segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Descrição: Logo Pomba                                    Comitê pela Paz / COMPAZ/ONG.Pacifista-Cultural
                                                                         
Três Rios - Rio de Janeiro – Brasil
                                                         A partir de: 17/08/1985
                       Reflexão. Processo Produtivo da Cultura. *WRA/14.
  A Promoção da Diversidade passa pelo reconhecimento dos Direitos ao convívio Cultural /Declaração Universal dos Direitos Humanos/ONU.
   Consagrada no contexto da liberdade de expressão, oportunidade de dialogo, também o direito ao saber da nossa Ancestralidade – os meios e espaços para a Criatividade e o Processo de Inovação; combinar o passado para inovar o futuro de forma intercultural e permanente – o ecológico e sua tecnologia, e o dialogar com o saber fazer da Vida e pela vida de todos. Vivemos um movimento intenso de culturalização em toda parte, o procurar preservar nosso Manancial Cultural – este passar por períodos necessários no Campo Civilizatório. Portanto, em nosso Território, a Cultura vive no processo de fortalecimento do cenário  de regionalidade cidadã plena, e o conseqüente Desenvolvimento e dos meios para a Sustentabilidade e Bem-Estar de suas Comunidades e Localidades; dentre os fazedores e genuínos preservadores da Cultura.
    O debate público demonstra que a qualidade de vida não pode ser visto, tão somente, na ótica do desenvolvimento econômico, mas como apropriação continua do Patrimônio Material e Imaterial, esse pelos Cidadãos e Cidadãs; e a criação do rico imaginário deste Povo multiétnico, com excelência e potencialidade no produzir; a partir da Diversidade Cultural. A palavra ‘Diversidade’, é forte, remete-nos a territorialidade, pois cada vez esta Diversidade se dá mais por territórios, de pertencimento, e não por Localidades ou Comunidades fechadas, tão somente. No expandir-se há de se comparar o seu rico Conteúdo.
  Há necessidade de leis de incentivo direcionado ao Desenvolvimento no Processo do Setor da Economia Criativa/EC, Economia Solidaria/ES, e no Cultural em curso e suas ramificações – o acompanhar suas mudanças, e ao fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil/ ONGs. – e seu dinamismo, a partir das conquistas já alcançadas, e os Agentes públicos, assim procederem também.
        Diversidade Cultural passa a compor estratégia de mudanças e de construção de novos paradigmas, do aspecto populacional e suas Manifestações e Conteúdos de suas Expressões. Documento da UNESCO/ Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, afirma que tão importante quanto o Processo democrático e as oportunidades econômicas é a Diversidade Cultural.
De: Wilson Rodrigues de Andrade/ Membro-Fundador e Secretario- Geral do COMPAZ- Promotor Cultural/ Produtor Editorial do Jornal/Revista Folha Cultural/FC.


COMITÊ pela PAZ/COMPAZ- Preserve conosco essa Ideia Cultural.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...