terça-feira, 21 de dezembro de 2021

 Fórum Permanente  pela Cultura de PAZ… 21- Dez. 2021.

Por estes anos, fomos confrontados de múltiplas formas com a necessidade de uma Solidariedade global inabalável e de uma maior Resiliência... 





Conclamar aos Dirigentes públicos  e produtores no processo Educacional, do Turismo e Cultural, Ambiental,  e de Promoção e Ação  Social de nossas Cidades do Vale do Paraíba do Sul, e seu entorno - nossa *Região/Alvo, para efetivação  no âmbito de nossas Comunidades, com esta atitude prática - a de oferecer  opções participativas e de conscientização  sobre o Tema Educação, e deste modo, para a garantia de exercício  da plena Cidadania. 

                    Estamos  - Nós do Sistema *COMPAZTR, a posicionar em Apoio e Defesa   pelas medidas, e por nossas  possibilidades  através  das Páginas e Edições do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL /Jornalismo Pacifista - Cultural, e em nossas Atividades  e Parceiros Afins.,  na Caminhada do Planeta Saudável pela Vida! Aos poderes. Executivo / Legislativo/ Judiciário e Sociedade Civil, e Afins. Portanto, todos envolvidos pela Cultura de Paz entre os Povos.   


           Apesar das ondas recorrentes da Pandemia e das desigualdades flagrantes que ela trouxe à luz, as pessoas lutaram, e na  tentativa de organizarem-se para ultrapassar os tempos desafiantes e sair do outro lado com perspectivas mais positivas e de esperança para um futuro melhor. Desde reuniões de cúpula de alto nível a protestos ‘com rede’ e “sem rede”, Organizações da Sociedade Civil e Comunidades mobilizaram-se para enfrentar os desequilíbrios de atuação, com o objectivo de reduzir as desigualdades e alcançar justiça para as pessoas e o planeta; e em âmbito regional, nacional e mundial. Dois mil e vinte dois (2022) será um ano que exigirá a mesma quantidade de energia, criatividade e ação orientada para  resultados. Recuperar-se (dar a volta por cima), para  um lugar melhor, e para todos!


     Uma e outra vez, temos sido inspirados pela perseverança, força e ação colectiva daqueles que, juntos, formamos  a Promoção do Fórum Permanente pela Cultura de PAZ. Em, 2022, devemos  nos fortalecer para desenvolveu  colaborações com membros, simpatizantes e parceiros   para  o  ambiente digital favorável à Sociedade Civil, a implementação da Agenda 2030, e novos modelos de financiamento para o Desenvolvimento e as Ações de nosso *COMPAZTR - Fortalecermo-nos mutuamente, ao desenvolver abordagens inovadoras de colaboração - partilhando experiências e conhecimentos, estratégias e histórias (conteúdos), a partir de nossas Localidades. Concentrarmo-nos em vivências pelas nossas metas e finalidades, também em redes virtuais, no propósito de atingi- los.  Desde a nossa Assembleia - Geral  e campanhas de colaboração, criamos  espaços de diálogo e parcerias com outras Organizações Afins, os do ativismo e movimentos da Comunidade sócio- artístico e cultural de nossa *Região/Alvo.


 Pelas iniciativas que desenvolvemos em conjunto ao longo destes  anos. Em 2022,   devemos nos esforçar por  atuar, e sempre em conjunto - e ainda melhor para avançar  no Pacifismo-Cultural. O  *COMPAZTR, em toda a sua diversidade e vibração, continuará a desempenhar o propósito empenhado - a partir de sua criação, em 1985, pela  Vida Cultural Ativa,  Muitos desafios estão à nossa frente!


Queremos agradecer a todos pelo seu empenho e contribuições para este importante serviço;  e pela sua motivação sem limites e dedicação. Desejamos a todos vós um 2022 - Feliz e Saudável, cheio de gentileza e reciprocidade. Que nos aproximem e nos inspirem  sempre na caminhada pelo Pacifismo-Cultural 


Nós, Fundadores, Diretores, Simpatizantes e Parceiros do *Comitê pela PAZ/COMPAZ – desejam que neste ANO NOVO – através da Cultura de PAZ – possamos proporcionar não apenas momentos de renovação, de inovação, de prosperidade, de alegria e de afeto mútuo; promova, também, em cada um de Nós, os Valores, e possibilidades de Atitude de colaboração e coletividade, de partilha, de fraternidade, de solidariedade, de ética positiva e de justiça para nossas Comunidades na *Região/Alvo. *COMPAZTR/FC - 2022 C/FC.



 Saudações Pacifistas

 

Wilson Rodrigues de Andrade pelo COMPAZTR/ Comitê pela PAZ.




segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

 Perene Avenida     * De: Wilson Rodrigues de Andrade

     Paisagem Daqui! Hoje, nós estamos no lado costeiro da Cidade. Refazer Tramas e Famas.  Posso contemplar o Patrimônio de nosso País. Serpentear do Rio que corta nosso Chão Natal. Ao longe emolduram Colinas, vistosas envoltas no tapete verde. Natureza. Herança que guardamos na lembrança. Nossa sina. Passos que transpassaram renovado Olhar de nosso Rio com suas Águas Outrora límpidas, virou preocupação de muitos e luta de poucos – revermos pescadores em ato de lazer. Por sobre Pedras, as mesmas que serviram de quintal para inúmeros momentos de brincadeiras de Ontem, resvala hoje ainda... Posso percorrer devido aos desvios de suas águas.

    




Com o nosso agradecimento ao Companheiro Trajano/ carinho e dedicação pelo que faz...

  Monumento a nossa -Três Rios - Rio de Janeiro -Brasil  entregue em, - Dezembro de 2021.


Realeza. Brilho de silhuetas matinais de nossas vidas. Leito ao relento! Observamos... Encanto - me ao ver- te Vale. Ao Vento.  Três Rios – por entre Rios – aquecem vossos ritos no sorriso de ternuras originais.  Faceira que Refaz.  Seiva infinita. Chama! Por entre Garças triunfa no leito das Graças!   Ardor! Locomotiva de Paz!


   O tempo passa. Vejo - Te Donzela de Outrora no Coração de nosso Rio! Rito decantado. Olhares vivos, face Puris; contemplar de nossa Aldeia. Solidária, voluptuosa, pensamento traz, e sob a Brisa – Espraiar no remanso resplandecer da Cena.  Quero sempre Te ver passar pelo Rio Paraíba do Sul, nosso presente. Hoje! Cambaleante na trilha perenal  rumo ao Mar, por entre Colinas, resvala  para novo rebento encaminhar...   

   No Altar de Torres sustenta o Progresso. Alimenta nossos Versos, ilumina nossa Avenida também. Cotidiano Perene; instantes de nossos Jardins, Estandartes de braços abertos nos embalam.  Celebra nossas Veredas e encanta nossa Gente.  Palco da Diversidade mantida. Identidade aguerrida.  Alberto Lavinas. Avenida! Daqui nos fascina!*Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Cultural/Jornalista / Escritor-Poeta. Foto |*WRA.


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...