sábado, 23 de abril de 2016

Via UNIC-Rio- COMPAZ/FC.

ONU espera recorde de assinaturas para acordo climático de Paris em cerimônia no dia 22 de abril ...

Mais de 160 países confirmaram que assinarão o histórico acordo do clima fechado em dezembro do ano passado em Paris, em uma cerimônia que será promovida pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em 22 de abril. Acompanhe ao vivo em http://webtv.un.org e todos os detalhes aqui; acesse o texto do Acordo de Paris em português.
Arte: ONU
Arte: ONU
Um número recorde de países deve assinar o histórico acordo do Clima fechado em dezembro de 2015, em Paris, em uma Cerimônia promovida pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em 22 de abril de 2016.
Mais de 160 países confirmaram que assinarão o acordo no dia 22, início do prazo em que o documento ficará aberto a assinaturas. Esse volume supera o recorde anterior de 119 assinaturas alcançado pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de Montego Bay, na Jamaica, em 1982.
Mais de 60 chefes de Estado e de governo participarão da cerimônia, incluindo o presidente francês, François Hollande, demonstrando o crescente nível de engajamento dos líderes mundiais para aceitar e implementar o acordo.
A cerimônia de assinatura será o primeiro passo para garantir que o acordo entre em vigor o mais rápido possível. O documento vigorará 30 dias depois que ao menos 55 países, respondendo por 55% das emissões globais de gases de efeito estufa, depositarem seus instrumentos de ratificação ou aceitação com o secretário-geral.
Alguns países já indicaram que irão depositar seus instrumentos de ratificação imediatamente depois de assinarem o acordo em 22 de abril. (confira mais abaixo)
A cerimônia também reunirá líderes da sociedade civil e do setor privado para discutir esforços no sentido de impulsionar o financiamento das iniciativas para o clima, o desenvolvimento sustentável e aumentar as ações para atingir o objetivo do Acordo de Paris de limitar o aumento médio da temperatura global abaixo de 2° Celsius.
“Paris foi histórico”, disse o secretário-geral da ONU. “Mas é só o começo. Precisamos acelerar urgentemente nossos esforços para combater as mudanças climáticas. Encorajo todos os países a assinar o Acordo de Paris em 22 de abril para que possamos transformar nossas aspirações em ações.”
Em consonância com o artigo 12 do Acordo, que pede a cooperação para “ampliar a educação, a formação, a sensibilização do público, a participação do público e o acesso do público a informação sobre as mudanças climáticas, reconhecendo a importância dessas etapas para ampliar as ações previstas no presente Acordo”, o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) traduziu na íntegra para o português o Acordo.
Língua primária de pelo menos 240 milhões de pessoas em todo o mundo, o português não é um idioma oficial da ONU e, por isso, o Acordo ainda estava sem tradução.
Acesse em português o Acordo de Paris, traduzido pelo UNIC Rio, e outras informações em português emhttps://nacoesunidas.org/acordodeparis
Mais informações, visita a página oficial do evento: www.un.org/sustainabledevelopment/climatechange

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...