quinta-feira, 22 de novembro de 2018

22 de Novembro - Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo.


Não é coincidência que, todos os anos, em 22 de novembro, comemora-se o Dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo. Trata-se de uma forma de chamar a atenção da população quanto ao destino dos resíduos sólidos e orgânicos. Estes últimos podem ser aproveitados como fertilizantes naturais, por exemplo. Na verdade, reciclar preserva nossos recursos naturais a favor do meio ambiente.

Reciclagem é o termo genericamente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Além disso, ao reciclar resíduos sólidos, reduz-se o desperdício e evita-se o depósito de lixo em locais impróprios. Sem falar na redução do consumo de energia na produção e na geração de renda da comercialização dos recicláveis. Mas para que a reciclagem aconteça adequadamente, é preciso planejamento e organização de toda a cadeia responsável pelo reaproveitamento do lixo partindo do consumidor. Em muitos países europeus, as pessoas separam os recicláveis antes mesmo da coleta. No Brasil, essa prática ainda não é muito comum, principalmente em cidades que não têm estrutura para reciclagem. É preciso conscientizar as pessoas para que comecem a separar o lixo reciclável do não reciclável e do resíduo orgânico. Com isso, a transformação de papel, metal, plástico e vidro serão realizados com maior qualidade e higiene.
                   
 Os Lixos urbanos quando misturados, apenas 1% destes resíduos pode ser reaproveitado, mas se há separação correta, o aproveitamento passa para 70% ou mais. A população precisa estar cada vez mais ciente da importância da reciclagem e, por isso, o Mundo Verde reuniu informações sobre como acontece a reutilização industrial (mecanizada) de alguns produtos mais conhecidos:

Papel – Reciclar uma tonelada de papel poupa 22 árvores, consome 71% menos energia elétrica e polui o ar 74% menos do que fabricá-la. Depois de reciclado, o papel pode transformar-se em caixas de papelão, sacos de embalagens, embalagens para ovos, papel higiênico, material de escritório, cadernos e livros;

Metal (alumínio/ferro) – Quando reciclado, o alumínio transforma-se em panelas, fios e outras latinhas. O ferro reciclado pode ser usado para fabricar diversos tipos de peças metálicas;

Vidros – São moídos e depois transformados em novos copos, garrafas e embalagens. Não se pode fazer isso com espelhos e lâmpadas, porque sua composição química não permite. A reciclagem do vidro reduz em 32% o consumo de energia em relação à produção de vidro novo;

Plástico – São cortados em pequenos pedaços e derretidos junto com resina de petróleo. Reciclar 1 tonelada de plástico economiza 130 quilos de petróleo. Depois de reciclado o plástico pode se transformar em mangueiras, embalagens para produtos, bandejas, autopeças, caixas (engradados), brinquedos, sacos de lixo, etc.

Reciclar é uma forma de reduzir o lixo no ambiente e você também pode colaborar para a conscientização da população acerca de seus benefícios. C/ Falha Cultural.
 

22 de Novembro - Dia do Músico.  

          Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. O Dia do Músico é comemorado na mesma data de Santa Cecília a padroeira dos Músicos, e bastante reconhecido pelos católicos no Brasil.
        O Músico é um Indivíduo que realizar alguma atividade que seja ligada diretamente à música, ou seja, aquele que canta ou sabe executar algum instrumento.

 
Estas pessoas podem praticar a atividade de músicos apenas por hobby, ou são profissionais. Estes profissionais geralmente se apresentam em diferentes locais/ Eventos. Há os que tornam- se tão famosos, que acabam fazendo volta ao Mundo com seu talento e profissionalismo nas diversas modalidades no Campo da Música./ C/ Folha Cultural.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...