sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

 O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, envia sua mensagem de Ano Novo:

“O Mundo dá as Boas-vindas a 2022, com a nossa esperança no futuro a ser posta à prova. Com o agravamento da pobreza e das desigualdades. Com a distribuição desigual das vacinas da COVID-19. Com a insuficiência dos compromissos climáticos. E com os persistentes conflitos, divisões e desinformação.


Mais do que testes políticos, enfrentamos testes morais e da vida real. E, são testes que a Humanidade pode superar – se nos comprometermos a fazer de 2022 um Ano de recuperação para todos.

Uma recuperação da pandemia com um plano ambicioso para vacinar todas as pessoas, em todos os lugares.

Uma recuperação das nossas economias – com os países mais ricos a apoiarem o mundo em desenvolvimento com financiamento, investimento e alívio da dívida.

Uma recuperação da desconfiança e das divisões – com uma nova ênfase na ciência, nos fatos e na razão.

Uma recuperação dos conflitos – com um renovado espírito de diálogo, compromisso e reconciliação.

E uma recuperação para o nosso Planeta – com compromissos climáticos que correspondam à escala e à urgência da crise.

Momentos de grandes dificuldades são também momentos de grandes oportunidades. Para nos unirmos em solidariedade. Para nos unirmos com soluções que possam beneficiar todas as pessoas. E para seguir – juntos – com esperança no que a nossa família humana pode alcançar.

Juntos, vamos fazer da recuperação o nosso propósito para 2022. Pelas pessoas, pelo planeta e em prol da prosperidade de todos. Desejo a todos um Ano Novo feliz e em Paz.”

Reconhecemos  a importante  divulgação pelo Secretário Geral da ONU - por este Momento de  incertezas  em nosso Mundo, e diante da mesma inserimos, a título de colaborar para o alcance das finalidades da mensagem.  Pela Equidade - disposição de reconhecer igualdade  e Direito de cada um. Pelo processo Igualitário - os partidários de igualdade de condições de  oportunidade  para todos os membros  de uma Comunidade..., e este modo,  melhorias e bem-esta geral.  COMPAZTR/Folha Cultural. 


segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

 COMPAZ-TR/FOLHA CULTURAL/NaArt-Vale /Equipes A-RC/Parceiros...


   Nós do *COMPAZ-TR / Diretores, Coordenadores de Departamentos, de Núcleos, de Setores, e de Divisões - aproveitamos oportunidade para desejar sucessos e resultados positivos aos Parceiros do Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, aos da *Região/Alvo, da  e os demais  *Centro-Sul Fluminense, Vale do Paraíba do Sul e seu entorno. 




   Ao despertarmos  no estabelecer busca de valores para a Vida Cultural/Ativa, assim como pela criação de condições  de Ações pela Cultura de PAZ  - o estar atento a Informação e Comunicação e com o Conhecimento  Coletivo que nos leve promover  a Economia Solidário/ES - a grande Estratégia no processo  da Economia Criativa/EC, e junto aos Envolvidos.


Nosso desafio: proporcionar Oportunidade a Mobilização e Envolvimento Sócio-Artístico e Cultural de nossa Gente da *Região/Alvo em suas Comunidades.  

                                                                       *C/DEDAC- N-PED/FOLHA CULTURAL


domingo, 2 de janeiro de 2022

 CULTURA e ARTES.  PATRIMÔNIO DOS POVOS|

*COMPAZTR / *UNESCO - Brasil.

|*WRA-Fev. 20.

                                                                                   

O Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as Expressões de Vida e Tradições que Comunidades, Grupos e Indivíduos  por nossa Região /Alvo, os que  receberam de seus Ancestrais e passam seus Conhecimentos a seus Descendentes.


O Patrimônio Cultural Imaterial não se constitui apenas de aspectos físicos da Cultura. Há muito mais, os contidos nas Tradições, no Folclore, nos Saberes, nas Línguas e Dialetos, nas Festas e, em diversos outros aspectos, Expressões  e Manifestações. Tornou-se transmitido oral ou gestualmente, recriados coletivamente e ao longo dos tempos.

Podemos exemplificar. Roda de Capoeira - é uma Manifestação Cultural Afro-brasileira – simultaneamente, uma luta e uma dança –, que pode ser interpretada como uma Tradição, um Esporte, e até mesmo uma Arte. Os Capoeiristas formam um círculo, uma roda e, ao centro, dois deles “jogam” a Capoeira, cujos Movimentos partem grande destreza corporal. Os outros jogadores, em volta do círculo, cantam, batem palmas e tocam instrumentos de percussão. 

A Capoeira foi inscrita como Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2014 pela *UNESCO/ Agência da ONU para a Ciência, Educação e o Desenvolvimento das Culturas. 

Tanto o Patrimônio Cultural e as Artes, e, quanto a Criatividade lançam suas bases para a construção de Comunidades do Conhecimento e do Processo Comunicacional; e, em condição vibrante, inovadora e próspera. 

Cultura é fundamentada em um conjunto de valores, sua evolução é sempre gradativa. É Expressão em símbolos. A Cultura determina Ações. Surge de raízes, da nata de um Povo, de uma Comunidade...  A Paixão de Viver o Processo Cultural – é justamente trazer as utopias para o presente e recriá-las permanentemente ao transformar o futuro em algo incerto  por isso mesmo fascinante... Se uma Palavra pode mudar muita coisa/ Imagine uma Atitude e suas Ações.




       O Patrimônio Cultural e as Artes  constituem  Fonte de Identidade e Coesão para as Comunidades conturbadas por mudanças desorientadoras e instabilidade Socioeconômica. A Criatividade, a partir da Indústria Criativa, poderá  contribuir para a construção de Sociedades abertas, inclusivas e pluralistas. 

       A *UNESCO/*COMPAZTR e seus Parceiros  defendem a Cultura e o Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, enquanto se une à Comunidade Internacional para apoiar políticas e estruturas legais, claras e, também apoiar governos, e partes interessadas nacionais; deste modo, salvaguardar o Patrimônio, fortalecer as Indústrias Criativas e incentivar a Diversidade de Expressões Culturais e seus Conteúdos, garantir que a Cultura ocupe um lugar legítimo nas Estratégias  de Bem-Estar e melhoria de Vida  para todos os Envolvidos. Com *C/FC - * Wilson Rodrigues de Andrade/Produtor - Cultural e  Membro-fundador do *COMPAZTR/FC.


  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...