domingo, 7 de abril de 2024

 Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins.

(Equipes: Agentes de Apoio - AA/ Agentes de Relacionamento Coletivo /A-RC)


           _______   APRESENTAÇÃO ______________


Proposta para o PROGRAMA de Captação Colaborativa, Participativa e Coletiva (P-PCCPC/ F' Art-PAZ), e de recursos humanos e de recursos financeiros. Para Suporte, Aporte e Repasse;   tornar assim, Apoio e Fomento das Ações do COMPAZTR-RJ-Brasil e demais  Associações Culturais Parceiras Afins na *Região/Alvo.


       A partir do Processo Sócio- Artístico - Cultural/ transmissor de valores para a promoção  do Conhecimento - faz-se necessário a Ação mobilizadora na busca pela continuidade do 'Legado'; O Ser - base existencial humana - forma de Sentir e de Pensar - ou seja - Existir; a partir de relacionamento, intercâmbio e o interagir permanente dos Referenciais: histórico-geográfico e turístico, de Preservação e Proteção Ecológica, bem como, do Patrimônio natural e imaterial; e o possibilitar condições de manifestação do Processo Criativo, das Expressões e seus Conteúdos. E, para estabelecer incentivo na Promoção e envolvimento Educacional - Bens e Valores         Culturais para a Comunidade/Alvo - deste modo, alcançar AUTOESTIMA  de Indivíduos, e suas Produções e suas Localidades. 

         A Cultura - é o cerne do Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, vertente do Conhecimento. Uma força para forjar no Diálogo e coesão social (união intima das partes/ Conexão…), com incentivo e envolvimento de Parceiros e Organizações Afins. - a partir do Elenco de Projetos e Programas do COMPAZTR e seu consequente resultado e sucesso permanente junto aos envolvidos: A Comunidade Artística-Socio-Cultural de nosso * Vale do Paraíba do Sul e seu entorno.



        *FC/ Folha Cultural -Jornalismo - Cultural - Textos com os Fatos e Feitos - Veículo para ligar Épocas e Registros!  Não dá para falar de tendência e inovação, por exemplo, abordar a Construção Histórica; sem deixar de focalizar - a partir da visão Educacional, Econômica e Socio e Cultural. O Ideário pela Produção e Fomento na Realização do Fest' Art. -Vale e, dos demais Programas Parceiros do COMPAZTR-RJ-Brasil. Iniciativa de tornar-se o maior Evento de Cooperativismo e Economia Solidária/ES. - Valorização turística e cultura das Artes no âmbito de nossa *Região/Alvo. O Jornalismo ao abarcar Informação e Conhecimento para todos os envolvidos. Para nossa Gente do *Vale.


 *COMPAZTR-RJ/ Comitê pela PAZ 

 


______________


Ativismo em permanente Reflexão… o Conviver Coletivo. 


             Nós- os Seres Coletivos. Pessoas. Seres que vivemos em  Humanidade. Nós - os que permanecemos em laços de fraternidade, ou seja, em Equipe - reunidos em Assembleias. Em revisão de Vida pessoal que, portanto,  estar em vigilância diante da vivência Coletiva - em Comunidade; principalmente se estivermos em Equipe - relacionamento e sinergia de vidas. 


              Ação Social - incumbência por mandato, em propósitos e defesa da Causa, a partir do ativismo Pacifista-Cultural. Promover produtores de Artes - é fazer da Vida a constante sensibilidade, é estar em permanente reflexão! 

                A Causa primordial -  o oportunizar, o criar condições de Apoiar e Fomentar pela Cultura de PAZ - entre Individuais e Povos. Então, ao sabermos disso, temos que nos chegarmos nas Pessoas (Membros, Colaboradores, Simpatizantes, Voluntariado e Parceiros…) - os que  nos ajudarão em atitude participativa e colaborativa; e contar quais são os seus Sonhos, e, juntos, produzir e promover Projeto/Ação em vivência Coletiva. Criar, também, possibilidades de Desenvolvimento a partir da Vida Cultural Criativa e Sustentável para todos os Envolvidos de nossa Região/Alvo. (P/ COMPAZTR-RJ-Brasil *WRA/ Jun. 2023)


Nossa Missão, com determinação de sempre…– o Ativismo - Cultural, também é, naturalmente,  a Missão; pois afinal - é pelo seu meio - o exercer na governança e, no ordenamento  de vidas e seus Espaços de fala e de serviço público (para o público e com o público…), nas Vidas em Coletividade. 


               Nenhum Ser humano deve assumir sua  humanidade fora de uma estrutura social dignificante; deve  existir com alguma forma de organização ou de processo político descente e necessário para todos. Diante do que exponho podemos avaliar que através do ativismo - forma -se em tarefas e  criador de condições de desenvolver Seres, aperfeiçoar estruturas efetivar missões e resultados com  a participação de todos e pelos meios diversos  de vivências pacifica e ordeira; ou por iniciativa própria, ou por representação Participativa - o Patrimônio  adquirido, conquistado, edificado por Estados e seus Entes constituídos. Postura de representante  (o exercer mandato…) deve  passar preferencialmente pela vontade e interesse dos que são os representados - a Coletividade. 




    COMPAZTR-RJ-Brasil. Preserve conosco essa Ideia Cultural!


 Resumo de Conceituação, Abrangência, Composição e formas de atuação - a partir do Município/Sede: Três Rios -Estado do Rio de Janeiro-Brasil/ *COMPAZTR. 


A PAZ - é algo que se aprende - que exige exercício, disciplina e esforço. Não se impõe. A PAZ deve ser Construída, Elaborada e Desenvolvida com finalidade de promover o Bem-Estar coletivo permanente.

       Na busca da definição de PAZ, a Carta da Terra, Documento oriundo da ECO’92 - ONU - assim nos mostra: “A PAZ e a plenitude que resume das Relações corretas Contigo mesmo, com outras Pessoas, com outras Culturas, com outras Vidas, com a Terra e com o Todo do qual somos partes” - fica, deste modo, evidente; PAZ não é um dado que existe em si. PAZ - é resultado, também, de Relações corretas com as diferentes Realidades. Portanto, sem estes corretos relacionar-se - isto é; mediante justiça desfrutaremos de PAZ.  


O Pacifismo - inserido na prática política-social - os que defendem a resolução e mediação dos conflitos internacionais - quanto ao desarmamento de Países e, por consequência, busca pela PAZ universal. Os que nutrem amor à PAZ. Os Pacifistas - os que visam apoiar e promover o Pacifismo - modo de defender a Causa no âmbito Ambienta, da Diversidade das Identidades Sócio-Artística e Cultural, da Dignidade de Vidas de Pessoas e seus Direitos… Defender o Pacifismo - é, também, avançar na vigilância Cidadã (pela Ação das políticas públicas…). E, manter-se vigilante no sentido de ter posicionamento Justo/Fraterno e Produtivo. O Pacifismo - Cultural - É o reafirmar envolvimento necessário e consciente; no desejo de contribuir, apoiar, defender e promover a Construção da ‘tecnologia social’ - o compartilhar - o não fechar, mais, sim - o despertar de oportunidade, também permanente da Comunidade/ Alvo e seus conteúdos, suas manifestações, suas expressões - para a respectiva promoção das produções; com Visão igualitária e solidária no Potencial Local - o congregar - sustentável com Bem-Estar e Vida saudável aos Envolvidos.  


(Pesquisa e Organização de Textos/ Wilson Rodrigues de Andrade - Produtor Editoria e Cultural / Membro-fundador do *COMPAZTR-RJ-Brasil/Fev. - 2023) 


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...