quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Em Pernambuco, Alckmin confere funcionamento de bombas usadas na transposição do São Francisco /22 de fevereiro de 201

 O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sobrevoou nesta quarta-feira (22) o Reservatório de Copeti, em Pernambuco, onde estão instalados os equipamentos emprestados pelo governo paulista ao Ministério da Integração. O tucano esteve acompanhado do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e do deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE).





 Os equipamentos estão sendo utilizados para acelerar a transposição das águas do Rio São Francisco no Eixo Leste. Após o sobrevôo, Alckmin visitou o reservatório para acompanhar a operação das moto -bombas da Sabesp.

“Usamos essas bombas em 2014, numa seca muito grande na Região Metropolitana de São Paulo, para fazer a captação da reserva técnica do sistema Cantareira. São equipamentos muito potentes que conseguem bombear 2 m³/s, permitindo que a água chegue ao destinatário final com mais rapidez”, explicou o governador.
As bombas foram transportadas para o município de Floresta (PE), no eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, e instaladas no reservatório de Copeti. Em 26 de dezembro de 2017, o governador Geraldo Alckmin assinou termo de empréstimo das bombas para combater a seca nos estados da Paraíba e de Pernambuco.
O equipamento, que consiste em quatro conjuntos de bombas flutuantes, cada um com capacidade de bombear até 2.000 litros de água bruta por segundo, foi cedido ao Ministério da Integração Nacional.
A cessão do equipamento e demais materiais necessários para sua instalação, orçados em R$ 8,26 milhões, será pelo período mínimo de 120 dias, com possibilidade de prorrogação, sem custo para os beneficiados. P/ C-Folha Cultural

“União pela água”, por Geraldo Alckmin

22 de fevereiro de 2017
O Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, esteve presente na Assinatura de Convênios da Casa Civil. Local: São Paulo/SP. Data: 07/12/2016. Foto: Alexandre Carvalho/A2img
A superação do desafio mundial e nacional do abastecimento de água passa pela atuação determinada do poder público.
A troca de experiências e a ajuda mútua entre estados e o governo federal são a chave para essa e outras conquistas fundamentais.
A colaboração recente do governo de São Paulo com a União é um gesto que valoriza a Federação.
O empréstimo de “super bombas”, adquiridas durante a crise hídrica paulista serve agora para aliviar os efeitos da forte estiagem que acomete o Nordeste.
Graças a elas foi possível antecipar a chegada da água do Rio São Francisco em regiões de Pernambuco e Paraíba.
Foram necessárias 34 carretas para transportar as “bombas” numa jornada pelo País.
Atualmente estamos também em tratativas para contribuir nessa área com os governos da Bahia e do Distrito Federal.
São Paulo, no biênio 2014-2015, passou pela pior estiagem já registrada. Foi um fenômeno duas vezes superior à mais severa seca que se tinha notícia até então, ocorrida em 1953.
Hoje voltamos à normalidade, tanto pelo retorno das chuvas, quanto pela realização de uma série de obras emergenciais e estruturantes e pela adesão da população ao uso racional da água.
Uma das ações, viabilizada em comum acordo com o governo federal e os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, é a interligação das bacias do Jaguari e Atibainha, que dobrará a capacidade de armazenamento do sistema Cantareira, o maior de São Paulo.
Como a obra envolve um rio federal, o Paraíba do Sul, a sua realização se tornou outro bom símbolo de cooperação federativa.
Avançamos, em suma, de forma ininterrupta para enfrentar possíveis condições meteorológicas futuras tão agudas quanto aquelas que nos atingiram e que atualmente afetam o Nordeste e o Distrito Federal.
O caminho para o futuro é o fortalecimento do federalismo. O trabalho feito em união potencializa a capacidade de melhorar a vida dos brasileiros.
Juntos, temos mais condições de prosperar e criar oportunidades de desenvolvimento sustentável para todos.
*Artigo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), publicado nesta quarta-feira (22/02) no Jornal do Commercio de Pernambuco

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017



Fórum Mundial da Água abre consulta pública online com participação de agência da ONU



 Publicado em 17/02/2017


            Em 2018, Brasília sediará o 8º Fórum Mundial da Água, evento que reunirá os principais especialistas, gestores e organismos envolvidos na gestão e preservação dos recursos hídricos do planeta. A Organização do Evento deu início nesta semana (13/ Fev. /17) a uma consulta pública que receberá contribuições online de qualquer pessoa interessada em debater os temas do Encontro.  A Cap-Net, Rede de Capacitação em Gestão da Água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), atuará como moderadora dos debates sobre Desenvolvimento.





          Na plataforma “Sua Voz”, é possível participar de seis salas virtuais de discussões, divididas entre os seguintes temas: clima; pessoas; desenvolvimento; urbano; ecossistemas; e finanças. A Cap-Net, Rede de Capacitação em Gestão da Água do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), atuará como moderadora dos debates do espaço sobre desenvolvimento.
           A Equipe do Fórum esclarece que o Portal é um lugar para que indivíduos de diferentes partes do mundo possam expressar suas opiniões e compartilhar experiências capazes de enriquecer as discussões sobre políticas de recursos hídricos.
A primeira rodada das consultas públicas terá duração de oito semanas e deverá se encerrar em meados de Abril. As consultas seguirão após esse primeiro momento. Em seguida, o Fórum realizará uma votação global para identificar os temas considerados mais relevantes pela população. Todas as discussões são moderadas também pela Agência Nacional de Águas (ANA) do Brasil, instituição parceira e responsável pela Organização do Evento.

O 8º Fórum Mundial acontecerá em Brasília dos dias 18 a 23 de Março de 2018. 
         O Evento contribui para os diálogos que orientam processos decisórios globais sobre o uso racional e sustentável da água. O Encontro é Organizado pelo Conselho Mundial da Água, instituição que reúne cerca de 400 organismos internacionais, governamentais, da sociedade civil, do setor privado e da academia. Essas Entidades parceiras estão espalhadas por aproximadamente 70 Países. Entre os membros do Conselho, estão a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU - HABITAT). A Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) recebeu em janeiro de 2017 o Estatuto de membro - observador. Fonte/ UNIC-Rio/ COMPAZ-FC. Fev. 2017.

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...