sábado, 30 de junho de 2018


De Mont' Serrat a Levy... Rincão dos Pioneiros e nossa Memória...


          A Cidade fluminense de Levy Gasparian, completa hoje, 30- Jun. – 2018, 27 anos de sua criação como Município, e 157 anos de fundação. A outrora, SERRARIA, topônimo histórico perdido no início dos anos 1960, nasceu em torno de uma rodoviária, a 7º, das 12 Estações de mudas da Estrada rodoviária União e Indústria, inaugurada em 1861. Se o Município tem a denominação de “Comendador Levy Gasparian”, para lustrar vaidades pessoais, sua fundação se deve a HILÁRIO JOAQUIM DE ANDRADE, o BARÃO DO PIABANHA, proprietário da Fazenda de Serraria, e que até um de seus Palacetes - legou gratuitamente para a criação de uma Escola pública, (uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro em funcionamento ininterrupto desde 1873) A memória de seu fundador não tem uma praça a levar seu nome, nem mesmo seu Palacete, atual Colégio Coronel Antônio Penha. Como diz o historiador Diogo de Vasconcelos: terra sem memória, rincão de aventureiros.


 Hilário Joaquim de Andrade, 1º Barão de Piabanha.

*Barões de Piabanha

A Região de Serraria/ do atual, Município de *Comendador Levy Gasparian, foi desbravada nos últimos anos do Século XVII, e os primeiros do Século XVIII, pelo bandeirante paulista Garcia Rodrigues Paes - quando este comandou a abertura do Caminho Novo, entre o Rio de Janeiro e as Minas Gerais. Em recompensa pelos serviços prestados nesta empreitada, Garcia Rodrigues Paes recebeu larga extensão de terras entre os rios Paraíba do Sul e Paraibuna, onde fundou, dentre outras, uma fazenda com o nome de Paraibuna.
Em 1805, o Capitão Cristóvão Rodrigues de Andrade adquiriu as terras da Fazenda do Paraibuna de descendentes de Garcia Rodrigues Paes, iniciando o plantio de grandes roças de cana-de-açúcar e construindo o primeiro engenho da Região.
Mais tarde, foi aberta a Fazenda de Serraria, que pertenceu a Hilário Joaquim de Andrade, Barão do Piabanha. Apesar de ter sido criada em parte desmembrada da Fazenda de Paraibuna, a Fazenda Serraria destacava-se pela sua grande extensão e grande quantidade de pés de café nela plantados.
Em 1861, Hilário Joaquim de Andrade doou toda a extensão de terras necessárias à passagem da Estrada de rodagem União e Indústria pelas suas terras, bem como a área necessária para a construção da Estação de Mudas de Serraria, que deu origem ao atual centro da Cidade de Comendador Levy Gasparian. (Texto/pesquisa de Wilson Rodrigues de Andrade/Folha Cultural/FC)

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...