sexta-feira, 6 de outubro de 2017

NOTÍCIAS MUSICAIS * Vinicius Pereira
          Sábado, dia 23 de Setembro, de 2017; eis que dois eventos de grande importância resplandecem no cenário musical trirriense. Tratam-se, pois, do VIII Festival de Música Estudantil do Colégio Municipal Walter Franklin e do aniversário da Banda Sinfonia Celeste.
Idealizado pela professora Suzane Ferreira, o Festival de Música Estudantil do C.M.V.F. é pura manifestação de sensibilidade da docente que há oito anos reconhecera os muitos talentos musicais de nossa cidade e que, infelizmente, passavam incógnitos, destinados ao esquecimento. Resgatar os talentos condenados ao oblívio, mais que um ato de altruísmo, é justiça para com nossos jovens talentosos. No ínterim, o Festival deu voz a dezenas de estudantes, revelando artistas de qualidades notáveis.
           Na mesma noite, celebrava-se o 59º aniversário da Banda Sinfonia Celeste. Fundada em 1958, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Três Rios, o grupo musical é composto por cerca de 40 músicos que se dedicam incansavelmente na execução do repertório sacro, destinado aos ofícios da Igreja, e à música tradicional para bandas de metais. Há seis anos, a Banda é dirigida pelo maestro Marcos Doffini, que não mede esforços na obtenção de um elevado nível musical. De qualidade ímpar, as virtudes da Banda são inquestionáveis. Uma pessoa com conhecimento musical, ao ouvi-la, atestaria sua potencialidade sem ressalvas. Sem dúvidas, o grupo artístico de maior amadurecimento musical residente em Três Rios.
        Não posso me abster em narrar outra efeméride musical de nossa cidade: na quarta-feira (27/09) comemorou-se o 27º aniversário da Escola de Música “Fiamma Música e Arte”. Fundada e dirigida pela competente e talentosíssima pianista Dra. Fiamma Sola Penna, a Escola constitui a mais importante instituição de ensino musical de nossa cidade. Pautada na filosofia de excelência em ensino e difusão cultural, a Escola é responsável pela formação musical de diversas gerações em Três Rios. Para esta celebração, varias apresentações musicais foram elaboradas, com muito esmero, pelos professores e alunos da Escola.
       Finda a semana, é chegada a hora de abrir o Festival Gastronômico da cidade. Coube à Camerata de Violões de Três Rios fazer as honras da casa. Sob o comando do maestro Felipe Carretiero, o grupo dignificou nossa cidade através de sua bela apresentação.
          Eis mais uma semana em que a música manifestou-se jubilosa em nossa cidade, entusiasmando o coração e a alma trirriense. De: Maestro e Cronista Vinicius Pereira.

  Sobre a ARTE/ A Arte - é Amorosa. Vive em Amorosidade! Só há Progresso na Vida Interior através do melhor Convívio com a Arte (*WRA/fev. ...