quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Via UNIC-Rio / COMPAZ-FC.
Portal da Agência ONU Incorpora Seu Conteúdo Ao universitário Unebook
Para a representante da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Convênio entre como Organizações traz aproximação de  Acadêmicos Estudos sobre o Desenvolvimento latino-americana.

Foto: Flickr / Maicon Garcia
Foto: Flickr / Maicon Garcia






A COMISSÃO Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a União de Editoriais Universitárias Espanholas (UNE) realizaram hum  convênio de Colaboração  Para uma Difusão e Promoção dos fundos Editoriais, a  Distribuição de Livros em English Version digitais de e o estímulo à coedições entre OS ASSOCIADOS das duas Organizações nesta segunda-feira (21-Dez-2015).
A Agência das Nações Unidas terá SEUS Conteúdos dos Últimos Três ano nenhum site Unebook, that servir um parágrafo Distribuição e venda de Livros Universitários Espanhóis, CRIADO Pela UNE em outubro de 2014.
Segundo uma COMISSÃO, Serão incorporados OS Textos Mais IMPORTANTES das Nações Unidas, com Relatórios Anuais, a Coleção "Livros da CEPAL", OS Documentos Sobre as reuniões Mais Relevantes e Revistas destacadas Como Notas da População. Anualmente, Serão acrescentados 40 Documentos, tanto do Arquivo Histórico Como novidades Editoriais.
Para um da CEPAL Secretaria Executiva, Alicia Bárcena, o convênio POSSIBILITA Que se APROVEITE "o grande potencial da plataforma Unebook parágrafo Aproximar AINDA Mais O Pensamento e como PROPOSTAS da CEPAL dos Acadêmicos e Alunos INTERESSADOS em Estudar O Processo de Desenvolvimento latino-americano".

domingo, 20 de dezembro de 2015

PAZ





Diante do Caminho...

 ... A Vida e a prática dos envolvidos no Movimento Pacifista – é a Ação, é ser útil e produtivo ao próximo. A humanidade. Aos olhos do espírito, pequenas coisas que tem importância. Você recebe e dá. Fazer é Compreender. E, Você pode fazer qualquer coisa quando assume o desafio para isso. E, Coração.
        Naturalmente nós cometemos erros! É assim que aprendemos! Estamos todos em permanente treinamento. A vida pode ser difícil. Sempre haverá oportunidade!
       A Luz nos incomoda. Recorremos à espiritualidade e pedimos ajuda quando alicerces tremem... Oriente-se por aquilo que existe de melhor dentro de Você. A qualquer momento Você poderá se perguntar – ‘o quê o meu Eu superior faria?’... E, saberá o Caminho a seguir.   Confira em si mesmo. Confira no processo que é a sua Existência. Você é o ser espiritual por entre Veredas do bom êxito.  Resultado feliz no empreendimento principiado!

         Dizem que existe uma Viagem, mas são muitos os Caminhos. Desejamos êxito no seu próprio Caminho, na Viagem sem distâncias que poderemos empreender juntos.

         Diante do Caminho. Nós do Comitê pela PAZ / COMPAZ – nos predispomos a fomentar Ação/Cidadã na Comunidade sócio - artístico - cultural, a preservação Ambiental e a promoção dos Direitos com o arregimentar parceiros comprometidos com a causa pacifista em nossa Região/Alvo o Centro Sul-Fluminense, Vale do Paraíba e seu entorno no Caminho pela Cultura de PAZ entre os Povos. De: WR. Andrade
                                                                  

                                                             FELIZ 20l6 e com Paz...

Identificando o Preconceito...


