quinta-feira, 23 de julho de 2015

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC...

Plataforma da FAO promove troca de informações sobre Cooperação Sul-Sul

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
A nova plataforma chamada Cooperação Sul-Sul (SSC) Gateway permite o compartilhamento de informações sobre a vasta gama de instituições alimentares e agrícolas e experiências no Sul global.
Imagem: Cooperação Sul-Sul (SSC) Gateway
Imagem: Cooperação Sul-Sul (SSC) Gateway
Uma nova plataforma chamada Cooperação Sul-Sul (SSC) Gateway foi lançada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para compartilhar informações sobre a vasta gama de instituições alimentares e agrícolas e experiências no Sul global. O SSC Gateway permite que os usuários acessem informações sobre instituições, de acordo com a área técnica e do país, e fornece links para esses sites para obter mais informações.
A plataforma busca facilitar o envolvimento na Cooperação Sul-Sul e na Cooperação Triangular, diretamente entre países, instituições ou através da FAO. Ela não só permite que os países-membros se envolvam diretamente com a plataforma, mas também que os interessados possam identificar conhecimentos técnicos do Sul para diferentes programas e projetos.
A Cooperação Sul-Sul é o compartilhamento mútuo e o intercâmbio de soluções de desenvolvimento – conhecimento, experiências e boas práticas, políticas, tecnologias e recursos – entre dois ou mais países do Sul global. Já a Cooperação Triangular envolve parcerias entre dois ou mais países em desenvolvimento, juntamente com um terceiro parceiro, tipicamente um parceiro de recursos tradicional e / ou organização multilateral.
Em uma fase-piloto até ao final de 2015, o Gateway até agora tem sido preenchido com instituições de Argentina, China e Uruguai. No entanto, a plataforma incentiva uma maior participação de diferentes países e feedback para moldar e desenvolver esse instrumento de cooperação ainda mais.
Clique aqui para acessar o portal



Via UNIC-Rio / COMPAZ-FC. 

FAO lança novo debate on-line sobre nutrição escolar; opiniões podem ser enviadas até 5 de agosto

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
Esta nova discussão online lançada pela FAO tem como objetivo compartilhar experiências e pontos de vista sobre as características destes programas e sobre como ampliá-los e fortalecer seus impactos a longo prazo.
Crianças almoçam refeição preparada por um grupo de mulheres que participam de um projeto de alimentação escolar. Foto: FAO
Crianças almoçam refeição preparada por um grupo de mulheres que participam de um projeto de alimentação escolar. Foto: FAO
A Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO) lançou nesta segunda-feira (20) uma nova discussão on-line sobre a alimentação escolar. Sob o tema “Como a alimentação escolar e atividades de nutrição podem promover hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida”, os participantes são convidados a contribuir, respondendo a três perguntas até o dia 05 de agosto.
Programas de alimentação escolar e alimentação escolar e nutrição estão atualmente ganhando visibilidade e sendo implementados na África. Esta nova discussão online lançada pela FAO tem como objetivo compartilhar experiências e pontos de vista sobre as características destes programas e sobre como ampliá-los e fortalecer seus impactos a longo prazo.
Existe um consenso global que reconhece a nutrição infantil como um elemento essencial para melhorar não só a saúde e o bem-estar das crianças em todo o mundo, mas também o desenvolvimento social e econômico das comunidades e países. As escolas desempenham um papel central neste processo, como promotoras do conhecimento necessário para que as novas gerações tornem-se cidadãos ativos da sociedade. Elas também têm o potencial para se tornar poderosas plataformas para integração da nutrição, ao promoverem hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida.
A FAO quer ouvir experiências, opiniões e sugestões sobre o papel da escola na promoção de hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida. As contribuições podem ser deixadas no site do Fórum Global da FAO sobre Segurança Alimentar e Nutrição ou serem enviadas por e-mail a fsn-moderator@fao.org.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Via UNIC-Rio  p/ COMPAZ-Folha Cultural
ONU e governo do Brasil lançam nesta quarta-feira (22), em Brasília, a Década Internacional de Afrodescendentes

 AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA
Lançamento acontece na abertura do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha com a presença do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas do Brasil, Jorge Chediek, e da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Nilma Lino Gomes.
Década Internacional de AfrodescendentesNesta quarta-feira, dia 22 de julho, às 18h30, será oficialmente lançada no Brasil a Década Internacional de Afrodescendentes.
No evento, que acontece em Brasília, durante a abertura do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana  e Caribenha com a presença do coordenador residente do Sistema das Nações Unidas do Brasil, Jorge Chediek, da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Nilma Lino Gomes, e de outras autoridades, serão apresentadas a vinheta da Década Internacional de Afrodescendentes, que abrirá todos os filmes do Festival, e a plataforma da Década – www.decada-afro-onu.org – onde é possível acessar informações completas sobre a Década Internacional de Afrodescendentes, incluindo vídeos, fotos, notícias e eventos, no Brasil e em diversos países do mundo.
Com o tema “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2015 a 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes. Seu objetivo principal é promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais dos povos afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Década é também uma oportunidade para reconhecer a contribuição significativa dos povos afrodescendentes às nossas sociedades, bem como propor medidas concretas para promover sua inclusão total e combater todas as formas de racismo, discriminação racial, xenofobia e qualquer tipo de intolerância relacionada.
O Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha (Festival Latinidades) – que acontece no Cine Brasília de 22 a 26 de julho – é o maior Festival de Mulheres Negras da América Latina. O tema deste ano é Cinema Negro e tem por objetivo debater o protagonismo e a representação das mulheres negras no cinema, colocando-as no centro das discussões sobre políticas públicas para o audiovisual.
Confira o spot especial da Década: http://youtu.be/gSej12eOxlQ

Serviço

Lançamento da Década Internacional de Afrodescendentes
22 de julho de 2015 – 18h30
Cine Brasília 
EQS 106/107 – Asa Sul – Brasília, DF
Programação: www.afrolatinas.com.br/programacao

Sobre a Década Internacional de Afrodescendentes da ONU

Década Internacional de Afrodescendentes foi proclamada pela resolução 68/237 (acesse aqui em inglês) da Assembleia Geral e será observada entre 2015 e 2024, proporcionando uma estrutura sólida para as Nações Unidas, os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes para tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
O período também é uma oportunidade única de apoiar o Ano Internacional de Povos Afrodescendentes, observado pela comunidade internacional em 2011, além de destacar a importante contribuição dada pelas e pelos afrodescendentes para nossas sociedades e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.
Outras informações sobre a Década, visite o site decada-afro-onu.org

Sobre o Festival Latinidades

Já na sua oitava edição, o Festival Latinidades vem trazendo importantes temas relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a cultura negra da diáspora em visibilidade. Sediado no Distrito Federal, o Festival foi criado em 2008 para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Acreditando que a cultura é um espaço estratégico e mobilizador dos temas tratados, o projeto envolve diversas linguagens artísticas, formação, capacitação, empreendedorismo, economia criativa e comunicação.
Contatos para a imprensa
Amanda Talamonte
ONU Mulheres
amanda.talamonte@unwomen.org
Tel: 61-3038 9146 | 61-8267-2086
Gustavo Barreto
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil – UNIC Rio
barretog@un.org | unic.brazil@unic.org
Tel: 21-2253-2211 | 61-98185-0582

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...