sábado, 18 de julho de 2015

         Fest’ Art. - Paz – Produção Pacifista-Cultural, de Relacionamento no processo Colaborativo e Coletivista,  visar a promoção e preservação  sócio - turístico e ambiental, e com fortalecimento do entusiasmo da Cidadania,  e da Identidade e Diversidade Cultural; para qualidade de Vida dos envolvidos de nossa Gente da Região/ Alvo.  

       Nosso desafio: Atingir metas e finalidades do COMPAZ – com mínimo de custo em tempo e finanças (aplicado); tal atividade requer motivação e mobilização de cada envolvido no desafio empreendedor pela Vida Cultural Ativa em nossa Região/Alvo.

       COMPAZ e Organizações Afins – formar o processo de relacionamento de Colaboradores/ Equipes Parceiras, garantir bom desempenho coletivista e o conseqüente resultado geral (com tarefa permanente), dado ao volume de Edições/Eventos, e qualidade em exercer mobilização/participativa com sucesso para todos os Envolvidos.
       O Sistema Social caracteriza pelo conjunto de Indivíduos, e fatos e feitos, que vive em relacionamento para atingir resultados e, no propósito de inserir os Empreendedores do Setor da Economia Criativa / EC.  e da Economia Solidaria/ES. Parceiros e Organizações Afins. Proporcionar criação de condições para geração de trabalho e renda, e com qualidade na remuneração –  gradativa através da Gestão do Conhecimento/G C – implantado no Sistema COMPAZ – Departamentos / Núcleos / Divisões / Setores/ Programas/ Projetos...

INOVAÇÃO – é uma atividade de risco: nunca se sabe o resultado... Portanto, o risco funciona como estímulo / desafio (conhecimento e velocidade).


Capital Humano – o produtor de riquezas, de prosperidade – e não, e tão somente um trabalhador.
Economia Comportamental – altruísta / compartilhante /colaborativa /coletiva.              (Adaptação: Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor Cultural/11)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governo sanciona Lei do Sistema Estadual de Cultura...

Foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro/ Brasil, Luiz Fernando, e publicado no Diário Oficial  do Executivo Estadual, em 8 de Julho de 2015,  a Lei 7.035/15, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Programa Estadual  de Fomento e Incentivo à Cultura, e apesenta como  ponto principal As Diretrizes e Estratégias do referido Programa.  O texto prevê a ampliação do Conselho que passa a denominar:  Conselho Estadual de Políticas Culturais composto de 32 membros, sendo 16 da Sociedade Civil, com representação territorial... A Lei também reformula o Fundo Estadual de Cultura, contando com  Comitê Gestor com representatividade do Conselho e poderá contar com recursos de renuncia Fiscal...


Representantes de Entidades Afins e Secretária Estadual de Cultura  desenvolveram o Texto da nova Lei, e contando com gestores públicos dos 92 Municípios  do Estado do Rio, Agentes, Artistas e a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado/ALERJ. 
                                                                                                             p/ Redação: Folha Cultura

     Comitê pela PAZ / COMPAZ – C/FADAC.

             Fundo de Apoio a Difusão das Artes e Cultura do COMPAZ

                                 Três Rios - Estado do Rio de Janeiro -  Brasil                                                                Pesquisa /Organização de: Wilson Rodrigues de Andrade (2005 / 2006)





“...Povos e Nações  responsabilizam os outros por seus fracassos. É justo começar a responsabiliza-los também pelos seus Sucessos...(Adaptação de Wilson Rodrigues de Andrade/12.)

  APRESENTAÇÃO

             O COMPAZ / FADAC - Fundo de Apoio a Difusão das Artes e Cultura do COMPAZ: Atuar para melhoria e a qualidade com a disposição de difusão dos preceitos da Identidade e Diversidade dos Assuntos Culturais através de seus bens e valores. E, ao considerar a caminhada pela Paz – um direito universal; portanto, cabe a cada habitante do Planeta Terra.     
     A Paz não é uma abstração tem um rico conteúdo político – histórico - geográfico e sócio - econômico e artístico cultural, e seu envolvimento desenvolvimentista. Assim, reafirmamos comprometimento diante das finalidades e metas traçadas pelo COMPAZ no Município / Sede - Três Rios no Vale do Paraíba do Sul, Centro - Sul Fluminense e de seu entorno.  


