sábado, 21 de maio de 2016


Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC...UNESCO: ‘Foram necessários bilhões de anos para que se criasse nossa biosfera’

Marcando o Dia Internacional da Diversidade Biológica (22 de maio), agência da ONU pediu esforços para cumprir a Agenda 2030 da ONU e para descobrirmos formas de usar os recursos do planeta de forma sustentável.
O pantanal é uma das seis Reservas da Biosfera localizadas no Brasil. Foto: Flickr/Denis Gustavo
O pantanal é uma das seis Reservas da Biosfera localizadas no Brasil. Foto: Flickr/Denis Gustavo
A Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, marcou a 16º Edição do Dia Internacional da Diversidade Biológica – comemorado todo 22 de maio – pedindo esforços para o cumprimento da Agenda 2030 das Nações Unidas neste tema. O Dia é dedicado, em 2016, ao tema “Integração da biodiversidade e apoio às pessoas e a seus meios de subsistência”.
“Isso repercute de forma poderosa a visão estabelecida na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e Acordo de Paris sobre Mudança Climática”, destacou Bokova, lembrando que a realização dos 17 Objetivos Globais da ONU, exigirão um esforço mundial “sem precedentes” de atenuação e adaptação à mudança climática, para reduzir seu impacto nas pessoas e em seus meios de subsistência, e para se descobrir formas de usar os recursos do planeta de forma sustentável.
A UNESCO lidera a iniciativa de elaborar soluções eficazes e inclusivas. Por meio da Convenção do Patrimônio Mundial e da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, bem como do Programa Mundial sobre Geoparques, a agência da ONU contribui para a conservação de sítios com valor universal excepcional, incluindo sua rica biodiversidade.
Os 197 sítios do Patrimônio Mundial natural e as 669 Reservas da Biosfera da UNESCO são plataformas de aprendizagem para soluções locais de desenvolvimento sustentável, e abrangem todos os principais ecossistemas. Os 120 Geoparques Mundiais, em 33 países, exercem um importante papel na proteção e na educação sobre patrimônio geológico, de modo a contribuir para a conservação da biodiversidade.
“Esses sítios mostram como os serviços do ecossistema beneficiam diretamente as comunidades locais, com a preservação da natureza caminhando de mãos dadas com o desenvolvimento local, oferecendo exemplos significativos de desenvolvimento sustentável, nos quais novos valores econômicos, sociais e culturais interagem de forma harmônica”, disse Bokova.
“Esses sítios refletem a importância de parcerias em todos os níveis, estimulando a emergência de sociedades verdes que são mais justas na divisão de benefícios, mais sábias no uso de recursos e mais sustentáveis na criação de meios de subsistência.”
Ao combinar o nosso trabalho através das ciências sociais e naturais, incluindo o conhecimento local e autóctone, a UNESCO apoia as comunidades locais, por meio da promoção da educação para o desenvolvimento sustentável, da capacitação para a gestão sustentável, do compartilhamento de boas práticas e da criação de novas redes para proteger a biodiversidade.
“Foram necessários bilhões de anos para que se criasse a biosfera de que nós desfrutamos, com sua incrivelmente rica diversidade de plantas e animais – é nosso dever e responsabilidade agir agora para preservá-la para as gerações futuras”, concluiu a chefe da UNESCO.

Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC...

Presidente do México abre reunião bienal mais importante da CEPAL

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, presidirá a cerimônia de inauguração do 36º Período de Sessões da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), reunião bienal mais importante dessa comissão da ONU. Evento terá transmissão ao vivo pela Internet.
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no Palácio do Planalto. Foto: EBC
O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, no Palácio do Planalto. Foto: EBC
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, presidirá a cerimônia de inauguração do 36º Período de Sessões da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) — reunião bienal mais importante dessa comissão da ONU — que ocorrerá na próxima terça-feira (24), na Cidade do México.
O evento, que será realizado de 23 a 27 de maio de 2016, nas dependências da chancelaria mexicana, reunirá representantes dos 45 países-membros e 13 associados da CEPAL e terá a participação de mais de 30 ministros e vice-ministros de Relações Exteriores, Fazenda, Economia, Produção, Comércio, Planejamento, Desenvolvimento Social e da Mulher, entre outras autoridades.
O ato de abertura terá a participação da alta representante da União Europeia para Política Externa e Segurança, Federica Mogherini; da ministra de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru, Paola Bustamante; da secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu; e da secretária-executiva da CEPAL, Alicia Bárcena.
Durante as cinco etapas da reunião, a CEPAL apresentará seu relatório de atividades e proporá aos governos uma reflexão sobre estratégias de desenvolvimento no contexto dos compromissos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento reunirá pesquisadores e acadêmicos, funcionários de pelo menos 23 organismos intergovernamentais, membros do Sistema ONU e mais de 130 representantes de quase 60 Organizações da Sociedade Civil.
O México é membro fundador da CEPAL e abriga desde junho de 1951 uma das sedes sub-regionais do organismo. Esta será a sexta ocasião em que o país é sede de um período de sessões.
Clique aqui para acompanhar transmissão ao vivo do evento, que começa na segunda-feira (23), a partir das 6h30 (horário de Brasília). A sessão de abertura ocorrerá na terça-feira (24) às 7h00 (horário de Brasília).

