sábado, 5 de outubro de 2019

      A CULTURA é o Cerne do Desenvolvimento Humano Sustentável/DHS, uma força para o Diálogo e para a Coesão e Inclusão Social. A que forma Laços em abrangências dos Comportamentos, dos Hábitos, das Crenças, das Instituições, das Manifestações, e Expressões e Conteúdos Artísticos, intelectuais. Alimenta o Patrimônio – Legados transmitidos Coletivamente; e o que pode ser Típico de uma Comunidade Regional e/ou Nacional. *WRA/15.

    



 Palacete Ribeiro de Sá / atual sede do Município  de Prefeitura de Paraíba do Sul/RJ. - Brasil.

Processo Cultural..., e seus fins.   A moderna Ideia de Cultura. Desde o seu surgimento esta inseparavelmente ligada à Ideia de Diversidade.  Ela (a Ideia Cultural) passa a reunir na mesma noção (desde o início do Século XIX), a tradição Humanista de Cultivo das realizações superiores do espírito das Artes e das Ciências, e a valorização de raiz iluminista, da Diversidade de Costumes e crença dos Povos com via para o Desenvolvimento do Ser Humano (o dar sentido ao mundo). Integrados numa totalidade – costumes coletivos e obras individuais; ao adquirir um pressuposto de coerência e influência recíproca – o possibilitar a esses Povos a condição de indivíduos coletivos, e a afirmação das identidades nacionais com um processo correspondente à maturação e aperfeiçoamento das capacidades singulares de cada indivíduo (o partilhar valores, significadores e singularização – diante de outros Conjuntos de mesma natureza – são assim, o verso e o reverso) suas dimensões inseparáveis das Expressões Artísticas e Culturais de uma Comunidade e suas Localidades, das Relações Sociais, dos Patrimônios e das Relações Politicas. E, o reconhecer: o Talento, a Criatividade, a Energia e a Consciência; deste modo, atuar para o efetivo Desenvolvimento humano a partir do Bem - Cultural de nossa Gente – do Individuo primeiro e posteriormente a Coletividade. O fazer de um Povo passa pela Defesa do Processo Sócio - Cultural e com consciência militante, e deste modo avançar sempre... (De: Wilson Rodrigues de Andrade/(C/ DEDAC / NAC- DEAC) e Produtor Cultural... Set.15)
                                                                                                                                            

  O Sistema Nacional de Cultura, o “SUS da Cultura” , sancionado por Lula, traz diretrizes para gestão e promoção de políticas no setor Dani...