quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Via UNIC-Rio/ COMPAZ-FC.

Parceria do UNFPA e Governo de Minas Gerais beneficiará jovens, migrantes e comunidades tradicionais

A cooperação prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de migração internacional no Estado de Minas Gerais e promoção dos Direitos Humanos de migrantes, refugiados e apátridas, em especial no campo da saúde.
Haitianos, senegaleses, bolivianos e sírios reunidos durante a entrega do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos. Parceria do governo com a UNFPA beneficiará a população migrante no estado. Foto: Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais.
Haitianos, senegaleses, bolivianos e sírios reunidos durante a entrega do Prêmio Mineiro de Direitos Humanos. Parceria do governo com a UNFPA beneficiará a população migrante no estado. Foto: Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais.
Em celebração ao Dia dos Direitos Humanos, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o governo de Minas Gerais formalizaram, na última quinta-feira (10/Dez./2015), um acordo de parceria que prevê oito eixos de atuação, com foco em juventude, migrantes internacionais e populações tradicionais, entre outros. O acordo foi assinado pelo Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, e pelo representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal Roig, durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A cooperação prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de migração internacional no Estado de Minas Gerais e promoção dos Direitos Humanos de migrantes, refugiados e apátridas, em especial no campo da saúde.
Atuará também na área de juventude, na promoção da participação política juvenil e reforço da capacidade de mobilização das comunidades tradicionais, com ênfase na sua população jovem.
Estão previstas ainda ações conjuntas nas áreas de mapeamento sociodemográfico de comunidades tradicionais e população em situação de rua, com vistas a formulação de políticas públicas e promoção dos Direitos Humanos; erradicação do sub-registro de nascimento e acesso à documentação básica; e aprimoramento do atendimento às vítimas de violência sexual por profissionais de segurança pública e de saúde.

O representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal, disse que a agência da ONU apoia os governos na utilização de dados populacionais na formulação de políticas públicas voltadas para reduzir a pobreza e a assegurar que mulheres e meninas sejam tratadas com dignidade e respeito, e para que cada gravidez seja desejada, cada parto seja seguro e cada jovem possa alcançar seu potencial.
Ele falou sobre a importância da parceria, voltada para uma atuação do poder público com enfoque em Direitos Humanos e orientada por evidências. Destacou ainda a relevância de se compreender as necessidades dos diferentes grupos populacionais e garantir seus direitos, assegurando o acesso aos serviços públicos a todas as pessoas.
A assessora de Cooperação Internacional da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Julia Caligiorne Santos, falou sobre a importância da parceria, explicando que o acordo vai permitir a capacitação das comunidades beneficiárias do programa Povos em Rede; isso será feito a partir dos mapeamentos sociodemográficos das comunidades tradicionais e da população em situação de rua existentes hoje em Minas Gerais.

Via  UNIC-Rio/ UNESCO /COMPAZ-FC. 