Via UNIC-Rio / COMPAZ/FC.


Cúpula Mundial Humanitária da ONU propõe ‘Agenda pela Humanidade’

Evento, que reunirá líderes mundiais de diversas áreas, acontece em Istambul segunda e terça-feira (23 e 24 de maio).
O Mundo atravessa um momento crítico. Testemunha-se o maior nível de sofrimento humano desde a Segunda Guerra Mundial. Em vista desse cenário, pela primeira vez em 70 anos de história das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, convoca uma Cúpula Mundial Humanitária.
A proposta é estimular uma ação global imediata para por fim ao sofrimento de milhões de mulheres, homens e crianças afetados por conflitos e desastres.
Em 2016, mais de 125 milhões de mulheres, homens e crianças em todo o mundo necessitam de assistência humanitária. Nunca, desde a Segunda Guerra Mundial, tantos foram forçados a deixar seus lares: mais de 60 milhões de pessoas, metade delas crianças.
O custo humano e econômico de desastres tem aumentado, e os impactos da mudança do clima se tornam mais profundos. A previsão é de que desastres serão mais frequentes e graves.
A Cúpula Mundial Humanitária em Istambul, entre 23 e 24 de maio de 2016, pretender ser o marco de uma grande mudança na maneira como a comunidade internacional previne o sofrimento humano ao preparar-se para responder a crises.
Na Cúpula, líderes mundias devem assumir responsabilidades com a população mundial, ao se comprometerem com levar adiante a ‘Agenda pela Humanidade’, proposta pelo secretário-geral da ONU, que traça uma rota para a mudança.

Nova Agenda pela Humanidade

O chamado do Secretário-Geral baseia-se em um processo de três anos de consulta, que alcançou mais de 23 mil pessoas em 153 países.
O resultado é o convite a líderes mundiais de todos setores do governo e da sociedade para apoiar cinco responsabilidades cruciais: (1) Prevenir e por fim a conflitos; (2) Respeitar regras de guerra; (3) Não deixar ninguém para trás; (4) Trabalhar de diferentes formas para eliminar carências; e (5) Investir na Humanidade. Acesse na íntegra clicando aquiOutros documentos, clique aqui.
A Agenda pela Humanidade dispõe as ações-chave necessárias para dar resposta às cinco responsabilidades essenciais. Para as Nações Unidas, garanti-las é um imperativo moral e uma necessidade estratégica para confrontar os atuais desafios globais.
Em 2015, líderes mundiais demonstraram que é possível unir-se e enfrentar desafios globais. Eles entraram em acordo sobre novas estruturas para a redução de risco de desastres e sobre o financiamento do desenvolvimento ao adotar os históricos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e chegaram a um acordo sobre o clima.
Em 2016, o desafio é aproveitar esse momento e agir de forma a garantir que ninguém seja deixado para trás. Na Cúpula Mundial Humanitária, o Secretário-Geral convocará líderes globais e locais a comprometerem-se com uma ação coletiva e com a Agenda pela Humanidade.
Para as Nações Unidas, todos têm seu papel para assegurar essa Agenda. Por isso, a Cúpula reunirá líderes de governos, empresas, organizações internacionais e regionais, organizações humanitárias, redes comunitárias, academia e sociedade civil.
Trabalhando em parceria, é possível realizar importante mudança na maneira como a comunidade global previne o sofrimento humano, ao preparar-se e reagir a crises, assim como garantir que a Cúpula seja um ponto de partida para que se coloque o fator humano – a segurança das pessoas, a dignidade e o direito de prosperar – no coração das decisões globais.
Todas as informações sobre a Cúpula Mundial Humanitária:
http://www.worldhumanitariansummit.org (site oficial)
http://bit.ly/CMH2016 (Especial da ONU Brasil)

quarta-feira, 18 de maio de 2016

No Dia Internacional dos Museus, ONU destaca importância desses espaços para a Cultura. Publicado em 18/05/2016 / UNIC-Rio.

