sexta-feira, 17 de junho de 2016

Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC

Rio de Janeiro: ACNUR e parceiros realizam em,16/Junho... seminário sobre refugiados no Brasil e no mundo

Seminário “Vozes do Refúgio: Dados Globais, Olhares Locais” entrada gratuita no Museu do Amanhã, na Praça Mauá da capital fluminense. Evento contou com participação de refugiados da Síria, República Democrática do Congo e Colômbia. 
Centenas de refugiados e migrantes a bordo de um barco de pesca momentos antes de serem resgatados pela Marinha italiana, como parte de sua operação Mare Nostrum, de junho de 2014. Foto: Marinha italiana/Massimo Sestini
Centenas de refugiados e migrantes a bordo de um barco de pesca momentos antes de serem resgatados pela Marinha italiana, como parte de sua operação Mare Nostrum, de junho de 2014. Foto: Marinha italiana/Massimo Sestini
Em celebração ao Dia Mundial do Refugiado — comemorado na próxima segunda-feira (20) —, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e o Museu do Amanhã realizam nesta quinta-feira (16) um seminário sobre a situação dos refugiados no mundo e no Brasil, com a participação de especialistas da área e de refugiados de diferentes nacionalidades.
O Seminário “Vozes do Refúgio: Dados Globais, Olhares Locais”  no Auditório do Museu do Amanhã, a partir das 14hs, na Praça Mauá, na capital fluminense.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Museu. Clique aqui para se inscrever.
Duas mesas serão formadas para debater com o público as diferentes perspectivas da temática do refúgio. Na primeira mesa serão apresentadas as visões globais e nacionais sobre os fluxos, motivações e consequências do refúgio, com a participação do oficial de proteção do ACNUR, Gabriel Godoy; a coordenadora-geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE/MJ), Maria Beatriz Nogueira; a coordenadora de atendimento da Cáritas Rio, Aline Thuller; e a profa. Ângela Facundo, da Casa de Rui Barbosa.
Já a segunda mesa será composta exclusivamente por refugiados e refugiadas da República Democrática do Congo, Colômbia e Síria que, além de responder às perguntas do público, apresentarão suas experiências e opiniões sobre temas como diversidade e discriminação, gênero e infância, trabalho e acesso à educação.
Para encerrar o seminário, haverá uma apresentação artística de um coral de congolesas composto por cantoras e músicos.
Mais informações sobre o seminário “Vozes do Refúgio” podem ser obtidas pelo telefone (21) 3626-3700 ou pelo e-mail carolina.bellei@cdn.com.br.
Serviço:
Seminário “Vozes do Refúgio: dados globais, olhares locais”
Data: dia 16 de junho de 2016
Horário: 14hs às 17hs
Local: Auditório do Museu do Amanhã (Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro)

Entrada gratuita mediante inscrição pelo site do Museu do Amanhã.

Feira cultural

A parceria entre ACNUR, Caritas Rio e Museu do Amanhã promoverá ainda, no próximo sábado (18), uma feira gastronômica e de artesanato na Praça Mauá, reunindo refugiados e moradores da região portuária que integram o grupo Sabores do Porto e Artesanato do Porto.
Esses grupos, que já expõem os seus trabalhos nas praças da região, receberão pela primeira vez os refugiados e suas tradições, tanto na culinária quanto na fabricação de objetos artesanais.
Será uma excelente oportunidade para que a população e os visitantes do Museu possam conhecer novas culturas, além de permitir aos refugiados travar novas relações de afeto e de trabalho, a partir desse encontro com os moradores.

Sobre o Dia Mundial do Refugiado

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado em 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para celebrar a coragem, a resistência e a força de todos os homens, mulheres e crianças forçados a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos e perseguições. Estas pessoas deixam tudo para trás – exceto a esperança e o sonho de um futuro mais seguro.
No Brasil, a agência da ONU e seus parceiros estão promovendo diversos eventos em diferentes partes do país para conscientizar brasileiros sobre os desafios enfrentados por refugiados que vivem por aqui.

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...