quinta-feira, 16 de janeiro de 2020


Universidade utilizará resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. 

     Entre as formações oferecidas estão graduações em ciências tecnológicas, exatas, biológicas, da saúde, da educação e humanas. Vestibular é atividade vinculada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados em parceria com Instituições de Ensino Superior.                  Enviada em: 16/Maio/2016.



Refugiados que vivem no Brasil podem se inscrever em vestibular específico para graduações da Universidade Federal de São Carlos. Foto: Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (f/Arq. )

            Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltado para refugiados que vivem no Brasil. As inscrições para o ano letivo de 2017 podem ser feitas até o dia 2 de setembro.
Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato comprove a condição de refugiado por meio de documentação emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) — órgão vinculado ao Ministério da Justiça — e que já tenha concluído o nível de Ensino Médio ou equivalente.
Os cursos oferecidos são de graduação e as aulas são presenciais. As vagas são ofertadas para os campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino — todos localizados no interior do Estado de São Paulo.
Entre as formações oferecidas, estão graduações em ciências tecnológicas, exatas, biológicas, da saúde, da educação e humanas. Clique aqui para ter acesso à relação de todos os cursos de graduação oferecidos.
Pelo segundo ano consecutivo, a UFSCar utilizará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. Serão aceitos os pedidos de inscrição de candidatos que tenham participado das edições do Enem de 2012 até a edição de 2016.
Os refugiados que não tenham participado das edições do ENEM desde 2012 devem fazer suas inscrições para o ENEM 2016 entre os dias 9 e 20 de maio, pela internet, e realizar o exame que será aplicado nos dias 5 e 6 de outubro, em todo o país.
        

                                             Foto/ Embaixador : Sérgio Vieira de Mello/ ONU.

 O Edital ainda prevê que, caso não haja candidatos classificados por meio do ENEM, a UFSCar poderá divulgar os cursos/vagas que não foram preenchidos e fará uma seleção simplificada. Para acessar o edital publicado no Diário Oficial da União, clique aqui.

Apoio / COMPAZ- FOLHA CULTURAL/FC.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020


Tra                      Traços Históricos... Paraíba do Sul...

                                                                                      *Dr. Max.
                                   O FICO...
                                   Vários episódios da História do Brasil tiveram Palco e Vida em Paraíba do Sul, Estado do Rio de Janeiro - Brasil, destacando o FICO da permanência do Príncipe Regente D. Pedro I, sendo o proêmio da Independência.
              O Manifesto foi elaborado em Paraíba e depois levado a Minas ao longo do Caminho Novo, e conduzido por Pedro Dia Paes Leme Câmara, este nascido em 1777, Barão em 1818, e depois Marquês de São Marcos, que o entregou em mãos do futuro Imperador de quem se tornou grande amigo. Na primeira viagem para Minas o Príncipe pernoutou no Registro de Paraíba, e no silêncio da noite luxuriante, de luar prateado, ao som do arrulho dos pássaros, como das cigarras, silvos dos grilos e rinchos dos mochos, tal como paraíso sipolino, sem trajes, sentiu pela intuição o desejo de libertação pela Independência. Também, na abdicação o Imperador recebeu no silêncio frio e decepção dos nacionais com os destinos do País e da Coroa, a chegada e a HORA do fim.

  E foi. PARAÍBA participou em Momentos importantes de Pedro I, inclusive, na guerra da Independência, na Bahia, com a vitória do Brigadeiro Lima e Silva, casado com DAMA Sulparaibana e futuro EMANCIPADOR, em Janeiro de 1833 e Pai do único Duque e Pacificador Caxias. Outro vulto da história pátria, Miguel Calmor du Pin e Almeida, Marques de Abrantes, Primeiro Ministro e  Quito Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, que iniciou sua carreira como Promotor de Justiça, aqui, no famoso Fórum dos Cearenses. Outro episódio da mais bela Página da História, no advento da República, é a salvaguarda das DAMAS Sulparaibana ao famoso tribuno, poeta e arauto do novo regime: Silva Jardim. Paraíba inspirou o maior clássico de óperas internacionais, o nosso Carlos Gomes; e produziram escritores, deputados, ministros, governadores, artistas e instrumentistas, compositores, engenheiros, médicos, advogados, jornalistas, cantores, inventores, críticos (Agripino Grieco); jornais, livros, música, obras, aviões, filomáticos, cinematógrafos, velódromos, ouro, café, rendas, águas Salutáris, tijolos, Pontes, Caminhos, Barões, Vilas e um Inconfidente Confidente, e um Rei – GARCIA RODRIGUES PAES.                          

                                  * Dr. Antônio Maximiano de Oliveira     


Traços Máximos – *Dr. Max.Paraíba do Sul... Emancipação...

       
           Dois Séculos de Emancipação renovada à construção que a Paraíba desde a abertura do Caminho Novo, graças a Garcia, proporcionando o desenvolvimento de Minas e da Metrópole.         
            


 Fotos de: Wilson Rodrigues de Andrade ( Ponte de PS)









           Desde a chegada da Família Real e da Independência a coletividade sul - paraibana contribuiu com sua opulenta produção de alimentos essenciais como a cana-de-açúcar, a farinha, os grãos de milho, arroz e feijão, de toucinhos de carne suína, bovina, aves, tubérculos, batata; não produziu trigo, mas lavrava a terra com fartura e serrava madeira para esteios, caibros, ripas e tábuas e até pedras para a alcantaria dos prédios e varandões. Tudo descia para as praias guanabarinas ao lombo das mulas dos Tropeiros e voltavam carregados de marquesas, consoles, cortinas, panelas, baixelas, calçados, armarinhos, toucados, relógios rupiões, imagens e pianos. Os senhores de Fazenda, também aventuravam em conhecer as praças e roças do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Vila Rica, Rio das Mortes, e os filhos se homiziavam nos Quarteis e Europa, gente da Paraíba Velha, e, até o Príncipe gostava de pernoitar na alfandega do Cais e por cânone da verve dos Puri e Timbaúba CAXIAS sentou Praça aos cinco (5) e é o grande vulto sul paraibano ao lado de Garcia Rodrigues e Anchieta, que comprou terras na Santa Cruz de Sebollas para plantar cereais para sua Casa de Misericórdia, do Rio. Os pesquisadores e escribas só falam de ouro, joias, especiarias, escudos e não exaltam o melhor da Vida. Crescer.
           Uso e expressão de Drumond – sem encher a pança não tem vida, e, no Meio do Caminho tinha uma pedra, logo, varias – Paraibuna, Itacolomi, Tocaia, Monte Cristo e Paraíba, que no Dicionário do Biscainho Anchieta, significa - Peixe separado ou quase morto ou podre, para ser comido. São mais de 300 anos, e pouca gente reconhece o Maior Valor desta Terra, que nos deu o Ouro Vegetal (Café) o Tropeiro, Pontes, Trem de Ferro, Independência, República, Liberdade e Glórias.

            .*Dr. Antônio Maximiano de Oliveira, Membro - fundador do Comitê pela Paz - COMPAZ e do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL e ex - Presidente do Conselho Municipal de Cultura - Três Rios- Rio de Janeiro-Brasil.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...