A ONU lembra em 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, e destaca a importância desses espaços para a promoção do diálogo e do desenvolvimento cultural.
Segundo a Organização Não- Governamental Conselho Internacional dos Museus, a adesão ao evento tem aumentado entre os museus de todo o mundo, sendo que em 2015, mais de 35 mil museus de cerca, de 145 Países participaram das celebrações.

Museu Sacro-histórico de Tiradentes, em Sebollas, Distrito de Paraíba do Sul- Estado do Rio de Janeiro-Brasil

...Trilha da Liberdade...
Fazer o trajeto da Estrada Real, o Caminho Novo e o Caminho do Meio – experiência  de muitos, em nossos dias, roteiro- aventura e turístico- cultural; sentimento dos envolvidos com a história. Traçado de nosso Povo.
        Povoado ao longo do percurso emociona os viajantes: e –, em Sebollas, é certamente o lugar que mais impressiona pela exuberância da localidade, o seu povo gentil e hospitaleiro. Aqui se sente o clima da história.
      O Museu Sacro - Histórico de Tiradentes ( localizado no Paço Cultural/Memorial – em Sebollas) , 0 Alferes  Xavier , a casa de sua amada  Anna Mariana Barboza, retratada em Quadro na entrada do rústico imóvel . Seu desejo foi atendido ( a perna de Tiradentes ) ,enterrada junto a seu corpo .

         “Generosidade de um povo, traços de uma Época emblemática para a posteridade/ Reencontrar no alvorecer da Paz. /Brisa, eloquente clima recanto do estandarte  amado / Na suave relva que saudade traz. Trilha da Liberdade (WRA/Fev.12)   

A ONU lembra em 18 de Maio o Dia Internacional dos Museus, e destaca a importância desses espaços na promoção do diálogo e do desenvolvimento cultural. Segundo a Organização Não-Governamental Conselho Internacional dos Museus, a adesão ao evento tem aumentado entre os Museus de todo o mundo, sendo que em 2015, mais de 35 mil Museus de cerca, de 145 Países participaram das celebrações.
O Dia Internacional dos Museus foi estabelecido em 1977, com a adoção de uma resolução da Assembleia Geral do Conselho Internacional dos Museus, em Moscou, na Rússia, para criar um evento anual “com o objetivo de avançar na unificação de aspirações criativas e no esforço de atrair a atenção do público para sua atividade”. Neste dia, os Museus participantes organizam eventos e atividades relacionadas ao assunto.
O Tema de 2016: “Museus e Paisagens Culturais”, contemplam natureza e história.  Tem por objetivo reconhecer que os indivíduos e as comunidades não são os únicos responsáveis por proteger e melhorar as paisagens culturais. Essa tarefa também é dos Museus, em seu papel de guardiões do legado material e imaterial de tais territórios.
Os museus sempre ocuparam um lugar vital na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Em novembro de 2015, a 38ª Conferência Geral da UNESCO adotou de forma unânime a recomendação relacionada à Proteção e Promoção de Museus e Coleções. Esse instrumento reflete o compromisso da Agência e seus Estados-membros em promover o papel e a diversidade dos Museus e Coleções, em consonância com a missão do Dia Internacional dos Museus.

Com o objetivo de aumentar a difusão da recomendação, a UNESCO está organizando um Fórum de Alto Nível sobre Museus, que ocorrerá na cidade de Shenzhen, na China, em 2016. O fórum servirá como um laboratório de ideias que ajudará a gerar abordagens sobre inovação e planos de ação para fortalecer o papel dos museus como vetores para o diálogo intercultural e o Desenvolvimento Sustentável. UNIC-Rio-C/Folha Cultural

terça-feira, 17 de maio de 2016

Via UNIC-Rio/COMPAZ/FC.

ACNUR: Universidade Federal de São Carlos abre inscrições de vestibular para refugiados

