quinta-feira, 30 de abril de 2015

Via UNIC/Rio - ONU Mulheres: Dos 5.578 Municípios brasileiros apenas 10% são geridos por mulheres.
Encontro entre a agência da ONU e a Confederação Nacional de Municípios serviu para estreitar laços.
Adolescentes participam na Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW). Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown
Adolescentes participam na Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher (CSW). Foto: ONU Mulheres/Ryan Brown
A representante da ONU Mulheres, Nadine Gasman, participou na sexta-feira (24) de um encontro na Confederação Nacional de Municípios, em Brasília, para tratar de trocas de experiências e parcerias. Na ocasião, o diretor executivo da entidade, Gustavo Cezário, apresentou algumas das iniciativas promovidas pela Confederação voltadas ao público feminino.
Dentre elas, destacou o projeto Mulheres Seguras, uma iniciativa desenvolvido em parceria com a União Europeia que busca estimular a articulação de prefeitas para prevenção e combate à violência contra as mulheres. Segundo o diretor, dos 5.578 Municípios brasileiros apenas 10% são geridos por mulheres. “Essa é uma realidade que nós estamos trabalhando para mudar”, afirmou.
Durante a reunião, Gasman também apresentou algumas iniciativas promovidas pela ONU voltadas à igualdade de gênero. Ela destacou o movimento global HeforShe, que pretende engajar os homens à causa.
A representante da ONU explicou ainda que as ações da Organização são pautadas em três eixos: política, autonomia econômica e violência contra as mulheres. Gasman demonstrou interesse em unir esforços junto à Confederação e selar uma parceria.

quarta-feira, 29 de abril de 2015



Realizado pelo UNICEF e Fiocruz, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o curso busca contribuir para o enfrentamento da violência vivida pelas crianças e adolescentes no ambiente familiar, escolar ou comunitário.
Foto: Rádio Agência Nacional
Foto: Rádio Agência Nacional
Todos os conselheiros e técnicos dos conselhos tutelares da cidade do Rio de Janeiro estão convidados a participar de um curso de capacitação sobre o enfrentamento da violência vivida por crianças e adolescentes no ambiente familiar, escolar ou comunitário.
Realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, o curso busca qualificar a atuação dos Conselhos Tutelares no tema da violência interpessoal e garantir a proteção integral das crianças e adolescentes. A mesma iniciativa está sendo realizada em Maceió e São Luis, e inclui o lançamento de um publicação sobre o tema.
“Os conselhos tutelares têm um papel fundamental na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, lidando com situações de violência no dia a dia. É essencial que as equipes sejam fortalecidas para enfrentar esse desafio”, destaca Luciana Phebo, coordenadora do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro. A iniciativa está ligada à Plataforma dos Centros Urbanos, uma parceria entre UNICEF, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes para reduzir as desigualdades dentro do próprio município que afetam a infância e a adolescência.
O curso foi preparado a partir da escuta das dificuldades e necessidades dos próprios conselheiros tutelares e técnicos. “Nossa expectativa é que os conteúdos e reflexões permitam que os conselhos possam atuar de maneira humanizada e resolutiva diante das situações de violência, envolvendo os parceiros necessários”, completa Suely Deslandes, pesquisadora da Fiocruz, uma das coordenadoras do projeto.
No Rio de Janeiro, o curso inicia esta semana com uma aula presencial, dividida em três turmas: Campo Grande (dia 27/abril), Tijuca (dia 29/abril) e Madureira (dia 04/maio). A capacitação segue então a distância por 10 semanas com um novo encontro presencial ao final. Ao todo são 110 vagas, destinadas aos conselheiros e técnicos dos 17 conselhos tutelares do município do Rio de Janeiro.
Serviço: Curso de capacitação “O Conselho Tutelar e o Enfrentamento à Violência Interpessoal”
  • Turma 1 – 27/04/15, 9h-17h, Instituto Mais Cultura, Avenida Cesário de Melo,3615, Campo Grande – RJ
  • Turma 2 – 29/04/15, 9h-17h, Teatro Bezerra de Menezes, Rua São Francisco Xavier, 609, Tijuca – RJ
  • Turma 3 – 04/05/15, 9h-17h, GRES Portela, Rua Clara Nunes, s/nº, Madureira.

Via / UNIC-Rio- Brasil/  FC- COMPAZTR

Evento na PUC-Rio comemora os 70 anos da ONU

Escritor e jornalista norte-americano Stephen Schlesinger fala sobre o papel dos Estados Unidos e da União Soviética na criação das Nações Unidas.
Clique no cartaz para ampliá-lo.
Clique no cartaz para ampliá-lo.
Como parte das atividades do 70º aniversário das Nações Unidas – comemorado em todo o mundo durante 2015 – o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio promovem uma palestra com Stephen Schlesinger, da Century Foundation, que falará sobre o papel dos Estados Unidos e da União Soviética na fundação da ONU –“How the United States and the Soviet Union Founded the United Nations”.
A palestra, aberta ao público, será na segunda-feira, 4 de maio, às 15h, no Auditório da RDC da PUC-Rio, na Gávea, e contará também com a participação da professora Monica Herz do IRI e do diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa.
A exposição de Stephen Schlesinger faz parte do seminário “Os 70 anos da Organização das Nações Unidas – conquistas, desafios e debates”, que acontece na PUC-Rio nos dias 4 e 5 de maio, com a participação de diversos convidados em vários painéis. Veja a programação em www.facebook.com/events/914613145246939
Sobre Stephen Schlesinger
Stephen Schlesinger é membro sênior da Century Foundation, ex-diretor do World Policy Institute da New School e ex-editor da publicação The World Policy Journal. Editou e publicou a The New Democrat Magazine, foi colunista do The Boston Globe e trabalhou quatro anos na Time Magazine. Em meados dos anos 1990, trabalhou no ONU-Habitat.
É autor de três livros: “Act of Creation: The Founding of The United Nations”, “Bitter Fruit: The Story of the U.S. Coup in Guatemala” (com Stephen Kinzer) e “The New Reformers”.
A palestra de Schelsinger será em inglês, sem tradução simultânea.
Não é necessário confirmar presença.

Serviço

Palestra “How the United States and the Soviet Union Founded the United Nations”
04 de maio 2015 – 15h
PUC Rio – Auditório RDC
R. Marquês de São Vicente, 225 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ

Informações à imprensa

Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Valéria Schilling e Gustavo Barreto
(21) 2253-2211 e (21) 98202-0171 | (21) 98185-0582
unic.brazil@unic.org | valeria.schilling@unic.org | barretog@un.org

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...