sexta-feira, 13 de outubro de 2017

No Rio, ONU comemora aniversário com banda de refugiados e coletivo da Baixada Fluminense.  

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 A Década Internacional de Afrodescendentes será celebrada com música e festa no dia da ONU, em 24 de outubro de 2017. O Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio) realiza evento cultural com apresentação de uma banda de refugiados africanos e um grupo musical da Baixada Fluminense. As apresentações acontecem na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, com entrada franca.

      Participam da apresentação a banda de congoleses e angolanos Bomoko, que significa união em lingala. O coletivo Baixada Nunca se Rende reunirá 13 artistas que tocarão reggae, rock e rap e inclui nomes conhecidos como Renato Biguli (Monobloco e Cabeça de Nego) e Eddi Mc (Nocaute).

  
A Banda Baixada Nunca se Rende – ou BXD DAND  é um coletivo com mais de 100 músicos da região. Eles usam reggae, rock e rap para falar das belezas e desafios da arte independente. O coletivo tem nomes como Renato Biguli (Monobloco e Cabeça de Nego), Banda Rota Espiral, Dida Nascimento, DJ Nino Leal e Eddi Mc (Nocaute). O coletivo tem colaborado com a ONU na divulgação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Confirme sua participação no evento pelo Facebook: www.facebook.com/events/236484183547125.

Concurso de fotografia sobre objetivos da ONU tem prazo prorrogado para 20 de outubro. Publicado em

O Concurso de Fotografias Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil, teve seu prazo de inscrição prorrogado para 20 de outubro. O concurso é dividido em 17 categorias, cada uma sobre um ODS específico. Serão selecionadas até três imagens por categoria. 

Competição é aberta ao público em geral, de qualquer estado brasileiro ou do Distrito Federal, bem como estrangeiros residentes do país com a devida autorização. Candidatos devem ter 18 anos ou mais na hora de se inscrever.

O concurso é dividido em 17 categorias, cada uma sobre um ODS específico. Serão selecionadas até três imagens por categoria. Os vencedores receberão certificado de reconhecimento do PNUD. Não há limite para o envio de imagens por participantes.

As fotografias devem ser enviadas para o e-mail concursodefotos@undp.org, acompanhadas da autorização de uso de imagem assinada pelo(a) candidato(a), descrição do contexto da fotografia e nome completo e endereço (físico e eletrônico) do(a) autor(a). As imagens devem ser de até nove megabytes.
Somente serão aceitas as candidaturas de imagens inéditas, que não tenham sido apresentadas em materiais de divulgação ou premiadas em outros concursos até a data de inscrição. As fotografias serão selecionadas de acordo com critério de linguagem fotográfica, originalidade, criatividade, adesão aos ODS e respeito aos direitos humanos.
Com base na Agenda 2030, o PNUD pretende, com o Concurso, identificar imagens que remetem à adoção e à implementação dos ODS. O objetivo é colaborar para a disseminação de boas práticas que favoreçam o desenvolvimento econômico, social e ambiental no Brasil, de forma integrada.
Clique aqui para acessar o edital do concurso.
O download do termo de autorização de uso de imagem pode ser feito clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail concursodefotos@undp.org.
Para conhecer mais sobre os ODS e a Agenda 2030, acesse www.agenda2030.org.br.

UNICEF e Beyoncé se unem pela liberdade das meninas. Publicado em

         Para lembrar o Dia Internacional das Meninas, observado neste, 11 de Outubro de 2017, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou a iniciativa “Liberdade para as Meninas”, projeto de conscientização online que recebeu o apoio da cantora Beyoncé Knowles. O vídeo da campanha mostra jovens de diferentes partes do mundo dançando ao som de “Freedom”, hit da artista norte-americana. Produção explica como as desigualdades de gênero afetam tragicamente a vida das crianças.
       
      Segundo dados da Agência da ONU, a cada cinco minutos, uma menina morre vítima de violência. Uma em cada quatro se casa ainda durante a infância. Das vítimas de tráfico humano, 71% são mulheres. Cerca de 63 milhões de jovens já foram submetidas à mutilação genital feminina.
      As disparidades também afetam a saúde e a educação das mulheres. Atualmente, existem 130 milhões de meninas fora da Escola. Em média, as meninas também têm duas vezes mais chances de contrair HIV.
Para o UNICEF, ser menina é lutar diariamente pela liberdade. Com a campanha, o organismo internacional convoca usuários das redes sociais a definir o que eles acham que é “liberdade para as meninas”. Para participar, use a hashtag em inglês,


