sábado, 12 de março de 2016

Prêmio da UNESCO e parceiros para mulheres na ciência abre inscrições; prazo é dia 6 de maio

quinta-feira, 10 de março de 2016

UNESCO lança novo boletim sobre sua atuação no Brasil - 13/Março/2015.
O Escritório da UNESCO em Brasília lançou, nesta terça-feira (10), a primeira edição do boletim eletrônico Brasil – UNESCO em Ação, com versões em inglês e português.

Descrição: O trabalho da UNESCO em Congonhas (MG) é destaque na nova publicação. Foto: UNESCO
O trabalho da UNESCO em Congonhas (MG) é destaque na nova publicação. Foto: UNESCO
Dirigido a funcionários, parceiros e colaboradores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) no país e no mundo, o novo boletim vai destacar algumas das principais atividades da Organização no Brasil.
O primeiro número, referente ao mês de março, lançado nesta terça-feira (10), apresenta em sua matéria principal o Museu de Congonhas – Centro de Referência do Barroco e Estudos da Pedra. Com inauguração prevista para este ano, no município de Congonhas, em Minas Gerais, o museu vai contar a história e detalhar o acervo do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. O santuário é Patrimônio Mundial e reúne a maior coleção de obras do escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

O novo boletim traz também colunas da delegada permanente do Brasil junto à UNESCO, embaixadora Eliana Zugaib, e do representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz.
UNESCO: Nova administração do Centro ‘Lúcio Costa’ beneficiará patrimônio de 17 Países.

O Centro Lúcio Costa, organismo responsável pela Capacitação em Gestão do Patrimônio, passa a ter governança por meio de cooperação internacional a partir do final de novembro de 2015. Anteriormente gerido apenas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no Brasil (Iphan), o Centro passa agora a ser administrado por um Conselho multilateral, o que possibilitará o incremento do intercâmbio entre os Países envolvidos.
A reunião que encerra o ciclo de instalação das instâncias multilaterais de governança do Centro Lúcio Costa é promovida pelo Iphan juntamente UNESCO no Brasil e aconteceu nesta quinta e sexta-feira (26 e 27 de Nov. de 2015), no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. O encontro teve a participação de delegados de sete países: Equador, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Moçambique, Peru e Uruguai.
O Brasil também está representado por representantes da UNESCO no Brasil, do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério de Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela presidenta do Iphan, Jurema Machado.
Na pauta de debate estão os seguintes assuntos: apresentação dos pontos-focais dos Países -membros, a apresentação do relatório de atividades de 2010 a 2015 e, também, a composição e a instalação do Conselho Diretor, do Comitê Executivo e nomeação do Diretor do Centro, para a Gestão dos próximos dois anos.
Criado a partir do acordo firmado entre o Governo do Brasil e a UNESCO, em 2010, O Centro tem como metas ampliar a capacidade de Gestão do Patrimônio Cultural e Natural e promover a cooperação no âmbito da sua região de abrangência, composta por 17 países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. Via UNIC/Rio para COMPAZ/FOLHA CULTURAL-FC.


Perene Avenida / Fev. 2002.                                          * De: Wilson Rodrigues de Andrade

   
         Paisagem que atina Daqui! Hoje, nós no lado costeiro da Cidade. Refazer Tramas e Famas.  Posso contemplar o Patrimônio de nosso País. Serpentear do Rio que corta nosso Chão Natal. Ao longe emolduram Colinas, vistosas envoltas ao tapete Verde. Natureza. Herança que guardamos na lembrança. Nossa Sina. Paço que transpassaram renovado Olhar de nosso Rio com suas Águas Outrora límpidas, virou preocupação de muitos e luta de poucos – revemos pescadores em ato de lazer. Por sobre Pedras, as mesmas que serviram de quintal resvalou em inúmeros momentos de brincadeiras de Ontem, resvala hoje! Posso percorrer dado aos desvios de suas Águas.
        Realeza. Brilho de silhueta matinal das nossas Vidas. Leito ao relento! Observamos... Encanto-me ao ver-te Vale. Ao Vento.  Três Rios – por entre Rios – aquecem vossos Ritos no sorriso de ternuras originais.  Refaz Faceira andança.  Seiva infinita. Clama por chama de Paz...
   O Tempo passa. Vejo-te donzela de Outrora no Coração de nosso Rio. Rito decantado, face Puri, Olhares vivos; contemplar de nossa Aldeia. Solidária, voluptuosa, pensamento traz e sob a Brisa – Espraiar no remanso resplandecer da Cena.  Quero sempre te ver passar Rio Paraíba do Sul nosso presente. Hoje! Cambaleante na trilha perenal rumo ao Mar, por entre Colinas. Veredas de novo rebento em cena, passa pelo Delta. Caminha!   
   No Altar de Torres sustentam o Progresso. Alimenta nossos Versos ilumina nossa Avenida também. Cotidiano Perenal instantes de nossos Jardins.  Estandartes de braços abertos nos embalam.  Celebra nossa vertente e encanta nossa Gente.  Palco da Diversidade mantida. Identidade aguerrida.  Alberto Lavinas. Avenida. Daqui nos fascina...

