quinta-feira, 26 de novembro de 2020

 

*WRA | Wilson Rodrigues de Andrade___________________________________

 ____________________________ Jornalista / Produtor Editorial e Cultural/ Escritor Poeta

       A Poesia não é um jogo trivial de sons, palavras e imagens: ela tem um poder criativo e transformador. Do mesmo modo que as Artes, a Poesia é tão difícil de definir como os sentimentos que evoca. O próprio conceito de criação poética sofreu mutações ao longo da História, como podemos observar desde os Tempos da palavra grega “poiesis”, derivada de um termo tão genérico como “poiein”, fazer.

 Na Via Solene |*WRA/Nov.20.

Na Parte de Nós dois! Nos Arredores

De Doce Paço!

Passarela radiar Nascente das Vidas

Em Compasso!

“... Os inimigos dos Mitos não têm força para criá-los ou recriá-los. Julgam que os Mitos acham-se superados pela realidade, quando Eles são a própria figura da realidade...” Murilo Mendes. Poliedro, p. 038.   

A CULTURAÉ ao mesmo tempo – uma facilitadora e uma condutora de Educação e do Conhecimento e de Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS. É imprescindível à EMPATIA (a tendência para sentir o que sentiria, se estivesse em situação vivida por outra pessoa...), Portanto, a Cultura possibilita, também, a compreensão para ordenar pensamento moderno e o melhor Conhecimento de Nosso Tempo e os anteriores.*WRA/18.

Evolução é Humanizar-se constantemente. A Cultura possibilita o fundamentar-se em um Conjunto de valores.  A Evolução da Cultura é sempre gradativa. É Expressão em símbolos... A Cultura determina Ação (a Ação/Cultural)surge de Raízes, Identidade de um Povo!

    A Cultura – processos e questões culturais não devem ser ato ou feito marginal (na margem da Coletividade).  A denominação Cultural faz parte das Coletividades, e delas inseridas com conseqüente benefício de Vidas – é sua Criatividade – é Raiz, é Semente. A própria Vida e valores de Localidades/ Nações /Eras de um Povo! Fonte do Povo! O Fazer  e Trabalho de um Povo! 

A Paixão de estarmos envolvidos no Processo Cultural – é trazer as utopias para o Presente. Recriá-las permanentemente, deste modo, tornar o Futuro algo incerto e por isso mesmo fascinante. Prazeroso.  A Cultura em Ação pode possibilitar, também, o estancar o CAOS (o vazio...), transmitir valores Individuais e Coletivos principalmente no Processo Educacional. (Pesquisa de: Wilson Rodrigues de Andrade/Jornalista, Editor e Produtor Cultural)

As Obras Literárias e as Artes em geral podem iluminar e enriquecer as Almas dos Indivíduos e os salvar da vulgaridade; as que em nossos dias e, desde outros tempos existe.

       Levar Literatura aos domínios do Povo. Tarefa que Eu – estou incluído.   Sentimento de Pertencimento. Há de ser nossa Missão permanente... Portanto, nossa Identidade deve ser uma Missão.  (*WRA/18)

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...