Museu de Congonhas abre as portas ao público em sítio de patrimônio da UNESCO

Museu joga novo olhar sobre o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e visa a promover pesquisas e maior desenvolvimento na região.
Congonhas - Santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi construído entre 1757 e o início do século XIX. Foto: EBC/Ana Elisa
Congonhas – Santuário do Bom Jesus de Matosinhos foi construído entre 1757 e o início do século XIX. Foto: EBC/Ana Elisa
Cerca de 80 km separam a Capital mineira, Belo Horizonte (MG), de um dos maiores tesouros barrocos do país: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, localizado em Congonhas, Minas Gerais. Declarado Patrimônio Cultural Mundial em 1985, o sítio conta com uma das grandes obras de Aleijadinho, os 12 profetas esculpidos em pedra, entre outras preciosidades, como as seis capelas anexas.
A partir desta terça-feira (15/Dez./2015), moradores e turistas contarão com novo espaço dedicado a esse sitio: o Museu de Congonhas. Além de jogar novo olhar sobre esse patrimônio, a instituição permitirá maior entendimento desse período histórico-cultural e promoverá o desenvolvimento de estudos e pesquisas.
O Museu abriu as portas ao público nesta terça, após cerimônia de inauguração, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO no Brasil), o governo federal e a prefeitura de Congonhas. A inauguração integra as comemorações dos 30 anos do título e dos 70 anos de existência da UNESCO.
Presente na cerimônia de abertura, a presidente Dilma Rousseff salientou o papel do museu para promoção de desenvolvimento cultural, turístico e econômico na região e na diminuição de dependência na mineração. Parabenizou a todos os envolvidos no projeto, que levou cerca de 10 anos para ser concretizado.
Dilma falou ainda sobre futuras ações de preservação que serão realizadas na cidade. “A intenção é transformar o museu em um centro de referência para estudos e pesquisas sobre o Barroco e conservação de monumentos em pedra sabão”, adiantou.
Emoção
Emocionado, o Ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, também enfatizou os mais de 10 anos de perseverança, empenho e trabalho de todos os envolvidos para que o museu ficasse de pé. “A emoção de vocês é minha também. Estive aqui há 12 anos, quando era Secretário-Executivo do Gilberto Gil, ele prometeu que faria esse Museu”, lembrou.
“Esse Museu significa muito para a cultura brasileira. Congonhas é um centro voltado à formação e pesquisa e este Museu qualifica as visitas à Cidade e permite contextualizar quanto a sua história e valores na Arte”, afirmou. “Do Brasil das minas e dos ouros, brotou o talento de Aleijadinho, cuja arte marca de maneira única essa cidade, este Estado e (nosso) País”, completou.
Jurema Machado, presidente do Iphan e uma das grandes responsáveis pela concretização do museu, disse ser um dia “muito especial e uma emoção concluir um trabalho tão longo”.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Via Jornal /Revista Pública ( Publicação portuguesa)  COMPAZ/FC.

Cimeira do Clima, os aplausos e as dúvidas 12 de Dez. 15.

       Há seis anos, no dia 7 de Dezembro de 2009, publicámos uma capa como nunca a tínhamos feito. Não tinha imagens, não tinha manchete, não tinha títulos. Apenas um texto, que começava assim, em letras grandes: “Hoje, 56 jornais em 44 países dão o passo inédito de falar a uma só voz através de um editorial comum. Fazemo-lo porque a humanidade enfrenta uma terrível emergência. Se não nos juntarmos para tomar uma acção decisiva, as alterações climáticas irão devastar o nosso planeta, e juntamente com ele a nossa prosperidade e a nossa segurança”.

       O texto, uma parceria inédita no jornalismo por uma causa ambiental, foi publicado no dia em que começava a  Cimeira Climática de Copenhaga. Nela, depositavam-se enormes esperanças. Aguardava-se, ali, a aprovação de um novo acordo contra o aquecimento global e em favor da sobrevivência humana sobre o planeta.

        Copenhaga falhou escandalosamente e foram precisos seis anos para que se chegasse a um momento semelhante. Esse instante mítico materializou-se sábado, 12 de Novembro, às 19h26, em Paris. O ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, bateu o martelo, centenas de pessoas – ministros, diplomatas, representantes governamentais – irromperam numa ovação comovente, e estava aprovado o novo tratado internacional pelo qual tanto se esperou.

A contagiante emoção do momento não nos pode fazer esquecer que o Acordo de Paris, adoptado neste sábado pelas Nações Unidas, é apenas um primeiro passo, e tardio. Contém os ingredientes para um futuro viável. Mas a receita ainda não é a melhor.

Se for cumprido tal como está, nalgum momento da segunda metade deste século estaremos próximos de nos livrar da dependência dos combustíveis fósseis – o carvão, o petróleo, o gás natural, que a toda hora estamos a queimar, em segundos, devolvendo à atmosfera o CO2 que dela foi retirado ao longo de milhões de anos.

       Não há nada no acordo, porém, que diga quando este dia vai chegar. Comprometemo-nos apenas a fazê-lo entre 2050 ou 2100.

       Dizem-nos os cientistas que não temos tempo a perder. Que as emissões de CO2 devem ser reduzidas a zero até 2050, se de facto queremos conter a subida do termómetro global abaixo de 1,5ºC, como fixa o acordo – e esse é um dos seus méritos mais substanciais.

