sábado, 19 de agosto de 2023

 Para autores *Parnasianos

A Missão Social faz parte de seus Poemas - gênero de Literatas de Coletividade. 

*Parnaso- Monte da Grécia: Maciço montanhoso da Grécia, ao N do Golfo de Corinto e ao NE de Delfos; morada de Apolo e, - consagrado a Apolo, das Musas, das Ninfas... A Poesia. Aos Poetas. Coletânea de Poemas. Nós, os Parnasianos, Poetas e do Parnaso. Simbolicamente o 'Monte dos Poetas'. Os Poetas em geral e a Poesia. A Coletânea de Poemas. No Brasil (de 1919 -1920), Movimento Literário, com marca inicial de Joaquim Maria Machado de Assis...

            A Arte-Poética - onde se encontra codificada à Estética da Arcádia. Pela estrutura aristotélica, pela organização, e implicações metafísicas e psicológicas e aos socialistas.

A Arte - é uma intensificação das realidades e, pode ser descrita, a partir de Processos contínuos do que existe, do vasto clarão! Vivifica. Refrigera nosso Chão! 

        O Artista - cria forma destas realidades (a de que somos um pouco mais que Instintos...), nos vemos banhados de capacidades intuitivas - Agentes, e não o mero Instinto. O Artista produz objetos - descobertas de outros fatos e feitos no seio do Meio que vivemos. Construções e reconstruções. Em cada Ato verbal; e, em toda criação Artística encontramos estruturas - lastros para serem definidos ao longo das múltiplas finalidades dos Objetos e Elementos.

         A Soma das partes: Visão de mundo do Poeta - Ao estar atento na Leitura de cada aspecto do Poema, é útil fazer associações; entre Palavras que ocupem a mesma posição em diferentes Versos. Palavras que rimam (rimas ricas...), ou tem sons semelhantes. Palavras com a mesma função sintética ou mesma categoria gramatical. Quanto maior o número de relações, mais ampla a interpretação do Texto (Poema), o que acabará a revelar ao prezado Leitor - a Visão de mundo do Autor. Portanto, é a sua vez!

        O Aspecto rítmico do Poeta - Enquanto lemos o Poema, além do sentido das Palavras, pode se ouvir também uma espécie de forma, como o Poema é composto. O Poeta dedica especial atenção ao lodo sonoro de sua Composição. O prezado Leitor perceberá este processo ao Ler, em voz alta.

    Para nossa reflexão Literária/ Organização de Texto de: *Wilson Rodrigues de Andrade (Escritor-Poeta /Jornalista / Produtor Cultural)

**Coletânea - é um coletivo, sendo um substantivo, vem designar um conjunto de coisas ou seres da mesma especie

    O substantivo é, portanto, para designar uma reunião de várias Obras ou de Trechos escolhidos de diferentes Obras. Essa palavra vem do latim: collectanea, que no que lhe concerne, se prende ao verbo latino colligere, que significa - reunir, juntar. Em português, o verbo correspondente é coligir, que significa reunir em COLEÇÃO. Podemos notar que as palavras - coletânea/coligir/coleção/coletivo - tem a mesma origem. O respeito aos Direitos Autorais faz-se necessário para a boa Conduta e o Relacionamento entre Artistas/Criadores e suas respectivas Obras é, criar, deste modo, convívio harmonioso pela Humanidade e seu Processo Civilizatório. (* Wilson Rodrigues de Andrade…)

O Autor Literário, o Poeta – torna-se possuído pela Ciência – e, proporciona ao Cientista uma Visão refletida de seu Trabalho/Obra. E nessa Imagem o Cientista, o Literário, o Artista vê transformada suas Ideias e Ideários (Reflexões de Estudos/Por  |*WRA/11)


                                                                    *C/DEDAC -N-PED/LITERÁRIO

 

(Em, Registro: Escritório de Direitos Autorias/Biblioteca Nacional -EDABN-RJ)

      *Comitê pela PAZ/COMPAZTR – Três Rios - Rio de Janeiro -Brasil -  

 (*C/DEDAC-N-PED -Núcleo de Produção Editorial e Divulgação do *COMPAZTR) 

====================================================================

    / wilsonrdeandradetr@gmail.com/ wilsonrdeandrade@terra.com 

 Celular  +55 21 24 99282-4519 /   festartfc@gmail.com    /Skype 21 3942 3896

                          Blog - Visite nosso: http://compaztr.blogspot.com/     


 *Comitê pela Paz / COMPAZTR-RJ-Brasil (Docs.)

        ----------- Três Rios / Estado do Rio de Janeiro/ Brasil ----------------------

 Participação do Brasil no Fórum de Parceiros, na Sede da UNESCO.

                                                                        10 de Set. 2018/ UNESCO/ Brasília 

           A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) organiza, nos dias 11 e 12/09/2018, em sua Sede, em Paris, o Fórum de Parceiros. Encontro internacional que reforça a estratégia da Organização de trabalhar por meio de alianças com governos, com o Setor privado e com Agências de cooperação bilaterais e multilaterais. O evento permitirá que os Parceiros, existentes e potenciais, conheçam as oportunidades concretas de Cooperação com a UNESCO.

          O Encontro reuniu participantes de todo o mundo, e o Brasil teve uma forte representação nele. Estiveram presentes a Ministra da Educação, Rossieli Soares, o Diretor de Comunicação da TV Globo, parceira da UNESCO no Programa Criança Esperança, Sérgio Valente, e a Diretora e Representante do Escritório da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto. O Brasil contou também com a representação pelo Serviço Social da Indústria (SESI/CNI- Confederação Nacional da Indústria), parceiros da UNESCO no Projeto Educação Livre.  Além dos representantes do Brasil, vários outros importantes parceiros internacionais da Organização apresentarão suas visões sobre a UNESCO e a importância das relações de parceria, bem como o valor agregado nas ações de cooperação. Também estão previstos Fóruns temáticos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nos quais relataram experiências desenvolvidas em vários Países do Mundo. 



                          Desde, 1985; o *Comitê pela PAZ/COMPAZTR-RJ-Brasil - Associação Cultural/ Organização da Sociedade Civil/OSC - Pacifista - Cultural para o *Centro sul - Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno – que entre os Departamentos, Núcleos, Divisões e Setores - temos o: C/NAC - DEAC (Núcleo de Apoio aos Conteúdos da Diversidade das Expressões Artísticas e Culturais); (Divisão de Apoio ao Patrimônio Natural, Sítios Arqueológicos e de Museus / DA-PNSA/M). Propormos Inclusão para Convênios e/ou Parcerias Sócio - Artístico -Histórico - Cultural. Apresentamos nossos anseios de promover o Bem-Cultura e sua preservação, deste modo, atuar em conjunto com nossos Agentes públicos e a Coletividade. E, no Momento, encaminhamos proposta de Apoio e ao fomento e esforço preservacionista do Patrimônio Histórico - Geográfico e Artístico - Cultura aos Entes Públicos e Coletivos de nossa *Região/Alvo.


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...