segunda-feira, 4 de maio de 2020


UNESCO/COMPAZ-FC...

      O Tratado foi criado em 2005 e hoje conta com o apoio de 141 Estados. No Brasil o Compositor e Cantor, Gilberto Gil...


  A Diretora-Geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova,...


Embaixador da Boa Vontade da UNESCO lembrou-se da importância do Tratado, adotado durante seu mandato na condição de Ministro da Cultura. Em mensagem de apoio aos dez anos de sua criação, definiu o Tratado como “um Momento Histórico”.  “Tenho orgulho de ter participado, na condição de Ministro da Cultura do Brasil, desse Processo único, que buscou incentivar um melhor equilíbrio entre os interesses comerciais e culturais em âmbito mundial”, disse. Segundo o cantor, a comunidade internacional aguardava há muito tempo um acordo, que, por primeira vez, afirmasse a vontade política e o comprometimento dos governos em proteger e promover o maior número possível de expressões culturais. “Hoje, emergem novas sociedades criativas, com novos conceitos e linguagens contemporâneas. A revolução digital nos obriga a reinventar a maneira como fazemos praticamente tudo e também a reexaminar os canais instituídos para a criação, a produção, a distribuição, o acesso e a fruição de bens e serviços culturais”, complementou. Para ele, a comemoração dessa Década é uma oportunidade que não pode ser perdida na diversificação da CULTURA, em todas as Esferas.

Das Artes Públicas aos Distritos Criativos e Plataformas digitais, o compromisso Cívico é estimulado em todos os níveis. Tanto no Norte quanto no Sul, Artistas e profissionais da Cultura não buscam tratamento especial, mas tratamento igualitário”, disse. “Com a Convenção, podemos defender os valores de acesso equitativo, abertura e equilíbrio para a próxima Década.”  

         
 Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento marcado por discussões quanto os ataques à Diversidade Cultural. Para o Ministro Juca Ferreira, ataques aos países são “sem precedentes”.
            A Diretora-Geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, afirmou que a promoção da Diversidade Cultural também é forma de responder aos ataques extremistas na Síria e no Iraque em abertura do Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento, no Cine Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro- Brasil. O Seminário comemorou os 10 anos da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais e os 70 anos da UNESCO, que realizou o Evento em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil. Realizado entre os Dias: 21 a 23 de Setembro de 2015. “Quando a Cultura está sob ataques, um modo de responder é promover ainda mais a Diversidade Cultural, incentivando a criação e o trabalho dos artistas, deixando que a criatividade aflore como uma força de dignidade, resiliência e desenvolvimento”, afirmou Bokova.
A Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi adotada em Paris, considerando que a pluralidade da cultura, sendo Patrimônio da Humanidade, deve ser preservada e valorizada. O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, presente no Seminário, comentou que os ataques à cultura e ao patrimônio histórico da Síria e do Iraque são sem precedentes e destacou o papel do Brasil na aprovação da Convenção. Para ele, a Convenção é “um dos acordos mais importantes desde a queda do muro de Berlim”.
          Para o Ministro da Cultura, há uma atitude violenta e hostil em relação aos refugiados. Bokova acrescentou: Quero ser bem clara desde o princípio: proteger e promover a Diversidade Cultural – é mais que uma Questão Cultural. É uma questão de Cidadania. É uma questão de valores humanos, uma questão central da dignidade e do desenvolvimento humanos”. Em, 07/11/2011, foi o lançamento, no Brasil, do Relatório de Economia Criativa 2010. Documento elaborado por meio de uma parceria entre a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). (Estivemos presente, e para a Representação do COMPAZ - através de Convite da UNESCO/Brasil - Resumo de reportagem de: Wilson Rodrigues de Andrade para C/Folha Cultural/Set.2015)


 

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...