           
       JUSTIFICATIVA:                                     

      Ao constituir o FUNDO de APOIO a DIFUSÃO das ARTES e CULTURA (C/ FADAC) – criar condições de fortalecer Meta e Finalidade do Sistema COMPAZ / Organização da Sociedade Civil Não – Governamental /ONG. Pacifista - Cultural - em Condição de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado (criada em, l 7 de Agosto de l 985).

     O FUNDO – ora proposto, baseando-se no Art.: 27, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU/ UNESCO), “... condições, e o direito de participação livremente da Vida Cultural, exercício da comunidade humana, construída permanentemente através do conhecimento tecnológico, criação artística e comunicação de massa”, consideramos que esses passos serão gradualmente conquistados através do inter-relacionamento das Instituições Afins; e, das políticas intergovernamentais, e, garantidas nos Artigos: 215 e 216 da Constituição Federal Brasileira de l 988. Portanto, Cultura não é um desejo, pura e simplesmente, é necessidade; e comunicar é uma função cultural.





‘São os desafios, alavancas motivadoras de nosso envolvente crescimento... ’
                                                                          Wilson Rodrigues de Andrade/2015.

 Pelo Ideário. Valorização da Vida e pelo Pacifismo-Cultural  


  O processo de revitalização do Comitê pela PAZ / COMPAZ – com início em 2006, na Assembléia-Geral; que já a partir de 2009, colocamos em execução os Departamentos, Núcleos, Divisões e Setores, os Programas e Projetos/Ação – somatória de oportunidades através de Encontros/Eventos. Conquistamos e fomos conquistados ao longo destes 30 anos de criação da seiva sempre renovada e fecunda de ideários no inter-relacionar de mentes dedicadas, e facilitadoras da Cultura da Paz – preservação ambiental e das Manifestações, Expressões e Conteúdos sócio-artístico-cultura, e para Assuntos Humanitários com Nossa Gente do Centro Sul - Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno. O Envolver permanente no Processo de Inovação e no Setor da Economia Solidária/ES., e Economia Criativa/EC. –  para atingir Metas e Finalidades, e assim, em consonância com o Sistema COMPAZ,  e juntos a Colaboradores Parceiros Afins, nossa Região/Alvo (sintonizados e envolvidos: Colaboradores, Simpatizantes, Cadastrados e Assistidos para objetivar o melhor desempenho na caminhada pacifista-cultural) – geograficamente privilegiada com atuação a partir do Municípios/Sede - Três Rios, e Paraíba do Sul / Areal / Com. Levy Gasparian / Sapucaia / São José do Vale do Rio Preto/ Petrópolis / Vassouras / Valença / Rio das Flores / Paty do Alferes / Miguel Pereira / Mendes/ Paulo de Frontin / Barra Mansa / Barra do Piraí/ Piraí... E os relacionados entre nossos vizinhos de Minas Gerais: Chiador/ Santana do Deserto/ Simão Pereira / Belmiro Braga / Matias Barbosa / Juiz de Fora... Desejosos de compartilhar laços com espírito colaborativo e coletivo para o crescimento com sustentabilidade e desenvolvimentismo, através da Promoção, Produção e Preservar o Patrimônio Sócio-Artístico-Cultural.  Proporcionar permanente sucesso para todos os envolvidos.


    Nossa Região/Alvo – banhada pelas Bacias hidrográficas do Paraíba do Sul, Paraibuna, Piabanha e seus afluentes – Proporciona ações sócio - ambientais e econômicas; o manejo agropecuário, a energia hidrelétrica (através de barragens edificadas ao longo das referidas bacias com novas fontes energéticas); o setor industrial, turístico-pesqueiro; o potencial artesanal e ceramista; o metal mecânico; o comercio e serviços. Condições para excelência, em favor do potencial produtivo e qualidade de vida de seus habitantes.  Em aproveitando, saudamos os Senhores e Senhoras dos Poderes Executivo e Legislativo de nossos Municípios – O nosso Apoio no empenho das funções e na garantia da continuidade do desenvolvimento nas localidades – estas, carregadas de valores; aos que depositaram confiança e esperança nos Agentes servidores temporários e seus assessores e demais colaboradores; com vigilância na aplicação da Lei Orgânica da Administração Pública Municipal.
    
