sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Tolerância

Mensagem da Diretora - Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por ocasião do Dia Internacional da Tolerância, 16 de novembro de 2018. UNESCO/COMPAZ-FC.
              Nas últimas décadas, a globalização acelerou a um ritmo vertiginoso. O fenômeno é marcado por uma forte ambivalência: por um lado, a globalização aproxima os Estados e os Cidadãos ao permitir uma cooperação frutífera em múltiplos domínios; por outro lado, cria desequilíbrios, alimenta medos e gera tensões. O populismo, o discurso de ódio e a retórica excludente prosperam na ansiedade gerada por desigualdades socioeconômicas, migração forçada, reestruturação social e desafios ambientais.
Neste Dia Internacional da Tolerância, lembremos que a diversidade cultural faz parte do tecido da sociedade humana. É uma força e um condutor do desenvolvimento. É um benefício pelo qual todos podem tirar proveito, desde que aprendamos a nos entender, que possamos ver o que é universal em todas as culturas e que adotemos uma Atitude de Tolerância em relação ao que a princípio parece estranho para nós.
              A Tolerância não deve ser entendida como uma resistência de pessoas cujas características diferem das nossas; em vez disso, deve ser entendida como uma prontidão para respeitar e apreciar os outros, para compreender plenamente o valor de outras culturas e para reconhecer os inalienáveis direitos iguais de todos os seres humanos. Conforme definido na Declaração de Princípios sobre a Tolerância, aprovada pela UNESCO em 1995: “A tolerância é o respeito, a aceitação e o apreço da riqueza e da diversidade das Culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de exprimir nossa qualidade de seres humanos”.
               De imediato, tanto uma virtude moral quanto um princípio político, a Tolerância é um sólido baluarte contra o racismo e todas as outras formas de discriminação. É um veículo para a Paz, que devemos cultivar e fortalecer. Foi com esse espírito que foi criado o Prêmio UNESCO - Madanjeet Singh para a Promoção da Tolerância e Não Violência. Os vencedores do Prêmio em 2018 são a cineasta canadense Manon Barbeau, que criou um programa de estúdio de música e vídeo móvel para aumentar a conscientização sobre a Diversidade de Culturas e Línguas Indígenas, e a ONG queniana Coexist Initiative, que trabalha para defender os Direitos das Mulheres e combater estereótipos de gênero.
            


          


                          




  Diretora- Geral -UNESCO - ex- Ministra da Cultura de França,

Mensagem da UNESCO para o Dia Internacional da Tolerância
Mensagem da Diretora - Geral da UNESCO, Audrey Azoulay. 

         Que tais esforços sejam uma inspiração para todos nós e um incentivo para cultivar a Tolerância agora e sempre.

quarta-feira, 14 de novembro de 2018


14 de Novembro - Dia Nacional da Alfabetização. #Alfabetização



               
O Dia Nacional da Alfabetização é comemorada desde 14 de Outubro de 1966, criada em homenagem à criação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) em 1930, a partir do Decreto de Lei nº 19.402. No Brasil também se comemora o Dia Internacional da Alfabetização, em 8 de Setembro. Esta Data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e possui o mesmo objetivo de fomentar o processo de alfabetização em todos os países do mundo. A Data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da implantação de melhores condições de ensino e aprendizagem no País. A Alfabetização não se baseia unicamente no ato de aprender a ler e a escrever, mas também no desenvolvimento da capacidade de compreensão, interpretação e produção de conhecimento. Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-alfabetizacao/Créditos da imagem: https://www.smartkids.com.br/data/14-novembro-dia-nacional-da-alfabetizacao


13 de Novembro - Dia Mundial da Gentileza. #Gentileza


A ideia surgiu em 1997, quando um grupo de amigos espalhados pelo mundo decidiu se encontrar no Japão e trocar suas experiências. Em 2000, a data foi criada oficialmente e o site World Kindness Movement – passou a incentivar e reunir as ações. Aqui no Brasil, o Dia da Gentileza era comemorado em, 29 de Maio, dia da morte do poeta Gentileza, o homem que passou sua vida criando grandes painéis com mensagens positivas nas pilastras de viadutos do Rio de Janeiro. Um poeta que surgiu da dor. História contada por Gonzaguinha e por Marisa Monte. Hoje pedimos a gentileza, em especial, para com os refugiados que são obrigados a deixar seus lares para fugir da guerra e da miséria. Aqui, no Brasil, já são mais de 8 mil pessoas. Entre na Campanha do ‘Gentileza gera Gentileza’

Que bom motivo para rever nossas atitudes e incorporar ainda mais a prática da civilidade, da cortesia, da Educação e das regras de Etiquetas. Esse assunto tem sido muito abordado por todos os veículos de comunicação, graças a Deus! Quem sabe acontece uma conscientização em massa e, deste modo, poderemos vislumbrar um mundo melhor, onde a convivência entre as pessoas possa tornar mais harmoniosa e fácil. Ser Gentil é tarefa das melhores, com a prática consegue-se obter resultados impressionantes! Não custa tentar:

 


— Ser gentil no trânsito - Experimente praticar a paciência e a tolerância;
— Ser gentil nas filas - Compreensão e respeito faz toda a diferença;
— Ceder lugar aos mais velhos e às mulheres. Por onde anda o cavalheirismo?
—Cumprimentar as pessoas com um sorriso. Custa?
— Por favor, com licença, obrigado. Lembram-se dos sábios ensinamentos da sua mãe?
— Elogio sincero é uma grande gentileza. Quem não gosta?
— Um rápido telefonema de atenção no aniversário deixa qualquer um feliz. E então?

 

Preocupar-se com o Bem-Estar de nossos próximos é sinal de boa educação e muito respeito. Aproveite o “gancho” e descubra como é bom dar e receber gentilezas. Pois, tudo o que vai, também volta e isso é um bom começo para mudar as nossas Vidas! Fontes: http://radios.ebc.com.br/momento-tres/edicao/2015-11/1311-hoje-e-o-dia-mundial-da-gentileza E Atitude Elegante no site https://www.amambainoticias.com.br/geral/13-de-novembro-dia-mundial-da-gentileza-13-11-2015-07

Créditos da imagem: https://www.ccda.com.br/dia-mundial-da-gentileza-2/


 Adaptação de texto de: Wilson Rodrigues de Andrade/ COMPAZ-FC.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...