       Resta saber se vai funcionar o modelo que o Acordo de Paris inaugura, em que os países dizem o que vão fazer, sem que as Nações Unidas lhes imponham metas. Por ora, mostrou já uma grande virtude, pois facilitou que todos os países – ricos e pobres – aceitassem fazer parte do esforço colectivo necessário para travar as alterações climáticas. Mas tudo o que foi prometido até agora não é ainda suficiente e o primeiro teste do novo tratado estará em fazer com que todos reforcem os seus compromissos.

       Sem isso, de nada adiantam os aplausos deste sábado.



COMPAZ/ N-PED - FOLHA CULTURAL/FC.

Governo sanciona Lei do Sistema Estadual de Cultura...


Foi sancionada pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro/ Brasil, Luiz Fernando, e publicado no Diário Oficial  do Executivo Estadual, em 8 de Julho de 2015,  a Lei 7.035/15, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Programa Estadual  de Fomento e Incentivo à Cultura, e apesenta como  ponto principal As Diretrizes e Estratégias do referido Programa.  O texto prevê a ampliação do Conselho que passa a denominar:  Conselho Estadual de Políticas Culturais composto de 32 membros, sendo 16 da Sociedade Civil, com representação territorial... A Lei também reformula o Fundo Estadual de Cultura, contando com  Comitê Gestor com representatividade do Conselho e poderá contar com recursos de renuncia Fiscal...

Representantes de Entidades Afins e Secretária Estadual de Cultura desenvolveram o Texto da nova Lei, e contando com gestores públicos dos 92 Municípios do Estado do Rio, Agentes, Artistas e a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado/ALERJ. 

Secretaria Estadual de Cultura / SEC  - pelo fortalecimento cultural na Região ...

                Conferência para um diagnóstico preliminar de Cultura na Região Centro-Sul Fluminense, realizada em, Miguel Pereira/RJ,  em 19 de junho de 2010,  no Pavilhão de Eventos ‘ Juscelino Kubistchek’ – contou com a presença de Secretários de Cultura de 11 Municípios   envolvidos  e seus representantes , componentes da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC , membros  do Conselho Estadual de Cultura , Ministério da Cultura e do  INEPAC ( Instituto Estadual do Patrimônio  Cultural) .
                Com as realizações  de reuniões nos 11 Municípios assim enumerados: Areal – Comendador Levy Gasparian  - Eng.: Paulo de Frontin – Mendes – Miguel Pereira – Paraíba do Sul – Paty do Alferes – Sapucaia – Três Rios – Vassouras – Rio das Flores , ao longo de 2009 , até março de 2010 , em Encontros Municipais  de Cultura  no Centro – Sul  -- reuniões públicas     promovidas  pela SEC –em parceria com  Secretarias  Municipais  de  Culturas Agentes da Comunidade cultural e Gestores  culturais  destas localidades  - com vista à  preparação do Plano Estadual de Cultura .
                Foram elaborados seis diferentes  temas  ( ao longo dos referidos Encontros ) , os  quais   configuraram  na estrutura  básica do Relatório – apresentado na CONFERENCIA  de Miguel Pereira. Entre os demonstrativos do citado documento ficou focalizado que boa parte do conteúdo do mesmo – se assemelha a um quadro  de carência – tendência comum  em reuniões que participaram  governo e sociedade civil ( área cultural) , e , mesmo  reconhecendo  a responsabilidade dos governos  no fomento a Cultura , cabe-nos  ressaltar  , os Encontros  Municipais de Cultura  na região , também , se ocuparam de  ampliar as discussões sobre  o envolvimento cultural no âmbito da sociedade civil   - revelando com isso um quadro  de potenciais nas ações e iniciativas de seus Agentes  culturais que compõem   um primeiro perfil  das vocações culturais  da  Região/Alvo.
                A temática apresentada pela SEC e discutida nos respectivos Encontros  Municipais de Cultura :- Vocações e Identidades Culturais / Configuração  Regional / Integração  Cultural / Gestão e Institucionalidade / Capacitação de  Gestores  Públicos  e Privados / Equipamentos Culturais.

Formação de Grupo de Trabalho fortalecerá Plano Estadual.
               
