sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC. ONU lança campanha de divulgação dos ‘Objetivos Globais’ para promover novas metas de desenvolvimento


Criada pelo cineasta Richard Curtis, a campanha de divulgação dos ‘Objetivos Globais’ busca popularizar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Foto: ONU/iStock photo
Foto: ONU/iStock photo
É hora de mudar o mundo!” Isso é o que militantes, figuras públicas, empresas e grupos da sociedade civil vão dizer para sete bilhões de pessoas em sete dias, quando os Estados-membros da ONU adotarão o novo conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York nesta quinta-feira (03), onde foi apresentada a campanha de divulgação dos Objetivos Globais – como estão sendo chamados os objetivos da ONU – dirigida pelo cineasta Richard Curtis. A iniciativa tem a intenção de popularizar os 17 Objetivos e impulsionar sua implementação completa em todo o mundo.
Descrita como um “esforço sem precedentes”, a campanha é apoiada por uma série de outros movimentos sociais, incluindo a Action/2015 (Ação 2015), uma aliança com mais de 2 mil organizações, e a Global Citizen (Cidadão Global), uma comunidade de pessoas que ajuda a combater a pobreza extrema.
A chefe do Departamento Informação Pública da ONU (DPI), Cristina Gallach, declarou que 2015 é um “ano único” e que a “notoriedade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” é imprescindível para assegurar sua implementação.
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que será adotada no final de setembro pelos Estados-membros da Organização, traz 17 objetivos e 169 metas que vão estimular a ação nos próximos 15 anos em áreas de importância crítica para a construção de um mundo mais justo e sustentável para todos.
Saiba mais em www.globalgoals.org
A coletiva de imprensa está disponível aqui.

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC. Mundo observa como testemunha o inimaginável conflito sírio', diz chefe de Comissão da ONU


O brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão de Inquérito Sobre a Síria, apresentou o Decimo Relatório Sobre a Situação do país e pediu mais esforços Mundiais para por fim ao "prolongado e caótico" Conflito.

