquilo que ainda não conhecemos; de intuir o que não pode ser compreendido, de ser mais do que é possível  conhecer. A capacidade de imaginação de nossa Mente não é a resultante epifenômenal (... Indivíduo ser livre nas suas decisões...) de processos mais depurados de uma lógica de Computação, como os defensores da “inteligência artificial” gostariam que creditássemos. Não, a Imaginação é o resultado da consciência de outras dimensões de sensibilidade. A canção que ainda não ouvimos e podemos começar assobiar.
      A capacidade de Pensar por meio de Imagens, e depois – transformá-las em outras Dimensões de referência – é vital para a Arte, a Poesia e a Ciência. Em um elevado Pico dos ANDES, a Imaginação de Darwin incendiou-se quando Ele tomou consciência de como “estamos todos interligados”. Ardendo numa febre tropical, Alfred Russel Wallace divisou os contornos da Teoria da Seleção Natural. Seja nos sonhos de Filosofia de Descartes ou no Sonho de muitos ao redor, entre eles os Químicos a visualizar a cadeia química, a Imagem não é uma forma de pensamento imprecisa  e pré-científica.
Os fatos podem tornar-se Ídolos da superstição, utilizado por algum poder discricionário no intuito de extinguir uma cultural tradicional.




     Somos mais do que nos Conhecemos, a ciência jamais poderá abranger a totalidade do Ser. No limite de nosso Conhecimento há um Horizonte, um Lugar onde as Nuvens movem-se do Céu em direção à Ilha que habitamos. Este Processo, no qual une vasta Atmosfera planetária  se condensa na forma limitada de uma Nuvem, e, também aquele em que uma enorme Massa global de Conhecimento se torna uma Imagem distinta em nossa limitada Personalidade – O EGO. Nesta Metamorfose de Atmosfera e Nuvem, situa-se a representação Imaginária da própria Filosofia que procuro expor para os prezados.           
     O Autor Literário, o Poeta – torna-se possuído pela Ciência – e, proporciona ao Cientista uma Visão refletida de seu Trabalho/Obra. E nessa Imagem o Cientista, o Literário, o Artista vê transformada as suas Ideias.  (Reflexões de estudos/*Wilson Rodrigues de Andrade- pesquisador das Ciências Sociais e Produtor Editoria / Escrito e Poeta/ Abril de 2019 p/ FC)

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...