quinta-feira, 24 de agosto de 2017



LENDAS. SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS – *Dr. Max...


          A acolhida dos Traços máximos sobre as Lendas nos anima a continuar com o Tema, teimando em retratar um ponto de extrema e capital importância da História do Brasil e do Mundo. A vista do cientista CHARLES DARWIN ao especialmente no Encontro dos Três Rios.
    
        O registro do clérigo jesuíta José de Anchieta cresce de significado e de valor com o registro do cientista e do navegador Magalhães após deixar a Ilha de Páscoa com as suas múmias de pedra. O relato vem ao conhecimento ecumênico pela informação fidedigna dos clássicos mestres  Capistrano de Abreu e Pedro Calmon e alicerces de Aires Cazal em a Coreografia do Brasil. Ao exordio do relato aproveitamos para pulverizar a diatribe que  o inventem contra o sábio, que jamais em tempo afirmou ser o HOMO descrente de sermões; macacada é da apóstrofe dos iguaras tangos contra as verdades divinas e biológicas, pois, o HOMEM veio do HÚMUS, e os seus plasmas e pontos vitais são do ADAMUS e EVA, primeira célula que gerou o Se Humano, e, passando a serem DOIS a evolução passou a ser sexuada – óvulo, gameta, feto, zigoto, infante, jovem, adulto. É, e pronto. Ao pesquisar as estátuas da Ilha, seus precisos traços fisionômicos e humanísticos  Darwin exatamente do que  volitam os talos e idiotas. Aqui, o fenômeno foi repetido  com as Obras dos Profetas, Anjos, Homens, Soldados e o próprio Jesus por Aleijadinho sem dedos e sem mão! Jamais viu os personagens e os reproduziu como nenhum outro.
         Darwin teve notícias dos cientistas e historiadores Spix e Von Martus, e até Tiradentes, que associado a Frei Veloso, seu primo, elaborou DEZ (10) volumes sobre a Flora Fluminense, e, quando aportou no Rio de Janeiro se hospedou na casa do Conde Afonso Celso, Diretor das Faculdades e dono da Fazenda do Barreiro na margem do Rio Paraíba, vindo de Petrópolis e região Serrana dos Órgãos.  Postada nas proximidades do Delta dos Três Rios e da Taba dos Puri, o ESPECIALISTA estudou a Flora e Fauna e vivenciou tatus, lagartos, peixes, cabras, melros, antas, lontras e insetos a Serra da Estrela e embarcou no Porto Predado na foz do Rio Inhomirim e fretou um barco até Marselha e debruçou sobre os bichos do Pontal e concluiu que a VIDA, aqui, dativa de mistérios. 
         Nossas origens tornaram-se Internacionais. Grande! Viva!

                                                                               *Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     
                                                                         Membro - fundador do COMPAZ/Folha Cultural.
                                                                          Ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura
                                                                                    Três Rios- Rio de Janeiro -Brasil

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...