Não PESSOAS campo Tishreen Pará deslocadas em Alepo, Síria,-residentes tentam Seguir com SUA vida normal.  Foto: UNICEF / Razan Rashidi
 PESSOAS no campo Tishreen Para deslocadas em Alepo, Síria,-residentes tentam seguir com sua vida normal. Foto: UNICEF / Razan Rashidi
Um dia apos uma triste Imagem do menino sírio Aylan Kurdi, afogado na costa da Turquia, circular O Mundo, o chefe da Comissão de Inquérito da ONU lançou, Nesta quinta-feira (03), um alerta parágrafo como consequências fazer "prolongado e caótico "Conflito no país. Para o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, Após metade da População do país ter sido deslocada ou encontrar-se em Situação de Refúgio, O Mundo observa como Testemunha, enquanto Sirios estão sendo submetidos a crimes de guerra, bem como sepulturas sofrendo violações de seus Direitos Humanos. 
"Os civis estão sofrendo o inimaginável, enquanto o Mundo observa como Testemunha. Sem maiores esforços para levar como contraditório uma Mesa de Paz, prontos para chegar a um compromisso, como tendências atuais sugerem que o conflito sírio - e o abate e a destruição que isso causa - vai continuar  sem Próximo Futuro ", disse Pinheiro, Que é o Presidente da Comissão de Inquérito Sobre a Síria.
Durante o Lançamento do Décimo Relatório da Comissão, de ele afirmou que "Mais Precisa Ser Feito algo para cessar mas vítimas desse Conflito, estão sendo forçados a fugir de suas casas e buscar Proteção e Refúgio, e buscar a mas terrível das circunstâncias".
Paulo Sérgio Pinheiro - enfatizou que é fundamental uma Comunidade mundial para Agir com Humanidade e compaixão, desenvolvendo Canais Legais de Migração que aumentem o Espaço de Proteção para requerentes de Asilo dos Refugiados.
Civis Como Alvo
Segundo a COMISSÃO, o Conflito armado sírio, agora em seu quinto ano, tornou-se prolongado e caótico, com os Múltiplos lados do Conflito exibindo um desrespeito total pelas obrigações das Leis Internacionais, atacando civis, áreas Residenciais e os locais protegidos, e pede solução junto ao  Direito internacional. Táticas de combate as suas empregadas por  todos os lados fazer em conflito armado, como cercos, bombardeios indiscriminados e ataques aéreos resultaram em mortes de civis em massa. Destruição de Patrimônio Cultural da Síria e deslocamento de civis em escala massiva.
A COMISSÃO , foi criada em 2011, pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, disse que os lados beligerantes continuam visando civis, incluindo Homens com Idade de combate, Mulheres, Crianças, Detentos, Doentes e feridos. Trabalhadores, Médicos e Humanitários, Jornalistas, Defensores dos Direitos Humanos e deslocados Internos. A Comissão  chama para uma Ação urgente, e garantir Proteção e Segurança para todos os Civis.
O Relatório assinala o quanto de atrocidades levadas a cabo são realizadas  por Grupos Terroristas e pelo Governo, incluindo o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) e a Frente al - Nusra.
A COMISSÃO continua a relatar que os Homens são os principais vítimas de desaparecimento forcado, tortura e assassinatos Ilegais. Mulheres e meninas são alvo entre as vítimas, com a força do Governo prendendo Mulheres Advogadas, Jornalistas e ativistas da Paz.
Por outro lado, o ISIL submeteu as mulheres ao controle de seus familiares homens, e assim como meninas e Mulheres com Mais de 10 Anos de Idade, e elas não podendo sair  de casa sem um parente masculino. O Relatório  alerta para alvos de  abusos feitos pela ISIL de Mulheres Yazigis, inclusive Escravidão sexual. O Documento alvo denuncia Execuções de crianças e seu  papel de carrascos.
"E a responsabilidade contraditório beligerantes diante do   conflito sírio e Estados influentes e a busca da paz, e a responsabilidade especial da Comunidade internacional abrir o Caminho da Justiça  para com as vítimas da Síria", Disse Pinheiro.
O Relatório está programado para ser apresentado no final deste mês finais de Setembro/15,  durante um Diálogo Interativo na 30ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.

ONU abre treinamento virtual sobre áreas protegidas do Bioma Amazônico

 

O curso tem duração de três meses – setembro a dezembro de 2015. Inscrições estão abertas para candidatos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela podem participar.

Foto: FAO
Foto: FAO
O curso tem o objetivo de capacitar funcionários dos sistemas nacionais de áreas protegidas e os parceiros estratégicos do Bioma Amazônico na inclusão do papel das áreas protegidas amazônicas como oportunidades de conservação e adaptação aos cenários de mudanças climáticas,  através de capacitação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) da ONU.
A capacitação tem duração de três meses – setembro a dezembro de 2015 – e os interessados precisam dispensar 2,5 horas semanais para o mesmo, além de participar de uma oficina presencial de dois dias em janeiro ou fevereiro de 2016. Inscrições estão abertas para candidatos do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Venezuela podem participar.
Informações detalhadas sobre o curso, assim como detalhes sobre como se inscrever, estão disponíveis do site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO): https://www.fao.org.br/ctvapmaocacmc.asp

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.Começa nesta segunda-feira (07) o Congresso Florestal Mundial, apoiado pela ONU, na África do Sul da FAO

Evento acontecerá entre 07 e 11 de setembro em Durban; as principais reuniões terão transmissão ao vivo.

