terça-feira, 18 de outubro de 2016



 

Via Folha Cultural/FC. Pela Vida Cultural Ativa na Região/Alvo

 O Debate, e também a crescente manifestação da vontade das populações em compartilhar sua Cultura; demonstrar que a Qualidade de Vida não pode ser vista, tão somente pela ótica do Desenvolvimento Material; mas como apropriação contínua do Patrimônio Imaterial (o que é dá espontaneidade; sua Expressão, seu Conteúdo, sua Manifestação...), através do Cidadão (ã), estes, conectados com o espírito criativo deste mesmo Povo. Rico imaginário da Diversidade das Culturas. Apoiar e Promover essas Culturas e sua transversalidade (comportamento / costumes /  códigos /crenças...).  É  o propósito do Sistema COMPAZ /ONG. Pacifista - Cultural do Centro-Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entornoo focalizar e empreender iniciativas para incentivar e oportunizar a Produção Criativa em nossa Região/Alvo no Contexto sociocultural. O avanço da tecnologia, dos meios de Comunicação e suas Mídias – o interagir como ferramenta no Serviço das vivencias  artísticas e culturais das Comunidades e sua Coletividade.



TRADIÇÃO – deriva do latim / tradire – significa essencialmente  (entregar ou transmitir ; o ato de passar algo de  uma pessoa para outra , de uma geração para outra). O Ser Humano não é uma Ilha – não é um produto de laboratório.

 

          Este Ser Humano. É. Ele e mais suas circunstâncias, eventualmente, e apesar das suas circunstâncias, ele continua sendo o mesmo mais sua casa, sua rua, seu bairro, seus hábitos e tradições, suas emoções, mais também sua Arte. Diante desta somatória de vivências o C - DEDAC (Departamento Editorial, Divulgação, Artes e Cultura – atuará com Núcleos /Divisões / Setores e Programas na permanente Difusão das Ações - em consonância com as metas e finalidades do Sistema COMPAZ - no caminho da Promoção, Preservação e no Apoio das Identidades e Diversidade das Manifestações, Expressões e Conteúdos do Patrimônio Sócio -Artístico -Cultural  Material e Imaterial  da Região/Alvo.
 
 A Palavra ‘DIVERSIDADE’ é forte, também territorial (o local de cada um...), pois cada vez a Diversidade se dá mais por este local e seu entorno, nas Comunidades e Regiões. A Diversidade Cultural passa a compor Estratégias de mudanças e ao mesmo tempo construção de nossos padrões civilizatórios. Documento da UNESCO – afirma que tão importante quanto a Democracia e as oportunidades econômicas é a Diversidade Cultural. WRA/FC.16.
           

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...