quarta-feira, 10 de outubro de 2018

10 de Outubro - Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.

      A Data foi escolhida para celebrar esta data porque foi em 10 de outubro de 1980 que um movimento de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal, em São Paulo, para iniciar um protesto contra o aumento de crimes de gênero no Brasil (hoje conhecidos como feminicídio, quando uma mulher é morta apenas por ser mulher), quando o movimento de mulheres ganhava as ruas e praças para denunciar o aumento dos crimes contra as mulheres em todo o país no enfrentamento à violência. O Dia Nacional Contra a Violência à Mulher é importante para que se deixe em pauta sempre como a mulher ainda é alvo constante de violência (seja de ordem sexual, verbal ou física) de forma incessante no Brasil. Este dia serve para que se possa conscientizar a população acerca destes números assustadores de agressões, bem como para buscar novas políticas que ajudem a acabar com a violência contra a Mulher.

               Caracteriza-se como violência contra a Mulher “qualquer ato ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada, é considerado violência." Para punir agressores, a Lei Maria da Penha traz a criminalização da violência contra a mulher desde 2006, prevendo responsabilização dos agressores, que normalmente estão inseridos no ambiente familiar. A Lei 11.340 de 2006, que é considerada um marco no combate à violência doméstica e familiar contra mulher. E a partir da existência dessa lei elas conseguiram coragem para vencer a violência. Você não está sozinha. Denuncie ligando para o 180.

Fontes: http://radios.ebc.com.br/viva-maria/edicao/2016-10/hoje-e-o-dia-nacional-de-luta-contra-a-violencia-a-mulher E https://www.calendariobr.com.br/dia-nacional-de-luta-contra-a-violencia-a-mulher#.W73TbGjMO00

Créditos da imagem: http://www.agentesdesaude.com.br/2014/10/10-de-outubro-dia-nacional-de-luta.htm

11 - Outubro/ De Publicado em 11/10/2017.COMPAZ/FC.


       Para lembrar o Dia Internacional das Meninas, observado neste, 11 de Outubro de 2017, o Fundo das Nações Unidas para a Infância /UNICEF - lançou a iniciativa “Liberdade para as Meninas”, projeto de conscientização online que recebeu o apoio da cantora Beyoncé Knowles. O vídeo da campanha mostra jovens de diferentes partes do mundo dançando ao som de “Freedom”, hit da artista norte-americana. Produção explica como as desigualdades de gênero afetam tragicamente a vida das crianças. Segundo dados da Agência da ONU, a cada cinco minutos, uma menina morre vítima de violência. Uma em cada quatro se casa ainda durante a infância.  Das vítimas de tráfico humano, 71% são mulheres. Cerca de 63 milhões de jovens já foram submetidas à mutilação genital feminina. As disparidades também afetam a saúde e a educação das mulheres. Atualmente, existem 130 milhões de meninas fora da Escola. Em média, as meninas também têm duas vezes mais chances de contrair HIV.
       Para o UNICEF, ser menina é lutar diariamente pela liberdade. Com a campanha, o organismo internacional convoca usuários das redes sociais a definir o que eles acham que é “liberdade para as meninas”. Para participar, use a hashtag em inglês,

#FreedomForGirls.
A Agência da ONU também chama Países, Comunidades e indivíduos a trabalharem juntos para cumprir os Objetivos Globais da ONU, um conjunto ambicioso de metas que prevê a erradicação de todas as formas de violência de gênero até 2030. O plano inclui ainda a promoção da educação de qualidade, do bem-estar e da segurança para todos, em qualquer parte do mundo, bem como o fim da epidemia de AIDS como problema de saúde pública.
Acesse o site da campanha e conheça outras iniciativas para a promoção dos direitos das meninas: http://www.globalgoals.org/dayofthegirl.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...