O evento traz este ano o tema “Os bosques e a gente: investir em um futuro sustentável”. Foto: CIAT/Neil Palmer
O evento traz este ano o tema “Os bosques e a gente: investir em um futuro sustentável”. Foto: CIAT/Neil Palmer
Durban, na África do Sul, receberá nesta segunda-feira (07) representantes governamentais, da sociedade civil, empresários e acadêmicos para participar do Congresso Florestal Mundial, onde será debatido o futuro deste bioma, responsável pela proteção da flora e fauna do planeta. Em sua 14º edição, o encontro – que acontece a cada seis anos – marca também a primeira vez que o evento acontece em solo africano.
Com o apoio da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), o evento traz este ano o tema “Os bosques e a gente: investir em um futuro sustentável”. A ideia é explorar formas de liberar todo o potencial desses ecossistemas para tirar as populações rurais da pobreza, atuar como combatentes da mudança climática e inspirar novas tecnologias e produtos renováveis.
Durante a reunião de quatro dias, será lançado o relatório Avaliação dos Recursos Florestais Mundiais 2015 e a cerimônia inaugural contará com a presença do presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Os participantes abordarão as adaptações às mudanças climáticas, ações para responder ao aumento da demanda por água potável, além de apresentar soluções inovadoras de conservação das florestas e promoção de moradias mais sustentáveis.
Outras informações sobre o encontro encontram-se disponíveis aqui.
Informações para a imprensa 0303
Maria De Cristofaro, Departamento Florestal da FAO
(+39) 06 570 52120
maria.decristofaro@fao.org

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.Criança Esperança arrecada mais de R$ 20 milhões para 30 projetos sociais da UNESCO no Brasil

Criado em 1986, o Criança Esperança já investiu mais de 290 milhões de reais em pelo menos 5 mil projetos, beneficiando diretamente mais de 4 milhões de pessoas.

crianca esperanca
Em sua 30º edição, o Criança Esperança, uma parceria entre a Globo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mobilizou mais de 20 milhões de reais, que vão financiar 30 projetos sociais nas cinco regiões do Brasil, pelos próximos dois anos, num processo seletivo especial em comemoração aos 30 anos do Programa.
Como acontece anualmente, a rede de televisão Globo dedicou boa parte de sua programação para a Campanha Criança Esperança 2015, abrindo espaço para mostrar os projetos apoiados; chamar atenção para a importância da educação e de outras temáticas centrais da UNESCO, como a valorização do professor; tornar pública a forma de investimento dos recursos arrecadados; e mobilizar a sociedade para participar, por meio de doações.
Criado em 1986, o Criança Esperança já investiu mais de 290 milhões de reais em pelo menos 5 mil projetos, beneficiando diretamente mais de 4 milhões de pessoas. A UNESCO é responsável pelo processo seletivo das ONGs apoiadas com recursos do Programa. Os projetos são selecionados por meio de edital público, divulgado nos sites do 

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.UNICEF: mais de 3 mil requerentes de asilo atravessam a Macedônia diariamente

Número de mulheres e crianças chegando à Macedônia triplicou nos últimos três meses, mas a maioria cruza o país para alcançar outras localidades na Europa. 80% dos migrantes e refugiados são da Síria, enquanto 5% do Afeganistão e 5% do Iraque.

Lamar, 4, viajou com a sua mãe da Síria para a fronteira de Gevgelija, da Grécia e a Macedônia. Foto: UNICEF/Tomislav Georgiev
Lamar, 4, viajou com a sua mãe da Síria para a fronteira de Gevgelija, da Grécia e a Macedônia. Foto: UNICEF/Tomislav Georgiev
Nos últimos três meses, o número de mulheres e crianças sírias, afegãs e iraquianas que tentam chegar à Europa através da Macedônia triplicou, anunciou o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) nesta terça-feira (01). “Estima-se que 3 mil pessoas transitam através da Macedônia diariamente”, disse o UNICEF em uma comunicado à imprensa, adicionando que um terço delas são mulheres e crianças e 12% das mulheres estão grávidas.
“Muitas famílias levam meses deslocando-se com suas crianças, aguentando dias desgastantes, chegando apenas com as roupas e sapatos do corpo. Elas estão fisicamente exaustas e precisando desesperadamente de um lugar para descansar. Muitas sofrem com desidratação, bolhas, diarreia e queimaduras de sol”.
Segundo o Escritório do Alto Comissário da ONU para Refugiados (ACNUR), desde junho de 2015, mais de 52 mil pessoas foram registradas no centro de recepção em Gevgelija, na fronteira da Macedônia com a Grécia. Muitas, no entanto, não chegam a ser registradas, embarcando quase imediatamente em ônibus e trens em direção à Sérvia para alcançar outros países. Segundo estatísticas do Ministério do Interior, 80% dos migrantes e refugiados são da Síria, enquanto 5% do Afeganistão e 5% do Iraque.