Universidade utilizará resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. Entre as formações oferecidas estão graduações em ciências tecnológicas, exatas, biológicas, da saúde, da educação e humanas. Vestibular é atividade vinculada à Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma iniciativa da Agência da ONU para Refugiados em parceria com instituições de ensino superior.
Refugiados que vivem no Brasil podem se inscrever em vestibular específico para graduações da Universidade Federal de São Carlos. Foto: Cáritas Arquidiocesana de São Paulo
Refugiados que vivem no Brasil podem se inscrever em vestibular específico para graduações da Universidade Federal de São Carlos. Foto: Cáritas Arquidiocesana de São Paulo
Estão abertas as inscrições para o vestibular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) voltado para refugiados que vivem no Brasil. As inscrições para o ano letivo de 2017 podem ser feitas até o dia: 2 de setembro de 2016.
Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato comprove a condição de refugiado por meio de documentação emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) — órgão vinculado ao Ministério da Justiça — e que já tenha concluído o nível de Ensino Médio ou equivalente.
Os cursos oferecidos são de graduação e as aulas são presenciais. As vagas são ofertadas para os campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino — todos localizados no interior do estado de São Paulo.
Entre as formações oferecidas, estão graduações em ciências tecnológicas, exatas, biológicas, da saúde, da educação e humanas. Clique aqui para ter acesso à relação de todos os cursos de graduação oferecidos.
Pelo segundo ano consecutivo, a UFSCar utilizará os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção. Serão aceitos os pedidos de inscrição de candidatos que tenham participado das edições do Enem de 2012 até a edição de 2016.
Os refugiados que não tenham participado das edições do ENEM desde 2012 devem fazer suas inscrições para o ENEM 2016 entre os dias 9 e 20 de maio, pela internet, e realizar o exame que será aplicado nos dias 5 e 6 de outubro, em todo o país.
O edital ainda prevê que, caso não haja candidatos classificados por meio do ENEM, a UFSCar poderá divulgar os cursos/vagas que não foram preenchidos e fará uma seleção simplificada. Para acessar o edital publicado no Diário Oficial da União, clique aqui.
O vestibular para refugiados é uma das atividades que a UFSCar promove no âmbito da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) — uma iniciativa implementada no Brasil pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e que conta com a participação de diversas outras instituições de ensino superior.
O processo seletivo para refugiados na UFSCar foi implementado com base na Convenção das Nações Unidas sobre o Estatuto dos Refugiados, de 1951, e a Lei brasileira 9474/97, que regulamenta o refúgio no Brasil. A norma interna da UFSCar que trata desse assunto é a Portaria GR nº 941/08.

Sobre a CSVM

Implantada a partir de 2003 em toda a América Latina, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) tem como objetivo difundir o Direito Internacional dos Refugiados e promover a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes nestes temas. Seu nome é uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello — morto no Iraque naquele mesmo ano — que dedicou grande parte de sua carreira nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados.
No Brasil, participam da Cátedra universidades públicas, privadas, leigas e confessionais e o projeto incorporou uma nova vertente: o trabalho direto com os refugiados. Sendo assim, o atendimento solidário aos refugiados foi definido como nova prioridade, juntamente a produção de conhecimento acadêmico. De fato, várias das universidades associadas já desenvolvem diversas linhas de pesquisa sobre a proteção internacional de refugiados e também oferecem serviços comunitários a esta população.
Mais informações:
Coordenadoria de Ingresso na Graduação
Telefone: (16) 3351-8152
www.ingresso.ufscar.br

segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Sacro Ofício  

  
       Quem consagra seu trabalho a uma causa maior age mais, sofre decepções, não consegue dormir algumas noites, e, muitas vezes, tornam-se tenso e assustado.  Alguns dizem: “Coitado, olha o sacrifício que fulano está fazendo”. E vão para o trabalho, cumprem oito horas diárias, ficam esperando o fim de semana, “Mas não me sacrifico no trabalho”, dizem. Aquele que dedicou o serviço à causa maior sabe o que quer dizer sacrifício: fusão de sacro e ofício, ou seja, trabalho sagrado. Então, apesar das dificuldades, o que faz tem um sentido, e sua vida não se resume a esperar um fim de semana, que passa logo. COMPAZ/Folha Cultural.
                          
     O cantor Milton Nascimento, brasileiro, de 73 anos, viajou para Boston, em Massachusetts, nos Estados Unidos, em 04 de Maio de 2016, para receber o título de doutor honoris causa em música a convite da Berklee College of Music, faculdade independente de música fundada em 1945.
A assessoria de imprensa do cantor confirmou ao G1 que ele está lá para conhecer a Escola antes de participar da Cerimônia de formatura dos alunos da turma de 2016, na sexta-feira, 6 e receber o título em um próximo momento de  outra Cerimônia, que aconteceu no sábado ,7.

O comunicado da Berklee College of Music foi inicialmente divulgado em uma página no Facebook dedicada ao cantor por fãs, junto com uma foto dele em um avião.

A Cultura.  Nossa Gente pela utopia brasileira.