                                           *Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Cultural. / Poeta trirriense.

quarta-feira, 9 de março de 2016


Via UNIC-Rio/COMPAZ/Folha Cultural

Com apoio da ONU, empresas brasileiras participam da construção de políticas em direitos humanos

Em iniciativa inédita, conferência promovida pela Rede Brasileira do Pacto Global teve como objetivo incluir o setor privado no debate sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e na criação do Plano Nacional de Ação sobre Empresas e Direitos Humanos.
As propostas foram aprovadas em plenária pelos representantes de 32 organizações. Foto: Fellipe Abreu/Pacto Global da ONU
As propostas foram aprovadas em plenária pelos representantes de 32 organizações. Foto: Fellipe Abreu/Pacto Global da ONU
O Setor privado brasileiro deu um importante passo rumo à construção de políticas públicas na área de Direitos Humanos. Por iniciativa da Rede Brasileira do Pacto Global (RBPG), representantes de 32 Organizações – a maioria empresas – participaram, no último dia 25 de fevereiro, em São Paulo, da Conferência Livre: Direitos Humanos e Empresas.
O objetivo foi incluir o Setor privado no debate sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH) e na criação do Plano Nacional de Ação sobre Empresas e Direitos Humanos. Trata-se de uma iniciativa inédita, uma vez que é a primeira vez que empresas participam da discussão desde a I Conferência Nacional de Direitos Humanos, há 19 anos.
O Evento contou com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (Edesp-FGV).
“A participação das empresas no debate sobre direitos humanos no Brasil era imprescindível. Queremos ser uma voz bastante ativa para colocarmos nossas preocupações, assim como ouvir”, afirmou a coordenadora do Grupo Temático de Direitos Humanos e Empresas do Pacto Global, Heloísa Covolan, assessora de responsabilidade social da Itaipu Binacional.
“Em muitos casos, é o setor privado o principal violador ou corresponsável nos casos em que a violação acontece nas cadeias de fornecimento. Portanto, o Pacto Global tem total interesse em colaborar com o governo e enriquecer o debate e a elaboração dos planos”, acrescentou.
Em linhas gerais, as propostas definidas em plenária – e extraídas da discussão de três Grupos de Trabalho (leia aqui) – estabelecem as diretrizes do Plano Nacional de Ação sobre Empresas e Direitos Humanos. Foi reivindicado um processo participativo, com todos os atores envolvidos, e coordenado por um grupo intergovernamental que garanta o diálogo com outras esferas do governo. A Conferência Livre também elegeu duas delegadas e aprovou duas moções (clique aqui).
Além disso, foi solicitado um papel proativo do Estado em dar suporte e cobrar das empresas mecanismos de identificação, prevenção e mitigação de impactos em direitos humanos em suas atividades.
As propostas serão encaminhadas à Comissão Organizadora Estadual, para serem incorporadas às Conferências Nacionais Conjuntas de Direitos Humanos, que acontecem entre os dias 25 e 29 de abril, em Brasília.
Em 2014, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reconheceu a importância do papel dos planos nacionais de ação como uma ferramenta para a promoção dos Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos – criados em 2011 –, encorajando que todos os Estados-membros das Nações Unidas avancem no desenvolvimento do Plano.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Via C/DEDAC/ FC.

P / Refletir  Querida Ser Humana ... 'traga Paz na Consciência !! Diga NÃO a Violência ... 

Nos momentos de Mais uma Semana que anteceder o 8 de Março - 'Dia Internacional da Mulher " , em Diversos rincões Deste Nosso querido Brasil Homens conscientes e Mulheres conscientes de SUAS existências ... empenham-se na  Mobilização pela Vida Plena Entre todos. Seres comprometidos com este bem-Viver em coletividade. Com PAZ. WRA / 16

"A enfermidade e Um Conflito Entre a Personalidade ea alma". O resfriado escorre QUANDO O Corpo NÃO chora. A dor de garganta entope QUANDO NÃO E Possível COMUNICAR como aflições. O Estômago arde when como Raivas NÃO conseguem Sair. Diabetes S invadir when um Solidão dói. O Corpo engorda when uma insatisfação aperta. a dor de cabeça-déprime when como duvidas aumentam. O Coração desiste when o SENTIDO da vida Parece Terminar. a alergia Aparece when o perfeccionismo FICA intolerável. como unhas quebram when como Defesas Ameaçadas ficam. O peito aperta when o Orgulho escraviza. a pressao sobe when o medo aprisiona. como neuroses paralisam when uma "Criança interna" tiraniza. a febre esquenta when como Defesas detonam como Fronteiras da Imunidade. Os joelhos Doem when o Orgulho Não Se dobra. O Câncer mata QUANDO NÃO SE perdoa e / ou cansa de viver. e como dores caladas? como Falam em Nosso Corpo? uma enfermidade NÃO e mA, Ela avisa when erramos a Direção.

O Caminho Para a Felicidade NÃO E reto, existem curvas, São OS Equívocos.   Existem Semaforos chamados Amigos, Luzes de precaução chamadas Família, e ajudará Muito ter nenhum Uma Caminho Peça de REPOSIÇÃO Chamada Decisão, hum do motor potente Chamado Amor, um bom seguro Chamado Determinação, abundante Combustível Chamado Paciência. "Mas principalmente hum maravilhoso Condutor Chamado Inteligência." Vamos dar Uma Chance um PAZ!

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...