      Ao firmar a presente Produção Editorial - Jornal/Revista FOLHA CULTURAL/FC. Jornalismo Pacifista - Cultural – com 6-Edições/Ano, formato Tabloide, Cadernos + Suplementos e contar com o dinamismo da Equipe/Redação, Conselho Editorial/ Agentes de Relacionamento Coletivo, na buscar do harmonioso e salutar intercâmbio  entre o social-econômico, e o artístico e cultural, aliado ao nosso permanente desafio com ideias sempre ampliadas com Qualidade a Serviço da informação e Comunicação, Conhecimento e Coletivismo em uma Publicação Dirigida para a Comunidade Centro - Sul  Paraibana e seu entorno; apoio a Diversidade de Expressões e sua Identidade –  para fundamentar saídas pacifistas neste século XXI – e, portanto, reafirmamos Meta e Finalidade diante de Nossa Gente do Vale do Paraíba...

Nós do Comitê pela PAZ/COMPAZ – Organização da Sociedade Civil Não - Governamental/ONG. Pacifista-Cultural - Entidade em Condições de Defesa e Apoio ao Interesse Público e/ou Privado do Centro -Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e de seu entorno – com atuação nos Conselhos Municipais de Direto, e Parceria das demais Organizações da Sociedade Civil – caracterizada pelo propósito de iniciativas conjuntas rumo ao Desenvolvimento Sustentável na Vida das Comunidades. Portanto, aos Senhores (as) – na medida em que adotarem Estratégias e Programas, Projetos e Encontros permanentes para elaborar e colocar em Ação a efetiva valorização das Manifestações, Expressões e Conteúdos artísticos - históricos - culturais e urbanísticos - turísticos - ambientais, e da preservação, promoção e proteção do Patrimônio material e imaterial de nossas Localidades. Visar o pleno crescer e, não, e tão somente resultados de Ações, mais sim, fruto de iniciativas compartilhadas na caminhada pelo Pacifismo - Cultural.  Redação/Folha Cultura/FC.
       
 Preserve conosco o ideário pela Cultura da PAZ. COMPAZ / DEDAC- N-PED/FC.

                                          
IDH é usado por cerca  de 187 países, produção de 
              Relatórios  contribui nas ações de políticas públicas


     A maior parte de especialistas concorda em afirmar que o Índice de Desenvolvimento Humano/IDH, promoveu uma revolução no modo global de pensar o Desenvolvimento. Mas poucos sabem que, 22 anos – após sua criação pelo  Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento / PNUD, este firmou -se como mais que  um simples mediador. Hoje é um importante Indicador Social, um Instrumento  que colabora para que  os Povos – a maior riqueza do Mundo – tenham uma Vida com mais Justiça e Dignidade.
  
 O melhor Índice para medir os efeitos das políticas sociais em seu conjunto

 O IDH, uma síntese de três indicadores: Longevidade, Educação e Renda. Quanto mais o Índice se aproxima de, 1, melhor o Desenvolvimento Humano do País. Por esta medida, o Brasil passou de 0, 676 em 1980 para 0,71 em 1990; deste patamar, alcançou 0,734 em 1995 e 0,75 em 2000, atingindo, em 2003, ( números referentes a 2001), 0,777. Este índice situa o Brasil entre os mais bem colocados na faixa dos Países de desenvolvimento médio (IDH de 0,5 a 0,799), já não tão distante do piso que determina os de desenvolvimento superior (IDH de 0,8 e mais). Não sem razão, Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil, recebeu do Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, em nome do Brasil, o Prêmio Mahbub ul Hag, nome do economista paquistanês idealizador do IDH, como reconhecimento pelos progressos havidos na Área Social, no período de seus 2 mandatos, de 1995 a 2003.  
         O número de Relatórios nacionais, subnacionais ou subregionais  já  atingiu  300 – lançados  em cerca de l34 países. Estas avaliações introduziram o Conceito de Desenvolvimento  Humano  no processo de políticas nacionais não apenas através de indicadores e recomendações , mas também , processos de consultoria e de coleta de dados
    O Brasil, desde seu primeiro Relatório, passou a ser exemplo  de País em que  o Índice  de Desenvolvimento Humano/ IDH – na medida em que  contribuiu  para uma mudança  significativa  sobre  o modo  com o qual  o Governo  destina Fundos para o Desenvolvimento. A produção do Relatório  de l 996  envolveu  25 Instituições  - entre o Governo, ONGs, Agências da ONU e Universidades.
   Já em 2010 atingiu,  cerca de 187  Países. Devemos permanecer em alerta para com este Índice, que muito contribui para as Ações de políticas públicas, tanto no Brasil, assim como para todos os Estados-Membros e suas Instituições comprometidas com o Bem-Estar de todos.

