sábado, 13 de agosto de 2022

 Pacifismo -1/3 (para Reunião...)

                                                      (Capa de  Projeto/COMPAZTR...)

                                                 Pesquisa e organização de texto / *Wilson Rodrigues de Andrade.

 O *Comitê pela PAZ, também denominado, *COMPAZTR-RJ-Br., é uma Organização da Sociedade Civil /OSC - Pacifista - Cultural, com Sede e Foro no Município de Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, República Federativa do Brasil, constituído em Assembléia - Geral, em l7 de Agosto de l985. Predispomos para o Apoio  da criação de condições pela Ação/Cidadã na Comunidade Sócio-Artística -Cultural, pela Preservação Ambiental e na Promoção dos Direitos. O arregimentar Parceiros, Simpatizantes e, juntos, aos  Diretores - os comprometidos com a Causa Pacifista - nos envolver pelo Vale afora e seu entorno. Nossa Região/Alvo. - pela Vida Cultural/Ativa e pela Cultura de PAZ entre os Povos! 

Conceituação, Abrangência, Composição e forma de atuação e Município /Sede do COMPAZTR:

A PAZ - é algo que se aprende - que exige exercício, disciplina e esforço. Não se impõe. A PAZ - deve ser Construída, Elaborada e desenvolvida...

   O Pacifismo - teoria ou prática política-social; os que defendem a resolução dos conflitos internacionais - quanto ao desarmamento de Países e, por consequência, a PAZ universal. Os que sustentam Amor  pela PAZ. Os Pacifistas - os sempre atentos ao apoio e  promover o Pacifismo - modo de defender a Causa no âmbito Ambiental,  da Diversidade  e Identidade sócio - artística- cultural, da Dignidade de Vida das Pessoas e seus Direitos... 

    Defender o Pacifismo - é também avançar na vigilância pela Ação/Cidadã (pela Ação das políticas públicas de qualidade e para todos). E, pelo  posicionamento Justo/Fraterno /Produtivo.

O Pacifismo Cultural -é o reafirmar envolvimento consciente - desejo de contribuir, apoiar e promover a Construção de 'tecnologia social' -Compartilhar - o não fechar, mais, sim - criar condições de  oferecer oportunidades permanentes  para a Comunidade Criativa - Cultural e seus Conteúdos, Manifestações e Expressões - com visão Igualitária e Solidária no potencial Local - Promoção da Produção. O pleno envolvimento.  Incorporar valores positivos com Bem-Estar - Vida saudável para todos.


Na busca da definição de PAZ, a Carta da Terra/ONU, Documento oriundo da ECO' 92 - assim nos mostra: " A PAZ - é a plenitude que resume das Relações corretas contigo mesmo, com outras Pessoas, com outras Culturas, com outras Vidas, com à Terra e com o Todo do qual somos parte". -, fica, deste modo,  evidente - PAZ não é um dado que existe por si. PAZ é resultado, também, e Relações corretas com as diferentes realidades. Portanto, sem  estas corretas Vias relacionais - isto é, por Justiça, jamais desfrutaremos e PAZ. 

                      Pelo COMPAZTR/ *Wilson Rodrigues de Andrade (Membro-fundador)

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

 Diante do Caminho! |*WRA.


        Dizem que existe uma viagem - mais são muitos os Caminhos. Desejosos que somos de termos êxito em nosso próprio Caminho...

        A Vida  e a prática dos envolvidos no Movimento Pacifista no âmbito regional e no mundo - é a Ação, é ser Útil; e, mutuamente, relevante e produtivo! A Humanidade! Aos olhos do espírito - pequenas coisas que há de ter importância! Você e Eu recebemos e repartimos - Fazer é compreender.  Podemos fazer qualquer coisa quando assumimos o Desafio para este proposito. E, de Coração!

       Naturalmente cada um de nós podemos cometer erros. É assim que aprendemos! Estamos  todos em permanente  treinamento. A Vida pode ser difícil. Sempre haverá Oportunidade!

         A Luz nos incomoda. Recorremos à espiritualidade e pedimos ajuda quando alicerces tremem... Cabe-nos orientar por aquilo que existe de melhor em Nós.  Nossas escolhas! A qualquer momento poderemos nos perguntar - 'o quê o meu Eu superior faria?!...' E, saberemos o Caminho a seguir! Confira!  Confira no Processo - sendo a própria Existência. Somos seres espirituais  por entre Veredas do bom êxito. Resultado Feliz  no empreendimento principiado! Viver!


Diante do Caminho - Nós do Comitê pela PAZ/ COMPAZTR - nos predispomos m no Apoio  para criação de condições  pela Ação/Cidadã na Comunidade Sócio-Artística -Cultural, pela Preservação Ambiental e na Promoção dos Direitos. O arregimentar Parceiros, Simpatizantes e, juntos, aos  Diretores - os comprometidos com a causa Pacifista - nos envolver pelo Vale afora e seu entorno - pela Vida Cultural/Ativa e pela Cultura de PAZ entre os Povos! 


Pelo COMPAZTR/ *Wilson Rodrigues de Andrade (Membro-fundador)


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...