quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Nosso Belo Planeta Terra/ Out. - 23. *WRA.   

          Realmente, a Terra é um minúsculo grão de areia no imenso cosmo universal. Mundos incontáveis. Estrelas de maior grandeza que o Sol, circulam pelos complexos interplanetários, e, constelações inúmeras se encaixam em Galáxias de milhares de ano-luz. 
       Assegura a ciência que a Via-Láctea possui mais de 200 milhões de Estrelas espalhadas harmoniosamente entre suas nebulosas, e que sua forma espiralada tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz para ser percorrida de uma ponta a outra.
      Vivemos num turbilhão de Galáxias e Galáxias, somos viajores do Espaço Sideral, habitantes do Universo em busca da perfeição, e o nosso destino e a felicidade plena. Nosso Planeta é a residência que nos acolhe atualmente; portanto, amá-lo e protegê-lo deve ser o nosso Lema. A Terra - de uma beleza sem igual - é para nós outros, encarnados e desencarnados, os domiciliados temporariamente nesta Orbe azulado, o nosso Ninho de aconchego e progresso espiritual. Nossa concepção de beleza se faz ajustada às condições de evolução do Planeta. 
      O que vemos e sentimos se encontra sintonizado com nosso modelo de 'belo interior' e, por consequente, vislumbramos fora o que somos por dentro. 'A boca fala do que está cheio o Coração' (1) - disse Jesus, e nós completamos: os olhos veem conforme nossa atmosfera interior. É por isso que alguns afirmam: este Planeta é uma prisão; outros a disser, porém: não, é um hospital; mais além, outros tantos asseguram: é um belo Jardim de PAZ.
     Tua Casa Psíquica determina tua existência, tua observação focaliza pântanos pestilentos ou fontes cristalinas. Serpentes ou pássaros e, assim, dirige teu modo característico de ver, conforme teu modo interior, materializando e evidenciando as coisas ou as pessoas fora de ti mesmo. 
      O Mundo moderno coloca o Pensamento Ecológico como um dos Meios para que nós - seres humanos (pessoas), possamos sobreviver no Planeta, inter-relacionando perfeitamente com a Flora e a Fauna - todos - existentes em Meio Ambiente. Tudo está integrado em tudo: as águas necessitam das Plantas e vise-versa; os Animas das Florestas; os Homens fazem parte desse Elo Ecológico, não, e tão-somente com parte imprescindível, mas com para integrante.   

    Allan Kardec, um dos precursores do Pensamento Ecológico, desde, 1868. Refere-se à Providência Divina - com a atenção de Deus para com tudo e todos, definindo-a como a solicitude que 'está por toda parte, tudo vê e a tudo preside, mesmo as menores coisas; e, é nisto que consiste a Ação Providencial'. (2) Ao transcorrer 155 anos, a Humanidade continua a estudar e a observar essa 'atenção celeste', em que cada Ser vivo do Planeta se interconecta. Todos essencialmente necessários para a manutenção de todos, e a aprender a ver a Vida e suas harmoniosas relações de 'autoajuda', visto que submetida sempre a uma 'Ação Superior e Inteligente', que a todos provê. 
       Paralelamente, e, em razão disso, se os Rios e as Florestas morrerem, os Homens também perecerão parcialmente. 
     

Todos somos naturezas, somos Vida em abundância. Sou Natureza, e com as várias Moradas - às quais se referia Jesus - são Hoje, pela Doutrina dos Espíritos - em entendimento, levados a outras tantas interpretações de maior compreensão e discernimento quanto ao modo de examinar e analisar a Vida no Planeta. Ama a Terra! Ama a Natureza! Nosso Mundo, nossa Casa!
 

              (Em: Out./23 - Pesquisa e Organização de Texto de: *Wilson Rodrigues de Andrade)

 Lucas. 6:45. 
A Gênese - Allan Kardec, cap. II, item 20.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

          Jornada Civilizatória… *WRA.


Para Aristóteles, toda criação intelectual era “poiesis”, por oposição a “praksis”, que era a Ação. Para Heródoto, era a Arte de compor Obras poéticas, e Platão dizia que as duas Artes poéticas eram a Tragédia e a Comédia.


Na Civilização grega, a “poiesis” se expressava em “poiema”, poemas, que podiam ser “epos”, épicos, ou “melos”, líricos. Destas palavras gregas derivaram-se outras latinas, tais como “poesis”, poesia, “poeta”, poeta, “poetria”, poetisa, “poética” ou “poeticés”, obra poética.poeta...


O Livro é, possivelmente, uma das mídias mais Resilientes de todos os tempos. Outra fonte brinca com isso ao dizer que, no futuro, será resistente a altas e baixas temperaturas, impermeável e não precisará de bateria nem de conexão wifi. Será feito, veja só, de papel! Dá para entender o fetiche do Papel e como ele ajudou a construir a História do Livro na Jornada Civilizatória e Humana. Impossível resistir às diferentes Texturas, Edições ilustradas, à descoberta de novas Fontes (formato de letras) e fascinantes Capas. Edição afora!

 O livro, um dos mais antigos meios de comunicação de massas, aí está de boa saúde precisamente para prová-lo – sobreviveu aos jornais, à rádio, à televisão, às redes, e, esta bem real e predatória, às ameaçadas fotocopiadoras.  




O Hábito da Leitura nos torna mais feliz. Nos ajuda a enfrentar nossa Existência.  Havemos de constatarmos que leitores – vivifica, torna-nos mais contentes e satisfeitos que os sem o Hábito de leitura e, portanto, o que aguada para embarcar no Universo dos Livros, em geral; mais otimistas. E, a Poesia – sempre haverá quem dela precise/ Mentes e Corações vivificantes! *Wilson Rodrigues de Andrade/ Jornalista, Produtor Editorial, Escritor-Poeta – Produtor Cultura.



  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...