quinta-feira, 13 de outubro de 2016



        

      Nós do Comitê pela PAZ/COMPAZ – Uma Organização da Sociedade Civil Não -Governamental/ONG. (Entidade em Condições de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado), pessoa jurídica de direito privado, finalidades não econômicas; tem como Objetivo central o fomento à PAZ permanente entre os Povos; Apoio ao Desenvolvimento e da Preservação e Proteção do Patrimônio histórico- geográfico- ecológico- turístico e sócio - artístico - cultural, de Direitos e na Promoção e Defesa da Cultural da Paz MundialO COMPAZ – é inscrito no Centro de Informação das Nações Unidas/UNIC-Rio (Sistema das Nações Unidas no Brasil) e no Conselho Brasileiro de Defesa da Paz/ CONDEPAZ, e Organizações Afins.

    COMPAZ, com Sede e Foro no Município de Três Rios – Estado do Rio de Janeiro - Brasil. Desde: 17 de Agosto de 1985.  

 


        Conceito de Economia Solidária. È um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem ter a necessidade de levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo – através de colaboradores com uma coordenação, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem da Organização. A Economia Solidária é uma prática regida pelos valores da autogestão, democracia; atitude de cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho, tendo em vistas um projeto de desenvolvimento sustentável globalizante e participativo; nos leva a uma estratégia de inclusão social assentada em ações justas e solidárias de geração de trabalho e renda no fomento da elevação mútua financeira de organizações e pessoas e da promoção sócio - artístico - cultural da Região/Alvo. 

          O Sistema COMPAZ – no trilhar das Redes Sociais, estas, apresentam o seus Espaços Interativos, neste horizonte de participação plena, e a partir desta convivência, pessoas a interagir no possibilitar mobilização pela nossa causa – o Pacifismo no contexto sócio - artístico - cultural. Não, e tão somente, o diminuir distâncias, e sim tornar esta causa defendida por muitos outros ao redor. Deste modo podemos afirmar – ou seremos pessoas social e ecologicamente justas ou nunca gozaremos de Paz serena.

                                   
  Wilson Rodrigues de Andrade/ Secretario - Geral do COMPAZ/15.

 Via UNIC/RIO/ COMPAZ-FC.

Em visita ao Malauí, Emma Watson celebra esforços contra casamento infantil

 Marcando o Dia Internacional das Meninas, marcado nesta terça-feira,11 de Out./2016, a embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, visitou o Malauí para celebrar os resultados da implementação, no ano passado, da lei que proíbe o casamento precoce no País.
A gravidez na adolescência é responsável por cerca de 30% das mortes maternas no país; e apenas 45% das meninas continuam a sua educação depois da 8ª série.
Em Dedza, distrito na região central do país, a embaixadora da ONU Mulheres encontrou com a chefe Kachindamoto, líder de destaque na luta contra o casamento infantil. Foto: ONU Mulheres / Karin Schermbrucker
Em Dedza, Distrito na Região central do País, a embaixadora da ONU Mulheres encontrou com a Chefe Kachindamoto, líder de destaque na luta contra o casamento infantil. Foto: ONU Mulheres / Karin Schermbrucker
Marcando o Dia Internacional das Meninas, que é comemorado nesta terça-feira (11), a embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, visitou o Malauí para celebrar os resultados da aprovação, no ano passado, da lei que proíbe o casamento precoce no país.
Em 2015, as autoridades malauienses aprovaram uma lei que desautoriza casamentos com menores de 18 anos.
Desde então, a ONU Mulheres tem trabalhado com parceiros e chefes tribais para garantir que a lei seja implementada em nível local.
O presidente do Malauí, Arthur Peter Mutharika, por sua vez, nomeou uma força-tarefa especial para garantir que a lei seja totalmente implementada no prazo de cinco anos.
“Encontrar meninas jovens que estão lutando contra a pobreza e que foram pressionadas a casar cedo, sendo privadas de educação, fez-me perceber o quanto é importante as mulheres serem capazes de fazer as suas próprias escolhas”, disse Emma.
“É muito encorajador ver como uma prática tão nociva pode ser interrompida quando as comunidades trabalham juntas para aprovar leis, e em seguida transformar essas leis em realidade”, acrescentou.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016



  Fórum da ONU/ Cultura de PAZ exige Comunidade inclusiva com políticas de Igualdade Social e Desenvolvimento.