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC. Com apoio da ONU, Prêmio Vladimir Herzog anuncia vencedores em 30 de setembro


O 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado, atualmente, por 11 instituições, incluindo o Centro de Informação da ONU no Brasil. Cerimônia de premiação acontecerá em 20 de outubro em São Paulo.

O escritor Eduardo Galeano será um dos homenageados (in memoriam) neste ano. Foto: Flickr/Rafael Holanda Barroso (CC)
O escritor Eduardo Galeano será um dos homenageados (in memoriam) neste ano. Foto: Flickr/Rafael Holanda Barroso (CC)
No próximo dia 30 de setembro, quarta-feira, a Comissão Organizadora do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos estará reunida na sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo, em sessão pública e transmissão ao vivo, para a escolha dos vencedores desta 37ª edição.
Foram 612 trabalhos inscritos, recorde da década. A primeira etapa de julgamento, iniciada dia 15 de agosto, conta com a participação de 24 jurados, representantes de quase todos os estados do país. Já na segunda fase, a comissão julgadora será composta por 11 dirigentes das entidades organizadoras, que avaliará os trabalhos que obtiverem as três maiores notas em cada categoria para, enfim, eleger os ganhadores.
Considerado um dos mais significativos do país, o Prêmio Vladimir Herzog reconhece, ano a ano, trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
Neste ano, a cerimônia de premiação acontecerá no dia 20 de outubro, terça-feira, às 20h, no TUCA, em São Paulo, e será precedida da Roda de Conversa com os profissionais premiados na manhã do próprio dia 20, no Tucarena.
Prêmio Especial Vladimir Herzog 2015
Desde 2009, a Comissão Organizadora do Prêmio Herzog indica jornalistas para serem homenageados pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz, Justiça e contra a Guerra. A iniciativa das instituições promotoras retoma proposta original do Prêmio, que previa tal reverência a personalidades ou jornalistas que jamais inscreveriam seus trabalhos em qualquer tipo de concurso.
Já foram homenageados Lourenço Diaféria (in memoriam), David de Moraes, Audálio Dantas, Elifas Andreato, Alberto Dines, Lúcio Flavio Pinto, Perseu Abramo (criador do Prêmio, in memoriam), Marco Antônio Tavares Coelho, Raimundo Pereira, Sandra Passarinho e Rubens Paiva (in memoriam). Neste ano, receberão as homenagens Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam).
O 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado, atualmente, por 11 instituições: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Instituto Vladimir Herzog; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional, Ordem dos Advogados do Brasil / Secção São Paulo, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.
SERVIÇO
37º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
Reunião da Comissão Julgadora e divulgação dos premiados: 30 de setembro, em sessão aberta de julgamento na Câmara Municipal de São Paulo e transmissão ao vivo pela internet, das 10h às 14h.
Roda de Conversa: 20 de outubro, terça-feira, das 9h às 13h
Local: Tucarena
Solenidade de premiação: 20 de outubro, terça-feira, 20h
Local: TUCA – Teatro da Universidade Católica – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, São Paulo
www.premiovladimirherzog.org.br

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC. Chefe da ONU entrega o projeto de agenda global de sustentabilidade aos Estados-membros da ONU


Para Ban Ki-moon, a Agenda 2030 colocará as pessoas no centro do desenvolvimento, incentivando o bem-estar humano, a prosperidade, a paz e a justiça em um planeta saudável.