                                                                          De: * Wilson Rodrigues de Andrade

Praticamente todos os grandes analistas da Nação brasileira, a começar por Joaquim Nabuco (Diplomata Escritor brasileiro) e culminar com o Antropólogo, Darcy Ribeiro tinham os olhos voltados para o passado – como se formou este tipo de Sociedade que temos com características indígenas, negras, ibéricas, europeias e asiáticas. Foram detalhistas, a exemplo do Sociólogo, Gilberto Freyre, mas não dirigiam os olhos para frente – que utopia nos move e como vamos concretizá-la historicamente.
Todos os Países que se firmaram, projetaram seu Sonho maior, e bem ou mal o realizaram, às vezes, como os Países europeus, penalizando pela colonização, outros Povos na África, na América Latina e na Ásia. Geralmente é num contexto de crise que se elabora a utopia, como forma de encontrar uma saída. O Celso Furtado que além de um renomado economista era um agudo observador da Cultura nos diz num livro que deve ser meditado pelos que se interessam pelo futuro do País: “Brasil – a construção interrompida”/ “Falta-nos a experiência de provas cruciais, como as que conheceram outros povos cuja sobrevivência chegou estar ameaçada”(1992, p.35). Não nos faltaram situações críticas que seriam as chances para elaborar a nossa utopia. Mas as forças conservadoras e reacionárias “se empenharam em interromper o nosso Processo Histórico de formação de um Estado-Nação”(p.35), por medo de perder seus privilégios.
E, assim ficamos apenas com um Brasil do imaginário, gentil, forte, grande, a província de potencial inexplorado. Mas fomos impedidos de construir um Brasil real que integrasse minimamente a todos, multicultural, tolerante e até místico.
Deve partir de cada um de Nós, e nos oferecer o desafio de construir esta utopia. Confabular as nossas ações neste Setor.  Deve ser a partir de algo tipicamente nosso, que tenha raízes em nossa história. Esse patamar básico é a Nossa Cultura, especialmente a Nossa Cultura Popular. Como diz Celso Furtado – “desprezados pelas elites, os valores da cultura popular procedem  seu caldeamento com considerável autonomia em face das culturas dominantes”(O longo amanhecer, 1999, p.65). O que faz o Brasil ser Brasil é a autonomia criativa da cultura de raiz popular. Nossa Gente a atuar em nossos Palcos encantados por entre esta imensidão de Brasil de toda Gente. A Cultura aqui deve ser  vista como um Sistema de valores e de projetos de povo. A Cultura se move na lógica dos fins e dos grandes símbolos e relatos que dão sentido à Vida de um Povo. Ela é perpassada pela razão cordial e contrasta com a lógica fria dos meios, inerente à razão instrumental-analítica – ou, seja, visa à acumulação material. Esta última predominou e nos fez apenas imitadores secundários dos Países tecnicamente mais avançados. A Cultura segue outra lógica, ligada à Vida, esta  que vale mais que a acumulação de bens materiais.
O filósofo e economista Gianetti, em suas obras, viu a fecundidade de nossa Cultura para elaborar o Sonho brasileiro. Mas ninguém melhor que o cientista social Luiz Gonzaga de Souza Lima, em seu ainda não reconhecido livro: “A Refundação do Brasil: rumo à sociedade biocentrada” /2011, onde sistematiza o ponto principal da Cultura Brasileira como a facilitadora da utopia do Brasil e de nossa identidade regionalizada.
A Nossa Cultura, admirada já no mundo inteiro, nos permite refundar o Brasil que significa –“ter a vida como a coisa mais importante do sistema social... é construir uma Organização Social que busque e promova a Felicidade, a Alegria, a Solidariedade, a Partilha, a defesa comum, a união na necessidade, o vínculo, o compromisso com a Vida de todos. Uma Organização Social que inclua todos os seus membros, que elimine e impeça a exclusão de todos os tipos e em todos os níveis”(p.266).
A solução para o Brasil não se encontra na economia como o sistema dominante nos quer fazer crer, mas na vivência de seu modo de ser aberto, afetuoso, alegre, amigo da Vida. A razão instrumental nos ajudou a criar uma infraestrutura básica sempre indispensável. Mas o principal foi colocar as bases para uma Biocivilização que celebra a Vida, que convive com a pluralidade das manifestações, dotada de incrível capacidade de integrar, de sintetizar e de criar Espaços, e nestes nos sentimos mais humanizados.

Pela Cultura, não feita para o mercado, e sim, para ser vivida e celebrada, poderemos antecipar, um pouco pelo menos, o que poderá ser uma humanidade globalizada que sente a Terra como grande Mãe e Casa Comum. O Sonho maior, a Nossa utopia, é a comensalidade – sentarmos juntos à mesa e desfrutar a alegria de conviver amigavelmente e de saborear os bons frutos do grande e generoso Chão,  da Diversidade para o Desenvolvimento no contexto artístico e cultural, em prol da brasilidade de Nossa Gente. ( Reflexão de: *Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor Cultural/16)

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...