sábado, 23 de maio de 2020


Cont. Pelas Raízes...                                       (3/3)

Nem os Cidadãos podem desenvolver suas habilidades e suas criatividades. Se faltares os pés, o assento ficará instável; quando faltam os Dois pés, é impossível manter qualquer Instituição viva (Governamental ou Não - Governamental); e, se não houver nenhum deles, teremos nada mais que esforços fracassados. Não há desenvolvimento que possa ocorrer em tal realidade. Pelo contrário, só haverá conflitos. Podemos ser mais fortes que imaginamos; gerar possibilidades para todos os nossos parceiros, colaboradores e simpatizantes, diante de suas tarefas – na Caminhada facilitadora de Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS e pela Cultura de Paz. * De: Wilson Rodrigues de Andrade/ Produtor Editoria do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL/ Secretario - Geral do COMPAZ.





Continuação / Pelas Raízes...                            (2/3)

             A Árvore (nosso simbólico/ Exemplo de legado de Vida...), quanto ao envolvimento nas Culturas e Manifestação das expressões; são signos vivos de Paz e Esperança. Uma Árvore – tem suas raízes no chão; e, mesmo assim se ergue para o Céu. Ela nos diz que para ter qualquer expiração precisamos estar bem assentados e que, por mais alto que possamos chegar, é de nossas raízes que tiramos nossas bases de sustentação – isso é um lembrete – vigilante para todos nós que venhamos atingir o sucesso. Alcançar nossos limites positivos de Vida naquilo que propomos realizar. Não podemos esquecer-nos de onde viemos.

            Deve significar que na medida em que nos tornamos poderosos no âmbito governamental ou líder ativista-comunitário, que nos tornamos; nosso poder, nossa força e nossa capacidade de atingir objetivos – dependemos do povo em torno de Nós, a Comunidade envolvida (locais e regionais...), destes, cujo trabalho ninguém vê, que só o Solo no qual descemos, os ombros em que nos apoiamos, às lágrimas que derramamos e o espírito solicito e partilhado dos que atravessam nossos Caminhos e ajuda-nos a preservar Sonhos e Idéias. O conectar-se com nossas tradições, a partir do aprendizado, daqueles que nos reservou a ancestralidade; possibilitou-nos compreender as saídas de nossos momentos, nossas lutas, nossos anseios.

O BANQUINHO tradicional africano, que se compõe de três pés e um assento nos revela preciosos momentos de reflexão; os três pés representam os três pilares fundamentais de uma Sociedade justa e estável. O primeiro deles – é o Espaço democrático, onde os Direitos são respeitados, sejam eles os Direitos Humanos das Mulheres, das Crianças, dos Idosos, ou do Meio Ambiente. O segundo – representa o manejo sustentável e equitativo dos recursos. E o terceiro – as Culturas de Paz, deliberadamente cultivadas no seio das Comunidades e das Nações. O assento – representa a Sociedade e suas perspectivas de Desenvolvimento. A menos que todos os Três pés estejam em seu lugar, devidamente sustentando o assento, nenhuma Sociedade pode florescer.


Reflexão COMPAZ (p/ FC...)          *WRA/15       (1/3)


 Pelas Raízes do Conhecimento...  O valoroso Processo contínuo de envolvimento sócio - artístico - cultural torna parte, e deve prosseguir, sendo parte de nossa caminhada e, portanto, um perene ensinamento de Vida para todos que comprometidos, compartilham o Serviço pela Causa Pacifista e Comunitária, por extensão.  Organizações criadas com as referidas finalidades – ao longo das recentes décadas, contam também com valores e dedicados parceiros/colaboradores – facilitadores de uma Rede de bem feitores, estes no pensar globalmente e no agir localmente. As oportunidades nos Movimentos de PAZ, mesmo gradualmente que surgem – proporcionam extraordinárias possibilidades de idéias serem colocadas em Ação, a partir de desafios, e assim, atender solicitações da Comunidade envolvida, diante de metas traçadas aos assuntos expostos: aos Ambientais, os de Direitos e Cidadania, os de Promoção e Preservação da Produção do Conhecimento Educacional, Cultural e das Artes; aos que atuam com as questões de Gênero e das Mulheres; e aos que defendem a boa governança. Deparamos com os que interessam por liderança de Governo, de Instituições Acadêmicas, Agências de Desenvolvimento, e dos Setores Corporativo, e da Imprensa – neste desafio permanente e coletivo – momento do interagir Informação e Comunicação.  E, portanto, na medida em que nos preocupamos com o Patrimônio Cultural e as grandes intervenções, neste sentido, os contadores de Histórias e o vasto Conteúdo das Manifestações e suas Expressões – e seus impactos ao logo de diferentes momentos da História de um Povo, sua Comunidade e seu Território. A partir deste envolvimento haverá sim, o Processo Produtivo da Cultura e sua Diversidade.  A Humanidade é progressiva – este é seu caráter essencial. Portanto, não dá para ficar isolado. Tanto comercial, quanto politicamente. Assim, possibilitar o convívio humano e o conseqüente Desenvolvimento Sustentável e a Paz.  FC/ ... 


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...