segunda-feira, 20 de setembro de 2021

 

Ocupação sociocultural de edificações nas Cidades... (em Espaço Público)

       Espaço Comum - centro  de facilitadores da Cultura de PAZ. |*WRA.

 Para Nós,  articuladores, e produtores, e promotores  em nossas localidades, um lugar de fazedores de Cultura, Educação e Artes - e é através desse viés que o coletivo de artistas e educadores trabalha a transformação do Espaço e seu entorno.  Propomos a cessão de uso de imóveis, e oferecer à População e a Comunidade Cultural  - os das atividades sócio, artísticas e educacionais, de Três Rios  e seu entorno  'pela Vida Cultural/Ativa'. 

      As ocupações planejadas de edificações ociosos, principalmente com Arte, traz a transformação não só do Espaço, mas das pessoas que os frequentam e a Comunidade ao entorno.  

    Em, 10 de Dezembro de 1948, na Assembleia Geral das Nações Unidas, no Artigo 27.1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos ficou estabelecido que todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios. Em 2002, aprovada unanimemente por todos os Estados-membro, a Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural reforça em seu Artigo 5º os direitos culturais como parte integrante dos Direitos Humanos, os quais são universais, indissociáveis e interdependentes. E, ainda em nossa Constituição, no Parágrafo primeiro do inciso V, coloca o Poder Público, com a colaboração da Comunidade, como provedor e protetor do Patrimônio cultural brasileiro; ainda no Artigo 216-A, inciso II, trata da universalização do acesso aos bens culturais e serviços culturais. Ora, para ficarmos somente no recorte da maior cidade da América Latina, São Paulo, em estudo realizado anualmente pela Rede Nossa São Paulo sobre equipamentos culturais, todas as regiões da cidade apresentam déficit de equipamentos culturais públicos de abrangência local, como as casas de cultura e os pontos de leitura. Os estudos também constataram que quanto menor a renda familiar, menor é o acesso e a frequência aos equipamentos culturais. Sendo assim, garantir um direito humano expresso em nossa Constituição é uma tarefa inalcançável em nossa realidade. E se as ocupações culturais não chegam ser a taboa de salvação, é um importante balizador de um povo ávido por criar, usufruir, transformar e viver cultura em nosso Brasil; Uma alternativa gratuita e, principalmente, democrática para alcançar um Direito que deveria ser garantido pelo nosso Estado.

A PAZ é construída! Parte integrante da Coletividade. Ideário de muitos! A PAZ não se concretizará  sem sacrifícios, e com trabalho, pois a Causa é justa - e para alcançarmos necessitaremos dos serviços de todos! Cada Indivíduo ao fazer a sua parte  - despertará a Esperança /Ativa, Pacifismo em Ação, e o Tempo - nossa maior oportunidade para refletir o Ideário Pacifista. Nós os facilitadores da Cultura de PAZ! 


Dê uma oportunidade a PAZ!

(COMPAZTR/ *Wilson Rodrigues de Andrade - Membro-fundador Sec. - Geral /Produtor Editorial do Jornal/Revista FOLHA CULTURAL). Jun. /2021.

domingo, 19 de setembro de 2021

 Para nossa reflexão: 
     Amor de Vida em nossas Vidas… |*WRA/Fev. 18.

 A chave do Segredo está exatamente nisso! Ter uma Vida maravilhosa, positiva, saudável  - e isso se consegue entender se a Mente estiver aberta a novas descobertas, também, positivas. Para as pessoas com ideia de que viver bem  não é possível, ai não será concretizado este Viver bem! Pessoas com estes pensamentos passarão  a Vida a reclamar,  e, ter a felicidade como ilusão. Enquanto outras, eu, inclusive,  vamos continuar  a conquistar  dias felizes, e uma  evolução Material, Mental e Espiritual no Caminho do Equilíbrio!

 O necessário processo de  Desenvolvimento Tecnológico deve priorizar  o avanço saudável de mentalidade e das atitudes  Humanas. Portanto, este mesmo processo não bloqueou o desequilíbrio aos valores morais  e  de costume; e, as guerras contínuas - estas que fomentam o medo, a violência, a insatisfação, o desespero, as fugas emocionais. E, quanto a  Juventude - insegura tornou-se-lhe a grande vítima - está a um passo da depressão, da loucura, do suicídio.

 Aos que cedem a compreensão Humana passou a sofrer o efeito desses sofrimentos que se generalizaram. Os condicionamentos, as ideias pessimistas, as crenças absurdas, as ações vexatórias são responsáveis pelas tensões que levam à desarmonia… As causas profundas das doenças; portanto, estão no Indivíduo mesmo, que se deve auto-examinar, autoconhecer-se; ao agir assim, libertar-se desse sofrimento.        

 Somos o que  realmente queremos ser! O que virá depois, o Universo nos mostra, assim passar para o modelo transformacional – trabalho de mudanças de perspectivas. Conscientização de que somos parte de tudo – de Nós, e os de nosso redor..., sermos os facilitadores da Harmonia, e estarmos com quem poderá  nos ajudar  para a Jornada  da conscientização. 

       Objetivar a Vida! Criar imagem clara! Atentar pela disciplina/ confiança/ Amor de Vida em nossas Vidas! Na Vida de cada um de Nós! (*Wilson Rodrigues de Andrade/Escritor Poeta/Produtor Cultural/ Julho -21)

 

S/ o conceito de Inteligência atual… Antes a ciência fazia na pessoa o teste de  Q.I (quo eficiente de inteligência). Mas descobriram que pessoas com o Q.I alto, não necessariamente tiveram bons resultados na vida. Portanto, hoje, se fala mais na Inteligência Emocional. É mais ampla, porque envolve capacidade abstrata, ganho de consciência. Capacidade analítica de emoções e comportamento, resiliência, empatia, autoconhecimento, autoconfiança, dominar as emoções. Ou seja, avaliar e entender seus próprios sentimentos e dos outros, a partir daí, atingir equilíbrio de viver! É o que nos torna diferente dos outros seres vivos. Esses possuem inteligência rudimentar, com emoções primitivas sem capacidade analítica!


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...