quinta-feira, 11 de julho de 2019

Reflexão: COMPAZ (p/ FC...)*WRA/11.



Pelas Raízes do Conhecimento...  O valoroso Processo contínuo de envolvimento sócio - artístico - cultural torna parte, e deve prosseguir, sendo parte de nossa caminhada e, portanto, um perene ensinamento de Vida para todos que comprometidos, compartilham o Serviço pela Causa Pacifista e Comunitária, por extensão.  Organizações criadas com as referidas finalidades – ao longo das recentes décadas, contam também com valores e dedicados parceiros/colaboradores – facilitadores de uma Rede de bem feitores, estes no pensar globalmente e no agir localmente. As oportunidades nos Movimentos de PAZ, mesmo gradualmente que surgem – proporcionam extraordinárias possibilidades de idéias serem colocadas em Ação, a partir de desafios, e assim, atender solicitações da Comunidade envolvida, diante de metas traçadas aos assuntos expostos: aos Ambientais, os de Direitos e Cidadania, os de Promoção e Preservação da Produção do Conhecimento Educacional, Cultural e das Artes; aos que atuam com as questões de Gênero, e Eu digo, Gênero Humano; e aos que defendem a boa governança. Deparamos com os que interessam por liderança de Governo, de Instituições Acadêmicas, Agências de Desenvolvimento, e dos Setores Corporativo, Cooperativo e da Imprensa – Em desafio permanente e coletivo – Momento do interagir a Informação e Comunicação.  E, portanto, na medida em que nos preocupamos com o Patrimônio Cultural os de caráter Material e Imaterial, as Edificações e as grandes intervenções; neste sentido, os contadores de Histórias e o vasto Conteúdo das Manifestações e suas Expressões – e seus impactos ao logo de diferentes Momentos da História de um Povo, sua Comunidade e seu Território. A partir deste envolvimento, haverá sim, o Processo Produtivo da Cultura e sua Diversidade., suas diferenças e suas Identidades.  A Humanidade é progressiva – este é seu caráter essencial. Portanto, não dá para ficar isolado. A militância pela causa cultura faz-se necessária. Assim, possibilitar o convívio  e o conseqüente Desenvolvimento Humano Sustentável e pela Cultura de Paz. *Wilson Rodrigues de Andrade Produto-Editorial do Jornal/Revista Folha Cultural

terça-feira, 9 de julho de 2019


                                  O Bem - Cultural passa pelo proporcionar o  saber (experiências), de cada um – do seu papel no Processo de proteção, promoção e preservação do Patrimônio Histórico de Indivíduos e da Coletividade – do espaço territorial; e também,  suas    Expressões e suas Manifestações e seus  Conteúdos; diante de seu Tempo na Jornada Civilizatória. A ARTE de cada Povo é o que lhe dá caráter  diferente  para com outros Povos. A Arte demostra a Civilização de um Povo e seu convívio. Um Povo desaparece, se não tem uma que seja sua Arte. Ao mesmo tempo, a História torna-se realidade através da Arte. A ARTE – Conjunto de preceitos e normas para se fazer alguma Coisa. O Bem fazer!

         Prescrições de um Ofício e/ou Profissão/ Expressão de um Ideal de beleza nas Obras Humanas... Viver para a Arte – Conjunto de Obras artísticas de uma Época: Arte Medieval/ Arte Barroca/Arte Itálica/ Arte Moderna/ Arte Contemporânea//no Teatro a Arte Dramática.  A Arte dá prazer! Talvez, finalmente, o seu papel seja este: Despertar a Consciência das outras Pessoas, através de seu profundo esforço, muitas vezes jamais reconhecido... Vamos Avante!  ( Pesquisa e produção de Texto/Wilson Rodrigues de Andrade- 2008)




                                                                                                               IDEALIZAÇÃO: Comitê pela Paz/COMPAZ


         REALIZAÇÃO: Jornal/Revista FOLHA CULTURAL - C/DEDAC
         F’ Art.- Paz/ Festival Show de Artes pela PAZ... ( Apresentação)

          O Social e o Simbólico – refere-se a dois Processos diferentes, mais cada um deles é necessário para a construção e a manutenção das Identidades. Caracteriza-se pelo Conjunto de Indivíduos, e fatos e feitos, que vive em Relacionamento para atingir Resultados, e, no propósito de inserir os Empreendedores e Pessoas dos Setores da Economia Criativa/EC, e Economia Solidária/ES, Parceiros e Organizações Afins. Proporcionar criação de condições em geração de Trabalho & Renda; e com qualidade na Remuneração gradativa através da Gestão do Conhecimento/GC, e assim Desenvolvimento Humano Sustentável para todos os envolvidos no proposito do Sistema COMPAZ (Departamentos / Núcleos / Divisões / Setores) e nos Projetos/Ação e Programas. Inovação – é uma atividade de risco: nunca se sabe o Resultado... Portanto, o risco funciona como Estímulo / Desafio com Conhecimento e Valoridade entre os envolvidos.

           Capital Humano – o produtor de riquezas, de prosperidade – e não, e tão somente um trabalhador. E, som colaborador inserido no processo de desenvolvimento da Economia Comportamental, na medida em que posamos agir com atitude altruísta, compartilhantes, colaborativa, participativa e coletiva. Deve ser do interesse de todos da Região/Alvo, Empresas e Pessoas no aproveitar da Riqueza e de Bens - Comuns, e o conseqüente Desenvolvimento Humano Sustentável em termos ambientais, econômicos, e sócio- educativo e cultural. WRA/COMPAZ-FC.
                      O FEST’ ART-PAZ – Festival Show de Artes pela PAZPrograma para Captação de Recursos Humano e de Finanças – p/ Suportes/ Apostes/ Repasses – de forma Colaborativa e de Relacionamento Participativo com proposito mobilizador – iniciativa de estreitar Intercâmbio junto a Comunidade Sócio - Artístico - Cultural na Área de atuação do COMITÊ pela PAZ /COMPAZ – no Apoiar ao Fomento do Potencial e na valorização da Produção Artesanal e Artística, e suas Manifestações, e suas Expressões, e seus Conteúdos Culturais – oportunizar os Cadastrados do C/ NaArt - Vale /NV e envolvidos no Processo da Produção Cultural das Localidades. FEST’ ART. - PAZ: Suporte para novos Recursos Financeiros. O Fest’ Art-PAZ – passa a ser necessário p/ ampliação de acesso na Produção, Promoção, Difusão, Memória e reinvestimentos no Desenvolvimento das Ações no serviço e estrutura do COMPAZ para a Região/Alvo – inclui a Publicação do Periódico formato Tabloide - Jornal/Revista FOLHA CULTURAL, uma Produção Editorial do N- PED/FC, com 4 (quatro) Edições/Ano+ Suplementos, e, assim  efetivar elenco de Programas e Projetos/Ação do Sistema COMPAZ, e / ou de Organizações Parceiras Afins.                                                           

  Fest' Art. Vale/ *F C / Festival Show de Artes pela Cultura de PAZ / COMPAZ *Folha Cultural / NaArt - Vale + Parceiros Afins. (Equipes...