quinta-feira, 20 de março de 2025

 Celebre conosco o #DiaInternacionaldosMuseus passeando pelas principais obras e ações que estamos realizando para devolver o #MuseuNacionalUFRJ à toda a comunidade!

Nossa reconstrução segue em ritmo intenso, englobando atividades como o restauro das fachadas e coberturas do Paço de São Cristóvão, a restauração dos jardins históricos, a reforma e ampliação da Biblioteca Central e a construção do Campus de Pesquisa e Ensino do Museu Nacional/UFRJ.
Os museus são instituições potentes, que nos ajudam a compreender melhor o mundo em que vivemos e a construir o nosso futuro! O #MuseuNacionalVive!


O Projeto Museu Nacional Vive é resultado de uma cooperação técnica entre UFRJ, UNESCO e Instituto Cultural Vale. Conta com o patrocínio platina do BNDES, Bradesco e Vale; apoio do Ministério da Educação (MEC), Bancada Federal do Rio de Janeiro, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conheça melhor o Projeto em www.museunacionvalvive.org.br

segunda-feira, 17 de março de 2025

 O Carisma - qualidade especial de muitos. 'Dom por graças' de Atitudes por Obras das Artes e Cultura… *WRA/maio /24. III

        A CULTURA - não é tão somente a erudição das 'elites' - é, certamente, a Vida de um Povo; suas Localidades, suas Comunidades, suas Tradições; seus Valores Artísticos e Culturais - suas Histórias, seus Costumes e Conteúdos; suas Memórias, sua Humanidade e o Processo Civilizatório. A partir das Vivências e Estudos - o atravessar por Experiências e Pesquisas da função cultural étnica - indígena-afro-latina, e dos migrantes europeus e asiáticos - os que aqui chegaram - e, a mistura de costumes e vivências culturais, a partir do Conhecimento e de Identidade para melhor interesses de Indivíduos e suas Culturas. O fortalecer a Cidadania de nossa Gente e suas Localidades. Cultura não é desejo, pura e simplesmente; é, sim, necessidade, ou seja, bem necessário.

                                                  


       Os fazedores e facilitadores Culturais - motivadores da Coletividade Criativa. Elo envolvente. Portanto, o formador do Processo Cultural; os criadores de condições no reviver de todos os Tempos.  Suas conquistas transformadas em Patrimônio para o usufruir do bem necessário que é a própria Cultura.

     O Carisma - qualidade especial de muitos. 'Dom por Graças' de Atitudes por Obras das Artes e Cultura. O reconhecimento pela existência de Artistas - os que se dedicam; produzem, reproduzem e promovem individualmente - a redefinição das Obras de Artes; propondo, desse modo, uma abordagem dos aspectos Coletivos - envolver o Trabalho Artístico -, sem o descuidar de análise da Obra em si:

- É por 'Anseio Coletivo' que se faz a História; passar pela condição Humana em construções - e, assim, caminhar do Processo Civilizatório - com seus conflitos e imperfeições na busca de Valorização cotidiana e melhoramento permanente.

- A Cultura - é produção Humana - e, não pode ser hierarquizada; pois não é possível justificar qual seria o Padrão Cultural, ser consequentemente tomado como critério de diferenciação. 

- Há, sim, diversas faces da Cultura e a prática gerencial… nos leva, também, a melhoramentos constantes. O Fomentar das Ações culturais de um Território passa por promover o Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, a partir do enaltecer (elevar…), estimular (fazer vibrar…), exitar (ativar para a Ação…) e incitar (instigar - impulsionar…). A Democracia - é Desenvolvimento e Paz - que os Direitos seja o Centro de nossas preocupações para o pleno alcance deste Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS para com a Vida de todos!

 Pesquisa e organização de Textos de: Wilson Rodrigues de Andrade. (C/DEDAC - Produtor Editorial e Cultural *Jornal/Revista Folha Cultural//-*FC.) Maio de 2024.


  Há de se agir! É necessária a consciência Pacifista na atualidade! A PAZ é construída! Parte integrante da Coletividade Humana. Ideário d...