terça-feira, 1 de março de 2016

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC


Chefe da UNESCO presta homenagem ao escritor e intelectual italiano Umberto Eco

Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da agência da ONU. Para a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, ele “era apaixonadamente comprometido com a luta contra o racismo, com o diálogo entre culturas”. Confira a homenagem na íntegra, na matéria.
Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da UNESCO. Foto: ONU / Paulo Filgueiras
Umberto Eco colaborava regularmente com os debates da UNESCO. Foto: ONU / Paulo Filgueiras
A Diretora-Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, fez um tributo realizado em 22/Fev.16, ao escritor e acadêmico italiano Umberto Eco, que faleceu no dia 19 de fevereiro.
Figura intelectual de renome internacional, Eco era um colaborador regular nas reflexões e debates da agência da ONU. Em 1985, ele recebeu o Prêmio “Teleglobe McLuhan” do Canadá, por suas pesquisas no campo da mídia e da comunicação. A premiação conta com o apoio da Comissão Nacional da UNESCO no país.
Confira a homenagem de Bokova abaixo.
“Umberto Eco tinha uma curiosidade universal e um talento inigualável para compartilhar sua paixão pela cultura, com inteligência e humor.
Professor da Universidade de Bologna, uma das mais antigas da Europa, ele encarnou a tradição do italiano humanista, sabendo como construir pontes entre o conhecimento formal e o público em geral, entre a universidade, a mídia e a literatura.
Criou a teoria da “obra aberta” e foi apaixonado por todas as formas de cultura popular, dos livros de espionagem ao futebol.
Com seu toque humano, ele foi um amante do debate público à luz dos eventos atuais. Era apaixonadamente comprometido com a luta contra o racismo, com o diálogo entre culturas.
Ele nos deixa livros encantadores como ‘O Nome da Rosa’ e ‘Lector in Fabula’ (título também da versão em português), onde se percebe o surgimento de sua voz única, ao mesmo tempo lúdica e profunda. Ele fará muita falta.”

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segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


FEST’ Art. - PAZ / Folha Cultural Festival Show de Artes pela Paz  COMPAZ 

            Folha Cultural / NAArt -Vale + Parceiros
(Equipes: Agentes de  Apoio - AA/  Agentes de Relacionamento Coletivo A-RC)  

Programa de Captação de Recursos Humanos e Finanças de forma Colaborativa e Participativa – p/ suportes, aportes e repasses, e apoio e fomento das Ações do Sistema COMPAZ e Organizações Parceiras Afins na Região/Alvo.


                
Apresentação:
 Visto que através do Processo Sociocultural – faz-se a Ação mobilizadora e complementar na busca constante para a continuidade dos legados; base essencial do Ser Humano; e linhas fundamentais que passa pelo necessário relacionamento, intercâmbio e integração do referencial histórico- geográfico- turístico, de preservação e proteção Ecológica, assim como do Patrimônio Natural e Imaterial; e o possibilitar a Promoção da Manifestação das Expressões e seus Conteúdos. Bem como, estabelecer incentivos para a promoção do conhecimento com Desenvolvimento Sustentável,  bens e valores culturais para a Comunidade Artística-Cultural, pela autoestima e o bem-estar de Indivíduos, suas Produções e suas Localidades.   
   

  FC/ FEST’ Art. - Paz / Programa de Captação Colaborativa e Participativa de Recursos Humano e Finanças.  Proporcionar incentivo e envolvimento de Parceiros e Organizações Afins.  Possibilitar Suportes, Aportes e Repasses, a partir da promoção de recursos financeiros para elenco de Programas e Projetos do Comitê pela Paz/COMPAZ, deste modo conquistar o conseqüente sucesso com resultados permanentes junto aos envolvidos.              
    IDEALIZAÇÃO: Comitê pela Paz/COMPAZ - REALIZAÇÃO: Jornal/Revista FOLHA CULTURAL
         F’ Art.- Paz/ Festival Show de Artes pela PAZ


O Sistema Social caracteriza pelo conjunto de Indivíduos, e fatos e feitos, que vive em relacionamento para atingir resultados e, no propósito de inserir os Empreendedores dos Setores: Economia Criativa/EC e Economia Solidária/ES. Parceiros e Organizações Afins. Proporcionar criação de condições em geração de trabalho e renda, e com qualidade na remuneração gradativa através da Gestão do Conhecimento/GC – implantado no Sistema COMPAZ (Departamentos / Núcleos / Divisões / Setores/ Programas/ Projetos...)  Andrade, WR/11.

