terça-feira, 1 de maio de 2018


UNESCO discute futuro de projeto para coletar e preservar documentos sobre o Brasil Colônia. Publicado em 30/04/2018


         No Rio de Janeiro, a UNESCO participou na semana passada de um seminário para avaliar o andamento do projeto Resgate Barão do Rio Branco, iniciativa que visa identificar e preservar documentos históricos sobre o Brasil Colonial. Fruto de uma parceria entre a Biblioteca Nacional e a agência da ONU, o programa já foi atrás de manuscritos em mais de 500 instituições de nove países, permitindo a recuperação de 4 milhões de manuscritos e códices.





                                               Rio Antigo Debret.

                    Nos Dias 25 e 26 de abril de 2018, a sede da Biblioteca Nacional- Brasil recebeu especialistas para o evento Rumos do Resgate: signos globais da memória cultural brasileira. O encontro tinha por objetivo debater os resultados e os rumos do programa. A coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, estava entre os participantes, que discutiram possíveis revisões conceituais e metodológicas do projeto.
Para localizar o patrimônio documental sobre os tempos coloniais, a iniciativa já percorreu mais de 200 cidades de Portugal, Espanha, Holanda, França, Bélgica, Inglaterra, Estados Unidos, Itália e Áustria. Foram recuperados 4 milhões de manuscritos e códices relativos ao Brasil Colônia. Os materiais foram microfilmados e muitos, já digitalizados, estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional. P/ COMPAZ/FC.

domingo, 29 de abril de 2018


29 de Abril - Dia Internacional da Dança. #Dança

       O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), uma homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre, bailarino e professor de balé. Ele ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importante da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co - fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril. A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

Grandes Bailarinos

          Por ser uma arte presente em todas as culturas, homens e mulheres de várias nacionalidades elevaram à dança a um nível de excelência. Alguns exemplos de grandes bailarinos:

Marie Taglioni (1804-1884)
Isadora Duncan (1877-1927)
Vaslav Nijinsky (1889-1950)
Fred Astaire (1899-1989)
Josephine Baker (1906-1975)
Mercedes Baptista (1921-2014)
Márcia Haydée (1937)
Ana Botafogo (1957)
Michael Jackson (1958-2009)
Julio Bocca (1967)
Joaquín Cortés (1969)

Frases para o Dia Mundial da Dança

"Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança/ Mas a paixão que vai na alma de quem dança". Augusto Branco

"Dançar é sentir, sentir é sofrer, sofrer é amar... Tu amas, sofres e sentes. Dança!" Isadora Duncan

"Eu não penso. Pensar é o maior erro que um bailarino pode cometer. Eu apenas sinto'' Michael Jackson


Atividades para o Dia Mundial da Dança//Escolas de Dança e instituições culturais costumam promover workshops, palestras e demais atividades que colocam a Dança como pauta principal dos debates artísticos. Várias companhias de Dança abrem as portas para que o público possa presenciar os ensaios e as dura rotinas de treino de um grupo profissional. Como era de se esperar, muitos espetáculos e apresentações de Dança são comuns como forma de comemoração desta data.

30 de Abril/ Dia Internacional do JAZZ

           "A história do jazz está escrita na busca pela dignidade humana, pela democracia e pelos direitos civis. Seus ritmos e sua variedade deram força à luta contra todas as formas de discriminação e racismo – essa é a mensagem que devemos levar a todo o mundo no dia de hoje." Confira a mensagem da Diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, para o Dia Internacional do Jazz: http://bit.ly/2oKfZCP
          O JAZZ é uma Língua Universal/ Faltam dois dias para o Dia Internacional do Jazz. No domingo (30/04), a UNESCO transmite ao vivo, às 22h (horário de Brasília) o concerto “All-Star Global”, que será realizado no Gran Teatro de La Habana Alicia Alonso, em Cuba. O evento conta com um grupo extraordinário de artistas de várias partes do mundo, entre eles Herbie Hancock (EUA) e Ivan Lins (Brasil). Para mais informações acesse http://bit.ly/2o42m5N. A transmissão ao vivo será feita pelo site www.unesco.org/jazzday.

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...