#FreedomForGirls.
          A Agência da ONU também chama Países, Comunidades e indivíduos a trabalharem juntos para cumprir os Objetivos Globais da ONU, um conjunto ambicioso de metas que prevê a erradicação de todas as formas de violência de gênero até 2030. O plano inclui ainda a promoção da educação de qualidade, do bem-estar e da segurança para todos, em qualquer parte do mundo, bem como o fim da epidemia de AIDS como problema de saúde pública.
Acesse o site da campanha e conheça outras iniciativas para a promoção dos direitos das meninas: http://www.globalgoals.org/dayofthegirl.

domingo, 8 de outubro de 2017



Agências da ONU defendem liberdade dos professores e criticam precarização da profissão. Publicado em 05/10/2017

          A UNESCO marca o Dia Mundial dos Professores, lembrado neste, 5 de outubro de 2017, com um apelo por mais autonomia para os profissionais da educação. Em mensagem para a data, a agência da ONU defendeu salários mais justos para educadores e criticou a precarização da carreira, sobretudo nas universidades. Organismo reiterou apoio à liberdade intelectual e pedagógica de docentes em todos os níveis de ensino. Declaração é apoiada também pelo PNUD, UNICEF e OIT.

         A UNESCO marca o Dia Mundial dos Professores, lembrado neste, 5 de outubro de 2017, com um apelo por mais autonomia para os profissionais da educação. Em mensagem para a data, a Agência da ONU defendeu salários mais justos para educadores e criticou a precarização da carreira, sobretudo nas universidades. Organismo reiterou apoio à liberdade intelectual e pedagógica de docentes em todos os níveis de ensino.

“Ser um professor Capacitado significa ter acesso a uma formação de alta qualidade, salários justos e oportunidades contínuas para o Desenvolvimento Profissional. Também significa ter liberdade para apoiar o desenvolvimento dos currículos nacionais – e autonomia profissional para escolher as abordagens e os métodos mais apropriados e que possibilitem uma educação mais efetiva, inclusiva e igualitária”, afirmou a UNESCO.
Em 2017, a data mundial está sendo observada com o tema “Liberdade para ensinar, empoderar os professores”. O pronunciamento da UNESCO é assinado também por outras três instituições das Nações Unidas — o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os organismos alertam para um cenário generalizado de obstáculos à autonomia acadêmica do Professor.
           “Em todos os níveis educacionais, as pressões políticas e os interesses comerciais podem limitar a capacidade dos professores de ensinar com liberdade”, apontam a UNESCO.




          “Os níveis primário e secundário de alguns países, sistemas rigorosos de responsabilização colocam uma enorme pressão para que as escolas entreguem resultados em testes padronizados, ignorando a imprescindibilidade de se garantir um currículo de base ampla que satisfaça as diferentes necessidades dos estudantes.” Já no ensino Superior, é a flexibilização da Carreira que cria Quadros de instabilidade — prejudicando a qualidade do Ensino.
         “Na Educação Superior, com frequência, os Professores são empregados com contratos temporários de forma contingencial. Isso, por sua vez, pode resultar em mais insegurança e carga de trabalho, assim como menores salários e perspectivas profissionais – fatores que podem restringir a liberdade acadêmica e enfraquecer a qualidade da educação que os professores podem oferecer”, avaliam os organismos da ONU. De acordo com a UNESCO e seus parceiros, embora a autonomia seja primordial em todos os níveis de ensino, nas universidades a liberdade intelectual é especialmente essencial para as atividades de pesquisa e inovação.
Comemorado anualmente no dia 5 de outubro desde 1994, o Dia Mundial dos Professores celebra a assinatura da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966, relativa ao Estatuto dos Professores. A diretiva constitui o principal marco legal de referência para abordar os direitos e as responsabilidades dos professores em escala global. Mais de duas Décadas após a adoção do Documento, a UNESCO aprovou uma nova normativa — a Recomendação de 1997 sobre o Estatuto do Pessoal do Ensino Superior — com o intuito de complementar as Resoluções até então existentes. Segundo a Agência da ONU, a medida foi necessária porque Docentes universitários frequentemente são negligenciados em debates relativos ao Estatuto de sua Profissão.
Entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, os ODS, o de nº 4 prevê a promoção da educação de qualidade para todos. Uma das metas específicas é aumentar substancialmente o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional. Fonte: UNESCO/ Edição de Blog/ COMPAZTR/Folha Cultural


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