INOVAÇÃO – é uma atividade de risco: nunca se sabe o resultado... Portanto, o risco funciona como estímulo / desafio (conhecimento e velocidade).


Capital Humano – o produtor de riquezas, de prosperidade – e não, e tão somente um trabalhador.
Economia Comportamental – altruísta / compartilhante /colaborativa/ participativa /coletiva.  (Adaptação: Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor Cultural/11)

      Fest’ Art-PAZPrograma de Captação de Recursos Humano e de Finanças – para Suportes/ Apostes/ Repasses – de forma Colaborativa e de Relacionamento Participativo com processo mobilizador – iniciativa de estreitar Intercâmbio junto a Comunidade Sócio - Artístico - Cultural em localidades na Área de atuação do COMITÊ pela PAZ /COMPAZ – com proposito de apoiar o fomento do Potencial e valorização da Produção Artesanal e Artística, e suas Manifestações, e suas Expressões e seus Conteúdos Culturais – oportunizar os Cadastrados do C/ NAArt -Vale /NV e envolvidos.
        Fest’ Art. - PAZ: Suporte para novos recursos financeiros oriundos do Fest’ Art-PAZ – passa a ser complementação necessária p/ ampliação de acesso na Produção, Promoção, Difusão, Memória e reinvestimentos no desenvolvimento das Ações; além de serviço e estrutura do COMPAZ na Região/Alvo –  inclui a publicação do Periódico formato Tabloide - Jornal/Revista FOLHA CULTURAL, uma Produção Editorial do N- PED/FC, com 4 (quatro) Edições/Ano e, assim  efetivar elenco de Programas e Projetos/Ação do Sistema COMPAZ, e / ou de Organizações Parceiras Afins.                    
                                          C/ Depto. Editorial, Divulgação, Artes e Cultura/ DEDAC.
             

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Via UNIC-Rio/COMPAZ-FC.


Na volta às aulas, ONU Mulheres lança iniciativa educacional sobre igualdade e violência de gênero

Agência da ONU divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas. Iniciativa “O Valente Não é Violento”, que atua pelo fim de estereótipos de gênero e comportamentos machistas, produz conteúdo pedagógico livre, para colaborar na formação de estudantes no Brasil. A oferta pública de materiais se integra ao Dia Laranja deste mês, celebrado a cada dia 25 no mundo inteiro, pela campanha do secretário-geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Na volta às aulas, a ONU Mulheres divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas
Para prevenir a violência decorrente do machismo nas Escolas, a iniciativa “O Valente Não é Violento”, integrada à campanha do secretário-geral da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, traz um Currículo de Gênero para conscientizar meninos e meninas sobre o Direito das mulheres de viver uma vida livre de violência.
As aulas abordam os seguintes temas: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades e Vulnerabilidades e Prevenção. O projeto foi financiado pelo União Europeia e revisado pela área de Projetos de Educação da UNESCO.
A campanha da ONU reconhece as instituições de ensino como contextos privilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício da cidadania, considerando seu papel central na promoção de mudanças sociais.
Para a elaboração do currículo, foram pesquisados marcos legais e políticos que apontam para a necessidade da inclusão de discussões acerca desses temas no espaço escolar e experiências de trabalho capitaneadas pelas políticas públicas e por Organizações da Sociedade Civil.
O programa considera as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM 2013-2015), que apontam para a necessidade de promover a inserção de temas voltados para a igualdade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica.
O PNPM destaca, ainda entre os seus objetivos, a necessidade de “consolidar na política educacional as perspectivas de gênero, raça, etnia, orientação sexual, geracional, das pessoas com deficiência e o respeito à diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã”.
A ONU Mulheres vê a inclusão de discussões sobre as temáticas de gênero nos currículos necessária para a formação de professoras e professores do ensino médio, favorecendo análises e processos de reflexão sobre as desigualdades de gênero, étnico-racial, geracional, diversidade sexual, identidade de gênero e as violências.
Educadoras, educadores e organizações podem entrar em contato para saber mais sobre o currículo da ONU Mulheres pelo e-mail ovalentenaoeviolento@gmail.com
Na volta às aulas, a ONU Mulheres divulga currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra as mulheres e meninas
Dia Laranja – A oferta pública do currículo e dos planos de aula acontece no contexto das atividades do Dia Laranja, celebrado mensalmente a cada 25 por proposição da campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, como momento para ampliar a conscientização e agir pela eliminação da violência contra mulheres e meninas.
Sendo uma cor vibrante e otimista, o laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governantes e membros das Nações Unidas a se mobilizar pelo tema da prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não só uma vez ao ano, no 25 de novembro – Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres –, mas todos os meses.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...