         Há tempos eu e muitos de Nós observamos que a miscigenação do Mundo é inevitável. Do mesmo modo que o Ecumenismo dos Corações deverá caminhar para o bom momento nos tempos vindouros da Humanidade.
        As criaturas – nós os co – criadores, não sobrevivem no isolamento. O grande e legítimo anseio é a confraternização geral.  Esta que ignora fronteiras, e segue unindo, apesar dos retrocessos constantes – étnicos e conceitos geográficos, de sociologia e filosofia, religiões, nações, enfim, seres humanos e espirituais. Jesus o Cristo Ecumênico, em sua passagem pela Terra, propagou para todos, que esse é o Caminho...
         O Brasil, Coração do Mundo, com grandes deficiências, mesmo assim incentiva e trabalha pelo respeito às diferenças.
         Um passo para que haja Consciência Humana e Fraternidade mútua é o reconhecimento do preconceito; às vezes velado, que a maioria nem percebe que pratica. O Professor doutor Kabengele Munanga, antropólogo do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo/Brasil, em um programa de TV, comentou: “Como o próprio termo diz, preconceito é um julgamento preconcebido sobre os outros, os diferentes, sobre os quais não temos na realidade, um bom conhecimento. O preconceito é um dado  praticamente universal, porque todas as culturas o produzem. Não há uma Sociedade que não se defina em relação  às outras. E, nessa definição, nos colocamos  numa situação, achamos que somos o centro do mundo; a nossa cultura é a melhor, a nossa visão do mundo é a ideal, a nossa religião é a melhor. Assim, julgamos os outros de um modo  negativo. A matéria-prima do preconceito é a diferença”.
        É preciso desarraigá-lo, pois em seu meio surgem os mais tenebrosos tipos de perseguição, no Caminho da Sociedade Humana – dificultando o estabelecimento da Cultura de Paz no Planeta Terra.  

Andrade, Wilson Rodrigues/ Produtor Cultural –COMPAZ/Folha Cultural- Set. 2015.



Caminhos das tradições do Natal...

 ...Independente de sua crença, 25 de dezembro merece ser celebrado. Pois o que se comemora não é apenas o Natal, patrimônio de uma religião, mas o renascimento de mulheres e homens.


     Se sua crença for o cristianismo, você poderá dizer que ele é o Filho de Deus que veio a Terra como salvador. Se for o islamismo, dirá que é um dos maiores Profetas e o Selo da santidade. Se judaísmo, você poderá encará-los como um grande Rabino e mestre da cabala. O hinduísta dirá que é um Siddha (iogue perfeito) e até mesmo um avatar ( encarnação divina). No budismo, se poderá afirmar que Ele é um iluminado que nos revelou o Caminho do Amor. Se sua crença for o Candomblé, você poderá dizer que é uma manifestação de Oxalá, o pacificador. E, se você for ateu, argumentará que Ele é um professor que ensinou a humanidade a ser melhor. Seja sua crença alguma dessas ou qualquer outra, sempre haverá um motivo para celebrar o Natal.
    Natal é Nascimento. Renascimento.  Na antiga Roma, 25 de Dezembro era o dia em que se comemorava o Solis Invictus (Sol Invencível). O festival acontecia logo depois do Solstício de Inverno (21 de Dezembro no Hemisfério Norte), quando a trajetória descrita pelo movimento aparente do Sol ocupa a posição mais baixa no Céu. Quase engolido pelas trevas, o Astro volta então a ascender no firmamento. E era esse triunfo da Luz que os romanos celebravam. Para os cristãos, que reconheceram em Jesus tantas qualidades solares atribuídas ao deus grego Apolo, foi uma solução natural transformar a festa pagã na comemoração de Natal, cuja data não havia o real momento. Tal assimilação aconteceu por volta do ano 330 D.C.

     Essa reedição do ritual pagão pelo cristianismo nascente pode nos surpreender. Mas, na trajetória, há uma relação de crescimento e mudança entre as várias tradições espirituais. Caminhamos sobre as pegadas daqueles que nos antecederam. Cada cultura elabora seu mapa do Caminho. Porém o território possui uma riqueza de detalhes que nenhum mapa é capaz de abarcar. Por melhor que seja nossa descrição, a realidade está sempre além. No desígnio reiterado de abraçar o real, precisamos reconhecer as descrições complementares. E esse princípio deveria reger o diálogo entre as tradições.                                            


                              Pesquisa/adaptação de Andrade, Wilson Rodrigues /2016.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...