                Na Conferência de Miguel Pereira ficou formada representação do Grupo de Trabalho  Ampliado  ( membros eleitos   através de suas delegações  / dos  11 Municípios  ) – para no 2o  Semestre de 2010  - Reuniões Setoriais  - que aprofundaram  um diagnóstico  e propostas sobre cada  um dos  seguintes segmentos: teatro /audiovisual / literatura / dança / circo / música  e tendo como  passo seguinte a elaboração e a implantação de  programas setoriais de  âmbito  estadual.
                O COMITÊ pela PAZ / COMPAZ – a convite da Secretaria de Cultura e Turismo de Três Rios /RJ  - participou das reuniões nos Municípios  e na CONFERENCIA    de  Miguel Pereira /RJ  - entre diretores , simpatizantes  e colaboradores , e  na elaboração  do Plano Estadual de Cultura/RJ. Portanto, é de nosso anseio  ( nós Agentes Culturais  e pacifistas )   que no final destes processo o PEC  - como é o propósito da Secretária de Estada da Cultura  - efetiva-se  a consolidação  de um a política pública estadual de cultura  dentro das expectativas    dos produtores  e agentes culturais.



Um pouco de História - na Conferência.
 
 O Caminho e a Cultura do VALE do PARAÍBA:  Uma breve  Visão Histórica – temática desenvolvida na palestra proferida  por Carla Barbosa Ferreira  de Souza , historiadora ,professora da rede pública de ensino – em Paraíba do Sul / RJ –  Carla Barbosa  encantou a todos na Conferência  de Cultura  em Miguel Pereira  com simpatia e vasto conhecimento   sobre o assunto  exposto  levou Agentes e Produtores Culturais a diversos questionamentos e reflexões  sobre a reconstrução  da história – e no âmbito cultural  - a partir dos  tropeiros , o abastecimento , os mascates e a oralidade na Região Centro - Sul Fluminense. ...Conteúdo de relevância para  os Produtores, Promotores e Agentes públicos envolvidos na  Comunidade Artística-Cultural de nossa Região/Alvo.  p/ Redação/FC. Wilson Rodrigues de Andrade




Caravana da Cultura em ação percorre nossa Região.
 
 Projeto para produzir o ‘ Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ , com iniciativa da  Secretaria de Estado de Cultura / SEC  e com patrocínio da Petrobras, chega ao Vale do Paraíba e Serrana, Adriana Rattes, secretaria de Cultura do Estado , ressalta  deste trabalho- como prioridade  e de    grande importância  e necessidade para a promoção da produção cultural de nosso Estado .


 As diversas e ricas manifestações culturais de Paraíba do Sul (recebeu a Caravana da Cultura em Janeiro/2012) , para  compor o ‘ Mapa da Cultura  do Rio de Janeiro, que vem sendo produzido  durante  neste inicio de ano  e será disponibilizado  na rede  informatizada  para o público , em meados de 2012. Desde  22  de janeiro , o Projeto  com  Equipe que  reúne  repórter, fotógrafo  e cinegrafista percorre municípios da Serra  e Sul do Estado – Teresópolis, Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios,  e Comendador Levy Gasparian.
   O levantamento pretende apontar  espaços culturais, calendários fixo  da cultura das localidades e principais destaques do patrimônio  material, imaterial e natural do Estado do Rio. O ‘ Mapa de Cultura do Rio  de Janeiro’ é uma realização da Secretaria de Cultura  do Estado do Rio  com o patrocínio  da Petrobras.
     - “Com o Projeto  - conheceremos mais a fundo o tecido que forma  a cultura  do nosso Estado, teremos uma radiografia  do que realmente  são nossos 92 municípios no campos das manifestações , expressões e conteúdos culturais”- focalizou – Adriana Rattes.
        Todo o apanhado de acervo e sítios da historiografia e aspectos culturais, e das artes do Interior e da metrópole encontram-se no endereço eletrônico da Secretaria de Estado de Cultura.
  
 Foto: Pontal/ Encontro dos 3 Rios.  no Município de Três Rios/RJ.                                                            
                                                                                                 
                                                                                                Wilson Rodrigues de Andrade
                                                                                                        Produtor Editorial / FC.


   

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...