 IDH: Brasil perde quatro posição  em ranking da qualidade de Vida entre 2008 – 2013...
      
   Ritmos de ganhos em Desenvolvimento Humano despencou no Mundo, alerta PNUD. Apesar de ter avançado para 79º. Lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano/IDH, no ano de 2013. Segundo dados pelo PNUD.
     O IDH no Brasil avançou de 0,731 em 2008, para 0,744 em 2013. A perda  da posição no ranking, no entanto, indica que o ganho do Brasil em Desenvolvimento  esta mais lento que o de outros Países.

...Renda , Educação e Saúde....
O Relatório de Desenvolvimento Humano/RDH- 2014 destaca que aconteceu sinais de desaceleração nos ganhos de desenvolvimento humano dentre as diferentes Regiões. E isso ocorreu nos três aspectos que compõem a classificação sobre a qualidade de Vida: Renda, Educação e Saúde.  Quatro das seis Regiões do Mundo registraram  ganhos mais rápidos em qualidade de Vida no período em 2000 e 2008, que nos anos de 1990, o ritmo de progresso desaceleradamente entre 2008 e 2013.

Fonte. PNUD/ pesquisa de Wilson Rodrigues de Andrade p/ C/ Folha Cultural -2015


segunda-feira, 13 de julho de 2015

Via / Redação Folha Cultural...

Governo sanciona Lei do Sistema Estadual de Cultura...

          Foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, Luiz Fernando, e publicado no Diário Oficial  do Executivo Estadual, em 8 de Julho de 2015,  a Lei 7.035/15, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Programa Estadual  de Fomento e Incentivo à Cultura, e apesenta como  ponto principal As Diretrizes e Estratégias do referido Programa.  O texto prevê a ampliação do Conselho que passa a denominar:  Conselho Estadual de Políticas Culturais composto de 32 membros, sendo 16 da Sociedade Civil, com representação territorial... A Lei também reformula o Fundo Estadual de Cultura, contando com  Comitê Gestor com representatividade do Conselho e poderá contar com recursos de renuncia Fiscal...
              Representantes de Entidades Afins e Secretária Estadual de Cultura  desenvolveram o Texto da nova Lei, e contando com gestores públicos dos 92 Municípios  do Estado do Rio, Agentes, Artistas e a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado/ALERJ.  
  
 Secretaria Estadual de Cultura / SEC  - pelo fortalecimento cultural na Região ...

                Conferência para um diagnóstico preliminar de Cultura na Região Centro-Sul Fluminense, realizada em, Miguel Pereira/RJ,   em 19 de junho de 2010,  no Pavilhão de Eventos ‘ Juscelino Kubistchek’ – contou com a presença de Secretários de Cultura de 11 Municípios   envolvidos  e seus representantes , componentes da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC , membros  do Conselho Estadual de Cultura , Ministério da Cultura e do  INEPAC ( Instituto Estadual do Patrimônio  Cultural) .
                Com as realizações  de reuniões nos 11 Municípios assim enumerados: Areal – Comendador Levy Gasparian  - Eng.: Paulo de Frontin – Mendes – Miguel Pereira – Paraíba do Sul – Paty do Alferes – Sapucaia – Três Rios – Vassouras – Rio das Flores , ao longo de 2009 , até março de 2010 , em Encontros Municipais  de Cultura  no Centro – Sul  -- reuniões públicas     promovidas  pela SEC –em parceria com  Secretarias  Municipais  de  Culturas Agentes da Comunidade cultural e Gestores  culturais  destas localidades  - com vista à  preparação do Plano Estadual de Cultura/PEC.
                Foram elaborados seis diferentes  temas  ( ao longo dos referidos Encontros ) , os  quais   configuraram  na estrutura  básica do Relatório – apresentado na CONFERENCIA  de Miguel Pereira. Entre os demonstrativos do citado documento ficou focalizado que boa parte do conteúdo do mesmo – se assemelha a um quadro  de carência – tendência comum  em reuniões que participaram  governo e sociedade civil ( área cultural) , e , mesmo  reconhecendo  a responsabilidade dos governos  no fomento a Cultura , cabe-nos  ressaltar  , os Encontros  Municipais de Cultura  na região , também , se ocuparam de  ampliar as discussões sobre  o envolvimento cultural no âmbito da sociedade civil   - revelando com isso um quadro  de potenciais nas ações e iniciativas de seus Agentes  culturais que compõem   um primeiro perfil  das vocações culturais  da  Região/Alvo.
                A temática apresentada pela SEC e discutida nos respectivos Encontros  Municipais de Cultura :- Vocações e Identidades Culturais / Configuração  Regional / Integração  Cultural / Gestão e Institucionalidade / Capacitação de  Gestores  Públicos  e Privados / Equipamentos Culturais.