Com a Agenda 2030, Ban Ki-moon promete não deixar ninguém para trás. Foto: Flickr/Olearys (CC)
Com a Agenda 2030, Ban Ki-moon promete não deixar ninguém para trás. Foto: Flickr/Olearys (CC)
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou na última terça-feira (01) uma resolução enviando o projeto daAgenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” aos Estados-membros para a adoção no final de setembro, levando a comunidade internacional “para a beira de decisões que podem ajudar a realizar o sonho de um mundo de paz e dignidade para todos”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
“Hoje é o início de uma nova era. Viajamos um longo caminho juntos para chegar a este ponto”, declarou Ban, narrando o caminho que a comunidade internacional tomou durante os 15 anos desde a adoção dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) no sentido de elaborar um novo conjunto de metas de sustentabilidade pós-2015 que visem a assegurar a longo prazo o bem-estar do nosso planeta e seu povo”.
Com a expectativa de que os líderes mundiais adotem o texto entre os dias 25 e 27 de setembro em Nova York, o chefe da ONU disse que a Agenda 2030 tem o grande objetivo de levar as pessoas ao centro do desenvolvimento; promovendo o bem-estar humano, a prosperidade, a paz e a justiça em um planeta saudável e buscando o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas e igualdade de gênero.
O secretário-geral afirmou que a Agenda prioriza os grupos vulneráveis e marginalizados, prometendo “não deixar ninguém para trás” e resolvendo as questões pendentes do ODM.
A Agenda se encaixa em uma série de eventos divisores de água para a humanidade em 2015, como a Terceira Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Adis Abeba em julho, e a Cúpula do Clima, em dezembro em Paris, onde líderes mundiais adotarão um novo compromisso de combate às mudanças climáticas.
“Juntos, eles são o alicerce para começar a implementação da Agenda 2030”, explicou Ban, adicionando que esses encontros serão seguidos de outros passos cruciais no ano que vem, como a Cúpula Humanitária Mundial, em Istambul em maio, e a Habitat III, em Quito em outubro, além de uma sessão especial sobre o problema das drogas mundiais na Assembleia Geral da ONU.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015


Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.Wagner Moura passa a atuar oficialmente como Embaixador da Boa Vontade da OIT“A escravidão moderna é o mais primitivo dos desrespeitos ao direito da pessoa”, afirmou o ator durante o encontro no Rio de Janeiro, onde recebeu o certificado e conheceu os próximos passos de sua atuação no combate ao trabalho forçado.

A Diretora de Comunicação da OIT, Márcia Poole, entregou o certificado de Embaixador da OIT ao ator Wagner Moura. Foto: OIT
A Diretora de Comunicação da OIT, Márcia Poole, entregou o certificado de Embaixador da OIT ao ator Wagner Moura. Foto: OIT
Wagner Moura passa a ser oficialmente o primeiro Embaixador da Boa Vontade da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no mundo, enfocando sua atuação no combate ao trabalho forçado. Em um encontro no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (31), a Diretora de Comunicação da OIT, Márcia Poole, entregou o certificado ao ator brasileiro e abordou as próximas ações do ator neste novo papel.
Como Embaixador da OIT, a primeira tarefa de Wagner será promover a nova campanha global da organização para acabar com a escravidão moderna, 50 For Freedom. Também participaram da discussão o Coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, o coordenador do Movimento Humanos Direitos (MHUD) e da Rede Social Justiça e Direitos Humanos, Padre Ricardo Rezende, o coordenador de programa de combate ao trabalho forçado do Escritório da OIT no Brasil, Luiz Machado, e a responsável de Comunicação da OIT no Brasil, Ana Paula Canestrelli.
O ator colabora com a OIT desde 2013, quando apoiou a campanha Cartão Vermelho contra o trabalho infantil. O combate ao trabalho forçado é uma causa pela qual Wagner já batalha há muito tempo: “A escravidão moderna é o mais primitivo dos desrespeitos ao direito da pessoa. É algo que me toca profundamente, porque eu cresci no interior do Brasil e vi por mim mesmo como a pobreza força as pessoas a trabalharem em condições de exploração, de abuso. É por isso que eu venho militando com meus companheiros do MHUD, especialmente o Padre Ricardo Rezende, ou em parceria com lideranças políticas sensíveis ao assunto para pressionar por leis e ações concretas para combater o trabalho forçado”, afirmou o ator.
Para Poole, Wagner é um importante reforço para defender esta causa junto à OIT, pois pode passar a mensagem para aqueles com o poder de mudar a situação e se conectar com as pessoas, especialmente os jovens. “Ele tem uma grande reputação como militante pelos direitos humanos no Brasil e seu perfil também está crescendo em nível internacional”, lembrou a diretora de Comunicação. “O trabalho escravo está ao nosso redor, em países ricos e pobres, e todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte para acabar de uma vez por todas com a escravidão moderna”.

