sábado, 4 de dezembro de 2021

 

Ex-ministro Juca Ferreira discutirá cultura e educação em Niterói  / O Dia  - O Fluminense -  C/Folha Cultural

Político participa nesta quinta de mesa de debates com os secretários municipais da Educação e da Cultura, no Jambeiro, às 16h.


A Prefeitura de Niterói, por meio das Secretarias Municipais de Educação e das Culturas, convidou o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira para realizar uma palestra sobre a importância da educação e cultura para o desenvolvimento social,  realizado em, 2 de Dezembro de 2021. O Debate "Educação e Cultura'' será realizado no Solar do Jambeiro, às 16h, com transmissão ao vivo na página do Facebook da Secretaria de Educação de Niterói.

João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira é um sociólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi Ministro de Estado da Cultura nos governos Lula e Dilma.
Juca Ferreira é um sociólogo e político baiano. Foi ministro da Cultura no período de 2008 a 2010 e voltou a exercer o cargo de 2015 a 2016. Juca é referência no tema desde a Década de 90, quando fundou o Projeto Axé, voltado para crianças e adolescentes em situação de risco social.
O Brasil vive uma das suas piores crises. Na verdade, são muitas crises: redução da atividade econômica com falências e desemprego, mais de 15 milhões de pessoas passando fome, inflação, pandemia, etc. Vai ser preciso interromper esse processo de demolição de tudo que foi conquistado e tudo que foi construído com muita luta. É necessário recompor o Estado para retomarmos o caminho do desenvolvimento com democracia, justiça social e sustentabilidade. A Educação e o Desenvolvimento Cultural são dois componentes incontornáveis desta retomada”, afirmou o ex-ministro.
O evento contará com a participação do vice-prefeito Paulo Bagueira, do secretário de Educação, Vinícius Wu, do secretário das Culturas, Leonardo Giordano, e da diretora da Fundação de Arte de Niterói, Roberta Martins.
“As políticas de educação e cultura se tornarão ainda mais próximas e integradas no próximo ano, a partir do fortalecimento dos programas Pacto Niterói pela Educação e Cidade Educadora. Os Projetos envolvendo às duas áreas são essenciais para a ampliação da oferta de educação em tempo integral prevista para o próximo período”, disse o secretário de Educação, Vinícius Wu.
Para Leonardo Giordano, há uma guerra ideológica imposta hoje na sociedade. Somente com amplo investimento em ações integradas de Educação e Cultura será possível avançar para um país mais justo, igualitário e menos violento.
"Assistimos com horror aos ataques à ciência, à educação, à cultura, ações que têm como consequência o retrocesso e a morte. Somente com amplo investimento em políticas públicas de cultura, educação, saúde, entre outras, conseguiremos superar essas crises que ameaçam nosso povo e assolam o Brasil. Niterói se projeta como referência e vanguarda ao pautar esses debates fundamentais para a transformação social e investir nas melhores práticas de gerenciamento. A presença de Juca aqui é mais uma demonstração disso. Cultura e Educação juntos podem mudar o rumo do País. Por isso, os Projetos que estamos estabelecendo entre as Secretarias são tão fundamentais", afirmou.
Ainda no evento, será divulgado o resultado das contribuições do Seminário de Educação e Cultura: Educação e Cultura como um Direito, que debateu com diferentes setores da população e os educadores da rede diversos temas envolvendo essas duas áreas. Além disso, será divulgado quais políticas de educação e cultura a população pensa para as escolas da rede, resultado obtido através de consulta pública.
Edital do Samba - Logo após o Debate 'Educação e Cultura', o Solar do Jambeiro  tornou-se Palco do lançamento do Edital 'Samba e Educação'. O Projeto é uma parceria do gabinete do Vice-Prefeito, Paulo Bagueira, e das Secretarias de Educação, Participação Social, Culturas e Assuntos Estratégicos. O Edital vai contemplar oficinas, cursos e demais atividades propostas por personalidades do samba sobre a História africana e a cultura afro-brasileira. Serão contemplados também Projetos desenvolvidos pelas Escolas da Rede com a temática.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...