Formação de Grupo de Trabalho fortalecerá Plano Estadual.
               
                Na Conferencia de Miguel Pereira ficou formada representação do Grupo de Trabalho  Ampliado  ( membros eleitos   através de suas delegações  / dos  11 Municípios  ) – para no 2o  Semestre de 2010  - reuniões Setoriais  - que aprofundaram  um diagnóstico  e propostas sobre cada  um dos  seguintes segmentos: teatro /audiovisual / literatura / dança / circo / música  e tendo como  passo seguinte a elaboração e a implantação de  programas setoriais de  âmbito  estadual.
                O COMITÊ pela PAZ / COMPAZ – a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Três Rios /RJ  - participou das reuniões nos Municípios  e na CONFERENCIA    de  Miguel Pereira /RJ  - entre diretores , simpatizantes  e colaboradores , e  na elaboração  do Plano Estadual de Cultura/RJ. Portanto, é de nosso anseio  ( nós Agentes Culturais  e pacifistas )   que no final destes processo o PEC  - como é o propósito da Secretaria de Estada da Cultura  - efetiva-se  a consolidação  de um a política pública estadual de cultura  dentro das expectativas    dos produtores  e agentes culturais.
 Um pouco de História - na Conferência.
              
               O Caminho e a Cultura do VALE do PARAÍBA:  Uma breve  Visão Histórica – temática desenvolvida na palestra proferida  por Carla Barbosa Ferreira  de Souza , historiadora ,professora da rede pública de ensino – em Paraíba do Sul / RJ –  Carla Barbosa  encantou a todos na Conferência  de Cultura  em Miguel Pereira  com simpatia e vasto conhecimento   sobre o assunto  exposto  levou Agentes e Produtores Culturais a diversos questionamentos e reflexões  sobre a reconstrução  da história – e no âmbito cultural  - a partir dos  tropeiros , o abastecimento , os mascates e a oralidade na Região Centro - Sul Fluminense. ...Conteúdo de relevância para  os Produtores, Promotores e Agentes públicos envolvidos na  Comunidade Artística-Cultural de nossa Região/Alvo.  p/ Redação/FC.

Caravana da Cultura em ação percorre nossa região.
 
       Projeto para produzir o ‘ Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ , com iniciativa da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC  e com patrocínio da Petrobras, chega ao Vale do Paraíba e Serrana, Adriana Rattes, secretaria de Cultura do Estado , ressalta  deste trabalho- como prioridade  e de    grande importância  e necessidade para a promoção da produção cultural de nosso Estado .
       As diversas e ricas manifestações culturais de Paraíba do Sul (recebeu a Caravana da Cultura em Janeiro/2012) , para  compor o ‘ Mapa da Cultura  do Rio de Janeiro, que vem sendo produzido  durante  neste inicio de ano  e será disponibilizado  na rede  informatizada  para o público , em meados de 2012. Desde  22  de janeiro , o Projeto  com  Equipe que  reúne  repórter, fotógrafo  e cinegrafista percorre municípios da Serra  e Sul do Estado – Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios,  e Comendador Levy Gasparian.
   O levantamento pretende apontar  espaços culturais, calendários fixo  da cultura das localidades e principais destaques do patrimônio  material, imaterial e natural do Estado do Rio. O ‘ Mapa de Cultura do Rio  de Janeiro’ é uma realização da Secretaria de Cultura  do Estado do Rio  com o patrocínio  da Petrobras.
     - “Com o Projeto  - conheceremos mais a fundo o tecido que forma  a cultura  do nosso Estado, teremos uma radiografia  do que realmente  são nossos 92 municípios no campos das manifestações , expressões e conteúdos culturais”- focalizou – Adriana Rattes.
        Todo o apanhado de acervo e sítios da historiografia e aspectos culturais, e das artes do Interior e da metrópole encontram-se no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Cultura.
  
                                                                                 Wilson Rodrigues de Andrade
                                                                                                             Produtor Editorial / FC.



  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...