50 For Freedom
A OIT lançou a campanha 50 For Freedom em junho de 2015, durante a Conferência Internacional do Trabalho (CIT) em Genebra, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o trabalho forçado e mobilizar o apoio do público para conseguir com que pelo menos 50 países ratifiquem até 2018 o Protocolo à Convenção sobre o Trabalho Forçado de 1930 . O Protocolo é um novo instrumento internacional que foi adotado pela CIT em 2014 e dá um novo impulso à luta global contra o trabalho forçado, incluindo o tráfico de pessoas e as práticas análogas à escravidão. Além de exigir que os países tomem medidas extras para combater a escravidão moderna, o Protocolo também pede que os governos invistam em ações para ajudar as vítimas a retomarem suas vidas.


COMPAZ/ Folha Cultural
 S/ Solidariedade...
Já estamos há mais de uma década no Séc. XXI, no Tempo do conhecimento, da Intelectualidade para todos, da Transparência disponível para todos por meio das mais variadas ‘ferramentas’ de comunicação social – pelos telejornais, pela internet e suas rede.  Todos têm o Direto, e também a obrigação de acessar o conhecimento.  Usufruir da moeda, da riqueza para o Individuo que vive este Séc. A Solidariedade – é uma  Entidade Interior.  Solidariedade – nem se ensina, nem se ordena, nem se produz.  A Solidariedade tem de brotar e crescer como uma Semente, e permanentemente no Coração da Gente. 
A Solidariedade – é o sentimento que melhor expressa o respeito pela Dignidade Humana. Ai inserido as palavras e as atitudes...,  que pode mudar situações no ponto positivo p/ a Vida desta comunidade Humana...  
Eduardo Galliano ( escritor Uruguaio..) “ Eu não acredito em Caridade, eu acredito em Solidariedade. Caridade – é tão vertical: - vai de cima p/ baixo. Solidariedade – é Horizontal: respeita o outro e aprende com o outro... A maioria de nós tem muito que aprender com as outras pessoas... ( pesquisa e adaptação de WRA/15)     

Cultura da Paz – Paz em Ação, ou seja, o respeito e observância aos Direitos Humanos e suas abrangências; nas Pessoas, e nas Comunidades. Sua diversidade - artístico e sócio cultural, e o envolvimento do Patrimônio dos Povos, e pelo Desenvolvimento Civilizatório  na Humanidade... (Adaptação de Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor Editorial da Folha Cultural/FC-12).


 Só há Progresso na Vida Interior através da Arte... ( C/DEDAC/99)

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC. Em São Paulo, ONU pede incorporação de um milhão de mulheres no mercado de trabalho como empreendedoras 


O pedido de ação desenvolvido através de consultas com governos, setor privado sociedade civil compartilha uma visão comum que empresas lideradas por mulheres podem ajudar o crescimento global, o desenvolvimento e a redução da pobreza.

