quarta-feira, 19 de agosto de 2020

 

Clima. Mais dois anos perdidos para a inação política, alerta Greta Thunberg. Por:  RTP ( 19- Ag. -2020).

 

Dois anos passados desde a primeira greve às aulas, Greta Thunberg faz um balanço. Ataca a ignorância e a inconsciência e argumenta que o mundo voltou a perder tempo ao não tomar as medidas que se impõem para obviar a crise climática.

Num Artigo escrito para The Guardian, Greta e as colegas ativistas Luisa Neubauer, Anuna de Wever e Adélaïde Charlier argumentam que muito se passou durante estes dois anos, desde milhões de manifestantes a tomarem as ruas até ao facto de o Parlamento Europeu ter decretado Emergência Climática e Ambiental, em novembro de 2019. 

 


 

Ainda assim, lembram que nestes dois anos foram emitidas mais de 80 gigatoneladas de CO2. “Vemos desastres naturais acontecer por todo o mundo. (…) Muitas vidas e formas de vida já se perderam e este é apenas o início”. (...)

 Terminam o artigo com um alerta. “Ainda temos o futuro em nossas mãos. Mas o tempo está a fugir rapidamente por entre os nossos dedos. Ainda podemos evitar as piores consequências. Mas, para isso, temos que enfrentar a emergência climática e mudar os nossos métodos. E essa é a verdade incômoda da qual não podemos escapar”.

 

Greta Thunberg tem 17 anos e iniciou uma campanha ambiental na Suécia há dois anos, através de greves às aulas. Este artigo no The Guardian foi escrito com outras ativistas que se juntaram a ela: Luisa Neubauer, da Alemanha, e Anuna de Wever e Adélaïde Charlier, da Bélgica.

 

 

 

Agenda 2030: entenda o que é o Desenvolvimento Sustentável

 

        Em entrevista à Rádio ONU, especialista do PNUD afirmou que conceito significa "o Desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas necessidades"; nova Agenda tem 17 Objetivos e 169 Metas com prazo até 2030.

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Os 193 Estados-membros das Nações Unidas adotaram em, 25 de Setembro de 17, a nova Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com 17 objetivos e 169 metas.

A Rádio ONU conversou com a especialista em Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD, Renata Rubian, que explicou o conceito.

 

 

 

 

 

Futuras Gerações

"O Desenvolvimento Sustentável, na verdade, é o Desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Isso é feito, ao mesmo tempo, com o uso razoável dos recursos que a Terra pode oferecer, preservando as Espécies e os Habitats naturais".

A especialista falou da nova Agenda, que substitui os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio cujo prazo se encerra no fim deste ano.

 

Mídias Sociais

"Ela é uma Agenda universal. Ela tem importância para Países Desenvolvidos e Países em Desenvolvimento. O que seria inovador tem várias Dimensões, mas eu gostaria de ressaltar que o papel da Mídia Social na socialização rápida dessa nova Agenda será um processo nunca presenciado antes em nenhuma Agenda Internacional, vai ser interessante acompanhar isso. Essa é com certeza uma Agenda mais complexa que tenta equilibrar as Dimensões Sociais, Econômicas, de Meio Ambiente e de Prosperidade, de Paz e Segurança, que não podemos esquecer." A nova Agenda foi elaborada com a participação da Sociedade Civil e com consultas que duraram quase três anos.

 

Participação e Consumo

"E a participação da Sociedade Civil não termina, no entanto, na definição da Agenda. Ela continua sendo necessária para o fomento posterior dos Objetivos. As questões centrais que ali se encontram para Debate, ou seja, de modo de Produção, Padrões de Consumo, nós precisamos da participação da Sociedade para que elas, na verdade, se cristalizem".

     Entre os Objetivos da nova Agenda estão à Erradicação da Pobreza e a Educação de qualidade. A lista de todos os Objetivos e Metas está na Rádio ONU. P/ COMPAZ-Folha Cultural.

 

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...