terça-feira, 30 de junho de 2020


Gandhi na prisão... *WRA/11.               

       
             GANDHI permaneceu na prisão até meados de 1924; ao todo, ficou preso, em períodos diferentes, durante Sete dos 78 anos que teve de vida. Um dia, como todos em que passou na escuridão da cela imunda, enquanto consolidava em si as meditações que o levavam à certeza da não - violência, os autores do pedido de prisão vieram interrogá-lo, acerca das convicções que o transformavam em um rebelde, ainda que adorado pelo povo.
        



  ...Quanto ao investimento das Nações em armamentos pesados – GANDHI – responde – “Se não houvesse ganância – não haveria oportunidade para os armamentos. O princípio da não - violência exige uma completa abstenção da exploração de qualquer forma. Assim que o espírito de exploração desaparecer, os armamentos serão sentidos como um fardo insuportável. O verdadeiro desarmamento só vai ocorrer quando as Nações do mundo deixar de explorar uma as outras”.

  Entre tantos pensamentos brilhantes Mahatma Gandhi nos deixou:

                        Suas crenças se tornam seus pensamentos.
                   Seus pensamentos se tornam suas palavras.
                   Suas palavras se tornam suas ações.
                   Suas  ações se tornam seus  hábitos.
                   Seus hábitos se tornam seus valores.
                   Seus valores se tornam o seu desejo.
                       

Mandela. Um Herói incomum. O líder sul-africano, falecido aos 95 anos, resistiu à tentação de se perpetuar no poder e deixou um legado político conciliador. Foi o último grande herói de inspiração global do Séc. XX... Gandhi – Já em Janeiro de 1948, em seu último Jejum, em dado momento considerou. “durante toda a minha Vida; estive como todos deveriam estar do lado das minorias e dos necessitados... Espero uma purificação integral dos Corações”  C/FC.

O momento épico demorou alguns minutos, portanto, ira ressoar pela  eternidade. Pouco antes da final da Copa do Mundo em Johannesburgo, na África do Sul, em julho de 2010, Nelson Mandela desfilou no Estádio Soccer City sentado em um carrinho de golfe. Vestindo um gorro de pele escuro e luvas, Mandela acenava para 85.000 mil torcedores em delírio. Foi reverenciado ao som das ‘vuvuzelas e a gritos de “Madiba”. O apelido que o remete a seu clã. Aquele foi o último evento público do qual participou, o líder, já com a saúde fragilizada pela idade. Desde que contraiu tuberculose na prisão, Mandela sofria com a deterioração dos seus pulmões.








Mandela adoecera no regime de trabalhos forçados a que era submetido nas pedreiras da Ilha Robben – onde funcionava o primeiro dos três presídios nos quais permaneceu encarcerado durante 27 anos por tentar  derrubar o Apartheid, o governo racista  que prevaleceu  na África do Sul entre 1948 e 1994, Mandela . Um herói incomum. 

 “Precisamos lutar continuamente para derrotar esse traço primitivo de glorificação das armas.” (1998 – Em discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas/ONU, em Nova York).

              Gandhi é considerado um Herói no movimento de Independência da Índia. Sua visão de protesto não violento inspirou rebeldes e revolucionários – Mundo afora. O pensamento dele influenciou os líderes do Congresso Nacional Africano e outras pessoas que se comprometeram, assim com Mandela, a lutar contra o Apartheid. Gandhi foi assassinado por um fanático hindu em 1948. Suas visões de Mente Divina, entretanto, ainda irritam muitos!  Gandhi – Já em Janeiro de 1948, em seu último Jejum, em dado momento considerou. “durante toda a minha Vida; estive como todos deveriam estar do lado das minorias e dos necessitados... Espero uma purificação integral dos Corações”. (Pesquisa e Organização de: *Wilson Rodrigues de Andrade - Produtor Editorial do  C/Folha Cultural/11)



  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...