Participantes do encontro de São Paulo. Foto: ITC
Participantes do encontro de São Paulo. Foto: ITC
O Centro Internacional de Comércio  (ITC) da ONU, lançou, nesta terça-feira (01),  um pedido global para que líderes, governos e o setor privado trabalhem juntos para garantir que 1 milhão de mulheres entrem no mercado de trabalho como empreendedoras ou proprietárias de negócios até 2020. O apelo foi feito pela diretora executiva do ITC, Arancha González, durante a Cúpula Desbravadoras (Trailblazers summit), do Women Vendors Exhibition and Forum (WVEF), que acontece em São Paulo entre 1 e 3 de setembro de 2015..
O Pedido de Ação Trailblazers foi desenvolvido depois de extensas consultas com governos, o setor privado e a sociedade civil em todo o mundo. O resultado é uma entendimento partilhado de que incluir mais empresas lideradas por mulheres pode ajudar o crescimento global, o desenvolvimento e a redução da pobreza. Além disso, afirma o documento, assegurar o acesso aos mercados domésticos, regionais e internacionais dos negócios de propriedade de mulheres terá impacto local e global na criação de empregos e na diminuição da desigualdade de gênero.
O Pedido de Ação foca em oito pontos: coleta de dados, análise e difusão; política de mercado; contratos públicos; certificação; limitações da oferta; serviços financeiros; e direitos de propriedade. Em cada pilar, governos, negócios e outras organizações são desafiados a realizar promessas medíveis com as quais se possa entender e superar os obstáculos que enfrentam as mulheres empreendedoras, funcionárias e negócios de propriedade de mulheres.
“O resultado é um conjunto de Objetivos robustos e de Ação que são ambiciosos, porém alcançáveis. Vamos criar um mundo no qual as mulheres são iguais e onde as inovação feminina é bem-vinda”, afirma González.
Durante a Cúpula, várias organizações fizeram suas promessas em direção da incorporação de 1 milhão de mulheres com negócios próprios no mercado até 2020.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC -Secretário-geral da ONU lamenta morte de general brasileiro e comandante da força de paz no Haiti  
  • Publicado em 
  •  
  • Atualizado em 31/08/2015
  • José Luiz Jaborandy Jr. atuava como comandante das tropas da força de paz da ONU no Haiti desde março de 2014.
    O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lamentou nesta segunda-feira (31) a morte do general brasileiro José Luiz Jaborandy Jr., que faleceu vítima de um infarto neste domingo (30) em Miami durante sua viagem de visita ao Brasil. Ele atuava como comandante das tropas da força de paz da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) desde março de 2014.
    Ban Ki-moon mostrou seu agradecimento pela liderança e dedicação de Jaborandy pela causa da paz e ofereceu suas sinceras condolências à sua família e ao governo brasileiro por esta perda trágica.
    A representante especial do Secretário-Geral da ONU no Haiti, Sandra Honoré, considerava Jaborandy como um comandante admirável, respeitoso e um exemplo de oficial do exército. “Após o começo de seu mandato na MINUSTAH em 15 de março de 2014, o general Jaborandy Jr. trabalhou arduamente para consolidar a segurança no Haiti. Ele fará muita falta para todos que trabalharam com ele de forma incansável e com sacrifício para a estabilidade do Haiti”, disse a chefe da Missão no País.
    Atualmente, a MINUSTAH tem 2.338 militares, 2.239 policiais, 317 funcionários internacionais e 1.134 funcionários locais da ONU, assim como 128 voluntários das Nações Unidas, totalizando 6.156 pessoas. Do contingente militar da MINUSTAH, 982 são brasileiros, segundo dados de 30 de junho.

    Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC-Em Salvador, ONU e Secretaria de Cultura e Turismo discutem investimentos em jovens nestes setores 
  • Publicado 
  • Atualizado 31/08/2015
  • O secretário, Érico Mendonça, destacou o trabalho realizado para promover os direitos da população jovem. O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, destacou os investimentos em jovens e nas ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial.

    Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos. Foto: Flickr cc/João Milet Meirelles
    Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos. Foto: Flickr /João Milet Meirelles (CC)


    O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) se reuniu com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) na quarta-feira (26) para compartilhar informações, metodologias e traçar plano de ações conjuntas com foco na população jovem do município. Segundo o Censo de 2010, 28% da população da cidade, cerca de 750 mil, têm de 15 a 29 anos.
    Apresentando o trabalho que o UNFPA realiza no Brasil, o representante, Jaime Nadal, destacou os investimentos em jovens e nas ações de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial, e comentou a experiência de trabalho com jovens em comunidades, nas unidades escolares, nas comunidades onde jovens privados de liberdade, cumpriam medidas socioeducativas, e ainda comjovens líderes com histórias de ativismo nas áreas de desenvolvimento local sustentável, artes, cultura e na educação.
    O secretário, Érico Mendonça, destacou o trabalho realizado para promover os direitos da população jovem, sublinhando que as atividades voltadas para inserção e manutenção no mercado de trabalho nas áreas de cultura e do turismo, não serão apenas a qualificação técnica, mas também devem englobar conhecimentos sobre direitos humanos.
    O programa, cujas ações prioritárias devem ainda ser definidas, também deve promover a inclusão produtiva e movimentar a economia do turismo, ampliando e qualificando a participação da população afrodescendente, sobretudo em territórios que já possuem a vocação para o turismo cultural, como os bairros da Liberdade e Itapoã. Esse escopo dialoga com as iniciativas desenvolvidas pelo Fundo de População no âmbito da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos povos afrodescendentes às nossas sociedades.
    A representante auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, enfatizou a importância da reunião como uma oportunidade para reforçar o que vem sendo feito pela nova gestão municipal e fortalecer os laços entre as duas instituições na promoção do desenvolvimento local com justiça e equidade. Destacou ainda que as ações realizadas em parceria também poderão inspirar e ser inspiradas por experiências de outros países, dando ênfase às iniciativas de Cooperação Sul Sul que, desde 2002, são implementadas pelo UNFPA Brasil e o governo. Em complemento, o representante da agência da ONU mencionou que a Cooperação Sul-Sul pode ser uma janela de oportunidade na promoção internacional da cidade. “O Brasil é um exemplo em políticas sociais para os outros países no mundo. E a cultura é vista como um valor agregado. E Salvador tem isso.”

    Via UNIC-Rio/ COMPAZ/FC - Estado do Rio de Janeiro e ONU assinam acordo para promoção de cidades mais sustentáveis


    O compromisso inclui a promoção de debates sobre os desafios do desenvolvimento urbano, o desenho e a implementação de projetos que possam influenciar políticas públicas em temas urbanos e metropolitanos, bem como a sistematização e difusão de boas práticas sobre o assunto.
    Cidade do Rio de Janeiro. Foto:Flickr/John Skodak (CC)
    Cidade do Rio de Janeiro. Foto:Flickr/John Skodak (CC)
            Representantes do Programa da ONU para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e do Estado de Rio de Janeiro se reuniram na quinta-feira (20) no Palácio Guanabara, sede do governo, para celebrar um acordo direcionado a buscar soluções a favor do desenvolvimento urbano sustentável e promover discussões que possam influenciar políticas públicas para o estado.
              Ao assinar o documento, o governador estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e o diretor do escritório regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez, assumiram o compromisso de incentivar ações em benefício da governança urbana metropolitana.
        Outros compromissos incluem a promoção de debates sobre os desafios do desenvolvimento urbano, o desenho e a implementação de projetos que possam influenciar políticas públicas em temas urbanos e metropolitanos, bem como a sistematização e difusão de boas práticas sobre o assunto.
       “Também se contempla cooperar tecnicamente para a promoção da participação do estado do Rio de Janeiro e seus municípios no processo de preparação para a Habitat III, a terceira conferência da ONU para a moradia e o desenvolvimento sustentável, que acontecerá em outubro no próximo ano, em Quito, Equador”, disse Velásquez.
         Além de promover a divulgação da Conferência Habitat III nas cidades do estado, o acordo prevê a elaboração do estudos e projetos-piloto sobre o desenvolvimento urbano sustentável aplicado ao contexto local, e a promoção da Nova Agenda Urbana e os princípios de urbanismo do ONU-Habitat em diversos fóruns.

      Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...