Representantes da Organização das Nações Unidas/ONU realizaram Fórum de Cultura de PAZ em, 10 de Setembro de 2015. O Evento que enfatizou a importância de colocar em prática a Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de PAZ. Documento este adotado pela Assembleia - Geral de Setembro de 1999 – O ideário da Cultura de PAZ exige a construção de uma Sociedade Inclusiva que acabe com diferentes formas de Discriminação.
 Entre os oficiais membros da ONU, o Embaixador da Islândia, Einar Gunnarsson, falando em nome do Presidente da Assembleia- Geral, disse ele que: a Paz é um sonho distante sem Ela não há Desenvolvimento. Einar, afirmou ainda que a PAZ não é apenas a ausência de conflito, mas é também a Educação inclusiva e o alcance de uma Sociedade Igualitária.
 Ban Ki- mon, Secretário - Geral da ONU, na oportunidade expôs sobre Áreas de conflitos no Mundo, ressaltando a guerra na Síria, que é a pior crise humanitária atualmente”. Ban, focalizou também sobre as Áreas pacíficas que lidam com a Discriminação: “Até nas Sociedades mais pacíficas, minorias são atacadas pela sua etnia, orientação sexual ou alguma outra diferença”.
 Já o embaixador da Islândia também enfatizou a necessidade de criar uma Comunidade Nacional para promover o Diálogo e estimular o respeito à Diversidade religiosa e cultural, além da eliminação da Discriminação e Intolerância.
          (Fonte: UNIC-Rio/ resumo de Wilson Rodrigues de Andrade p/ Folha Cultural)    

domingo, 9 de outubro de 2016



Via C/Folha Cultura -FC.

Fest’ Art - PAZ e C/ NAArt - Vale a continuidade na mobilização de  Cadastramento  da Comunidade Artística - Cultural para promover parcerias pela Vida Cultural Ativa na Região/Alvo...

       Em consonância com a Meta e a Finalidade do Sistema COMPAZ 
  – o Programa C/Divers’ Art. - Vale – a partir das Expressões e Conteúdos Artísticos - Culturais, fomento, difusão, preservação,  promoção  e produção de Imagem e Som , das  Artes & Ofícios; com criação de condições para  oportunidade de inclusão do potencial  produtivo  regional. Somar parcerias para Ação/Cidadã com a Comunidade Sociocultural, alicerçados na rica produtividade e criatividade  no Campo do Artesanato / da Música / da Dança / das Artes Cênica  e Circenses / da Literatura e Editoriais /do Audiovisual e Similares; e, diante  da retomada de iniciativas sempre  salutar, e, do novo momento do Comitê pela PAZ /COMPAZ /ONG. Pacifista – Cultural  o Processo de revitalização em curso – envolver a Região Centro - Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno, também, no Processo  desenvolvimentista no campo ambiental, turística, histórica, geográfica e cultural para posicionar a Região/Alvo a que apresenta alternativas  sustentáveis e o possibilitar trabalho e renda  rumo a  Qualidade de Vida  dos envolvidos . O Cadastrado do Núcleo de Artesanato e Artes do COMPAZ, com Exposição permanente em todas as Edições do Fest’ Art - Paz. 

============== COMPAZ – ONG. Pacifista - Cultural – desde 1985 ===============                           Promovemos Vida Cultural Ativa em nossa Região/Alvo!
                          


Reflexão. Processo Produtivo da Cultura. *WRA/14.

  
A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao convívio Cultural.  (Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU)

     Consagrada no contexto da Liberdade de Expressão, Oportunidade de Dialogo; também o Direito ao saber da nossa Ancestralidade – os meios e Espaços para a Criatividade e o Processo de Inovação; combinar o passado para inovar o futuro de forma intercultural e permanente – o ecológico e sua tecnologia, e o dialogar com o saber fazer da Vida e pela Vida de todos. Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso Manancial Cultural – este passar por períodos necessários no Campo Civilizatório. Portanto, em nosso Território, a Cultura vive no Processo de fortalecimento do Cenário  de Regionalidade Cidadã Plena, e o conseqüente Desenvolvimento e dos meios para a Sustentabilidade e Bem-Estar de suas Comunidades e Localidades; dentre os fazedores e genuínos preservadores desta Cultura.
    O Debate Público demonstra que a qualidade de Vida não pode ser visto, tão somente, na ótica do Desenvolvimento Econômico, mas como apropriação continua do Patrimônio Material e Imaterial, esse com o envolvimento de Cidadãos e Cidadãs; e a criação do rico imaginário deste Povo Multiétnico, com excelência e potencialidade no produzir; a partir da Diversidade Cultural. A palavraDiversidade’, é forte, remete-nos a territorialidadeCada vez esta Diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por Localidades ou Comunidades fechadas, tão somente – No expandir-se, há de se comparar o seu rico Conteúdo.
     Há necessidade de Leis de Incentivo direcionadas ao Desenvolvimento da Promoção Cultural para possibilitar o Processo do Setor da Economia Criativa/EC e Economia Solidaria/ES, em curso, e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, e ao fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil/ ONGs. –, a partir das conquistas já alcançadas, e seu dinamismo, e os Agentes Públicos, assim procederem também. Deste modo, Diversidade Cultural passa a compor estratégias de mudanças e de construção de novos paradigmas, do aspecto populacional e suas Manifestações, Expressões e seus Conteúdos. Podemos lembrar que, segundo o Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o Processo Democrático e as Oportunidades Econômicas, é a Diversidade Cultural


 *De: Wilson Rodrigues de Andrade/ Membro -fundador e Secretario - Geral do COMPAZ- Promotor Cultural/ Produtor Editorial do Jornal/Revista Folha Cultural/FC.

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...